Oficina mecânica com design: aumente o retorno do seu negócio
Veja no infográfico como um bom planejamento pode contribuir para os bons resultados da sua loja de reparo automotivo.
O design tem um importante papel no planejamento de um negócio. Ele oferece conhecimento especializado que ajuda a reduzir custos, aumentar a produtividade e se diferenciar dos concorrentes.
Com este infográfico, saiba como desenvolver soluções inovadoras para a sua oficina mecânica e de reparo automotivo por meio da:
- Criação de uma marca própria.
- Garantia de um ambiente limpo.
- Proteção dos funcionários.
- Organização das ferramentas.
- Adoção de práticas sustentáveis.
- Conquista e fidelização de clientes.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
A palavra inglesa "lean" pode ser traduzida como "enxuto" ou "magro" - algo que você, que se interessa por empreendedorismo e startups, precisa saber, já que o inglês é a língua dos negócios. E, no mundo empresarial, esse conceito é aplicado na identificação de fontes de desperdício em todo o processo produtivo. Pesquisador da Harvard Business School, o americano Eric Ries adaptou essa metodologia para o mundo das empresas iniciantes, tecnológicas ou não, e publicou o livro "Lean Startup", editado no Brasil com o título "Startup Enxuta". A obra ajuda a desenvolver produtos ou serviços verdadeiramente novos sempre com foco em evitar o desperdício. Como ser lean? É preciso desenvolver práticas para identificar e eliminar sistematicamente o desperdício em todas as fases do processo de produção, venda e pós-venda. É preciso atuar localmente em cada item de desperdício de tempo, custo ou recursos. "Toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes é desperdício." Eric Ries
A pandemia do coronavírus fez com que os pequenos negócios buscassem desenvolver soluções inovadoras para resolver os desafios que surgiram nesse momento de crise. As empresas investem tempo, recursos e conhecimento da equipe para desenvolver produtos diferenciados, que devem ser protegidos. A melhor forma de fazer essa proteção é por meio de patentes e registro de marcas, de forma a garantir que a sua empresa terá a exclusividade do uso da tecnologia ou da marca. Há mais de 40 anos, o Sebrae tem ajudado os pequenos negócios a se tornarem mais inovadores, por meio de capacitações, consultorias, editais de inovação, além dos programas Sebraetec, Agentes Locais de Inovação, Startup Like a Boss. Para ajudar no fortalecimento dos pequenos negócios, por meio da proteção dos seus principais ativos, o Sebrae selecionou 3 empresas de serviços de propriedade industrial (marcas e patentes) para ajudá-los. 1. Ilupi O Ilupi é uma forma inovadora de registrar e acompanhar Marcas, Patentes, Direitos Autorais e outros tipos de Propriedade Intelectual. Tudo é feito de forma online, usando sistemas que automatizam atividades de busca, leitura de informações oficiais e acompanhamento de prazos, o que propicia a redução de custos e alta qualidade. Conta com especialistas técnicos em diversas áreas do conhecimento, o que viabiliza a realizações de serviços de proteção no Brasil e exterior. Acessar site da Ilupi > 2. Mavip Mavip Registro de Marcas é única empresa do Brasil com planos com garantia para o registro de marca. Tem um programa de computador que processa o Registro de forma fácil, amigável e prática. Acessar site da Mavip > 3. IDD Consultoria & PI A IDD é um escritório boutique que presta serviço na área de marcas, patentes, software e desenho industrial. Registrar uma marca ou solicitar uma patente significa adquirir propriedade sobre a mesma e, por conseguinte, obter uma série de direitos, inclusive quanto ao seu uso exclusivo em todo o território nacional. Acessar site da IDD > Que tal conversar com empresários sobre esse assunto? Acesse o Sebrae Respostas e veja o que a comunidade de empreendedores brasileiros estão falando nesse momento! Escrito por Raquel Minas, colaboradora do Sebrae Nacional.
A pandemia do coronavírus mudou a dinâmica da economia e em meio às medidas de restrições que visam minimizar a disseminação do vírus, empresas que não estão enquadradas como produtos e serviços essenciais sofrem o impacto com a diminuição da atividade econômica. No setor de turismo, as micro e pequenas empresas representam cerca de 90% negócios do setor, que atuam nos diversos elos da cadeia, gerando milhões de empregos e renda para muitas famílias. No contexto atual tem se mostrado um dos segmentos mais impactados. Especialmente em momentos turbulentos o empreendedor precisa inovar, pensar em novos modelos de negócios e soluções que possam ajudar a encontrar novas formas para reduzir custos e aumentar o faturamento, garantindo uma maior eficiência. O Sebrae, que tem apoiado os pequenos negócios há mais de 40 anos, está promovendo uma série de iniciativas para ajudar as micro e pequenas empresas a atravessar esta crise. Com esse intuito, selecionamos 5 soluções de startups de turismo que podem ajudar a reduzir os impactos causados pela pandemia, veja: Paytour Sistema de reservas online para passeios e receptivos turísticos. Proporciona às micro e pequenas empresas ampliação dos canais de venda online, aumento de sua rede de parceiros e vendas. Gestão de reservas, vendas, canais e financeiro integrados. Acessar site da Paytour > iFriend Plataforma global que conecta viajantes a profissionais locais em 126 países em 1100 cidades. Intermedia a contratação de profissionais em diversas áreas, tais como: guias de turismo, tradutores, intérpretes, chofers, professores etc. Os serviços são contratados pelo valor da hora do profissional e pago via cartão de crédito na plataforma. Acessar site da iFriend > Smart Tour Brasil Geração e inteligência de dados. Alinhada com as orientações da OMS lançou uma ferramenta para auxiliar a mitigar contaminações do coronavírus na volta das atividades econômicas nos restaurantes, hotéis, clínicas, supermercados, etc. Questionários online são disponibilizados via QR Code fixado na entrada e dependência dos estabelecimentos, fazendo o monitoramento do estado de saúde atual de clientes em relação ao Covid-19. Nestes locais o cliente acessa o QR Code e responde, no seu smartphone, um questionário com perguntas relativas ao seu estado de saúde atual. Caso o resultado de seu teste não aponte nenhum fator de risco (pontuação 0 a 1) apenas receberá instruções de procedimentos padrão (manter distância de outras pessoas, lavar as mãos, etc), caso aponte um score superior a 02 o usuário receberá um sinal de alerta e orientação para buscar um posto de saúde mais próximo ( a própria ferramenta aciona a geolocalização do usuário e mostra qual é a USB mais próxima naquele momento). O cliente e o estabelecimento receberão uma cópia do formulário preenchido por e-mail formando um banco de dados e poderá entrar em contato com clientes que estavam presentes no estabelecimento no dia e horário caso algum destes usuários testar positivo para covid-19, transmitindo segurança e conforto aos clientes e auxiliando a vigilância sanitária quando solicitado. Acessar site da Smart Tour Brasil > Diaspora.Black Marketplace de turismo e cultura negra, baseado na venda comissionada dos serviços de experiências e hospedagens, tanto para clientes individuais ou para empresas. Também atua com a venda de consultorias e treinamentos B2B. Acessar site da Diaspora.Black > EZ Travel Ajuda empresas de turismo, entretenimento e lazer a aceitar reservas online, cuidando de todo o processo de pagamento, confirmação e gestão das reservas. Com uma solução na nuvem, os prestadores desse tipo de serviço podem gerenciar online suas reservas reduzindo trabalho manual. Acessar site da EZ Travel >
A pandemia do novo Coronavírus fez com que os pequenos negócios buscassem soluções inovadoras para resolver os desafios que surgiram nesse momento de crise. Em especial, a rotina do aprendizado presencial mudou radicalmente, e pequenos negócios educacionais estão se reinventando e migrando para o mundo digital. A intenção é a de continuar promovendo ou até de ampliar a qualidade da aprendizagem em todos os sentidos. A atitude inovadora de aprender a distância é um desafio e, em momentos de crise, sabemos que usar de mecanismos tecnológicos e conteúdos atrativos de aprendizagem coletiva e com geração de impacto social, faz um diferencial e tanto! O Sebrae, que tem apoiado os pequenos negócios há mais de 40 anos, está promovendo uma série de iniciativas para ajudar as micro e pequenas empresas a atravessar essa crise. Com esse intuito, selecionamos 6 soluções de startups de Ensino a Distância (EAD) que podem ajudar a reduzir os impactos causados pela pandemia.
Todo empresário sabe que cada passo de um negócio precisa ser cuidadosamente planejado. Da ideia até a comercialização, existem várias etapas que podem contribuir para o sucesso da empresa. Para aproveitar as oportunidades do mercado, deve-se criar soluções exclusivas, com a personalidade do negócio e, acima de tudo, inovadoras!
O Instagram é a rede social de maior engajamento de marcas na internet, e saber utilizar bem o que essa plataforma oferece é essencial para os pequenos negócios prosperarem, principalmente em períodos de crise como os que estamos vivendo. Pensando nisso, o Sebrae Tocantins disponibilizou um e-book de leitura fácil e rápida, que dá dicas preciosas de como se utilizar das funcionalidades do Instagram para potencializar seus negócios. Leia o E-book “Insira sua empresa no mundo digital! Instagram” (em PDF) > Foto de NeONBRAND no Unsplash.
No contexto da transformação digital, uma série de ferramentas vem sendo criada para facilitar o nosso dia a dia. Para ajudar o micro e pequeno empreendedor, separamos alguns aplicativos grátis que podem ser úteis para acelerar e otimizar o seu fluxo de trabalho. Conheça abaixo quatro aplicativos grátis para ajudar o MEI. 1) Trello Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil organizar nossas demandas e lembrar todas as tarefas que ainda faltam ser realizadas. Criado para ajudar os usuários a automatizar as rotinas de trabalho, o Trello é um dos excelentes aplicativos grátis para gerenciar tarefas. A plataforma é bastante utilizada nas empresas de todos os portes para coordenar os procedimentos diários, estabelecer objetivos para a companhia e até mesmo distribuir as atividades entre colaboradores e fornecedores. O aplicativo é bastante dinâmico e funcional, permitindo diversas personalizações de acordo com a necessidade do usuário. É possível acessá-lo pelo computador ou através do aplicativo próprio para smartphones (Android e iOS). Com o Trello você pode: organizar atividades do trabalho; planejar sua viagem de negócios; guardar documentos importantes; delegar tarefas para outras pessoas. O Trello também pode ser muito útil para coordenar trabalhos em equipe. Os “Quadros” podem ser compartilhados com qualquer pessoa que tenha um cadastro, sendo possível atribuir a responsabilidade de uma tarefa a ela. Um exemplo é a possibilidade de determinar as funções de cada membro da equipe de trabalho ao marcá-lo em um “Cartão” diferente, de modo que todas as pessoas daquele “Quadro” fiquem cientes do que cada um está fazendo no momento – é um ótimo jeito de monitorar o trabalho que todos estão realizando. 2) Google Drive O Google Drive pode ser uma mão na roda quando o assunto é armazenamento de dados e arquivos. O programa serve para guardar documentos de forma virtual, sem precisar de um dispositivo físico (como pendrive ou HD externo) para acessar seus documentos em outros aparelhos. O serviço utiliza a tecnologia de cloud storage (armazenamento na nuvem) para guardar os dados do usuário. Com isso o risco de perder arquivos importantes é reduzido, pois, caso seu computador ou dispositivo de armazenamento externo estrague, suas informações estarão seguras nos servidores do Google Drive. Você pode criar arquivos de texto, planilhas e apresentações de slides pelo próprio smartphone, usando os aplicativos grátis que serão automaticamente sincronizados com a sua conta Google. É claro que ele não poderia ficar de fora da nossa lista de aplicativos grátis que ajudam o MEI a otimizar o tempo e ser mais produtivo. 3) Qipu Sabemos que, além do gerenciamento das tarefas diárias, o MEI também pode ter algumas dificuldade para controlar as finanças pessoais e da empresa. O aplicativo Qipu para smartphones unifica o faturamento e as despesas do MEI, facilitando o controle financeiro de uma forma mais objetiva e organizada. O aplicativo ainda permite escanear e guardar os comprovantes das despesas do microempreendedor, gerar guias de DAS e emitir notas fiscais eletrônicas de serviço, deixando sua empresa regularizada na Receita Federal e garantindo os benefícios previdenciários. Esses são somente alguns exemplos dos recursos gratuitos. O Qipu ainda oferece uma série de serviços pagos de assessoria contábil. 4) LinkedIn O LinkedIn alcançou um marco ao lançar uma rede social exclusiva para o uso profissional. Hoje conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. A plataforma impactou bastante a busca e o recrutamento de funcionários, aumentando a rapidez e a assertividade nos contatos profissionais, se tornando uma das melhores e mais amplas ferramentas para networking. Entre as vantagens do LinkedIn está a de encontrar informação sobre profissionais para buscar potenciais parcerias, fornecedores e até mesmo clientes. Também ajuda a conhecer novas referências do mercado e tendências para mapear o cenário e encontrar as soluções para os desafios que você está enfrentando na sua empresa. Já conhece a ferramenta Sebrae Canvas? Com ela, você desenvolve suas ideias de negócio ou até mesmo repensa um modelo de negócio já existente. Acesse agora e aproveite! Ter ideias criativas e inovar na prática é um desafio constante, mas que vale a pena para transformar sua empresa e alavancar sua marca. Saiba como aqui. Conheça o Planeja Fácil. Ele te ajuda a descobrir que atitudes tomar para fazer o seu negócio avançar.
Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores. O aumento significativo de resíduos, nos seus diferentes estados (sólidos, líquidos e gasosos) e os indesejáveis efeitos no meio ambiente têm elevado o custo de tratamento desses elementos. O descarte incorreto do lixo urbano também gera graves efeitos nocivos ao planeta. Assim, reduzir, reutilizar e reciclar são condições essenciais para garantir processos mais econômicos e ambientalmente sustentáveis, nas cidades e no campo. A base do conceito de sustentabilidade do mundo moderno é transformar resíduos e dejetos em coprodutos – produzindo mais com menos e com menor impacto ambiental. Isso significa produzir de forma mais eficiente, com a utilização racional das matérias-primas, água e energia. O mesmo conceito pode ser aplicado na produção agropecuária e agroextrativista, na medida em que esses processos produtivos devem ser gerenciados com maior eficiência, aliando racionalidade econômica a soluções locais e tecnologias adequadas para o manejo dos recursos ambientais. Diminuir custos e impactos ambientais Para muitas propriedades rurais, transformar os resíduos em energia elétrica e calor é uma solução necessária para o suporte delas, assim como para o desenvolvimento de novas atividades produtivas. Sustentabilidade significa diminuir custos no processo de produção, minimizar os impactos ambientais e agregar valor à produção ou, ainda, dar condições de desenvolvimento para as pequenas comunidades rurais mais isoladas. Tecnologias para pequenos As tecnologias mais acessíveis para transformar os resíduos e dejetos em energia são: gaseificação: a quente (gaseificadores) e anaeróbica (biodigestores); compactação de resíduos (produção de briquetes). Os produtos energéticos derivados desses processos – gás, biogás e briquetes – substituem os combustíveis de origem fóssil com vantagens econômicas (menor preço de insumos), apresentam baixa emissão de gases de efeito estufa, reduzem os impactos ambientais em solo e água e podem suprir as necessidades de energia de uma pequena propriedade rural. Saiba mais sobre resíduos: EcoD Portal das Energias Renováveis
O design thinking ajuda na imersão e na criação de projetos mais coesos e de melhor qualidade. Veja no infográfico a seguir o que é e como aplicar este método ao universo empresarial. Fontes http://finance.yahoo.com/echarts?s=AAPL+Interactive http://designthinkingbook.co.uk http://www.ssireview.org/articles/entry/design_thinking_for_social_innovation Faça o curso online e gratuito "Design na empresa"
A prestação de serviços lida diretamente com preferências, sensações e experiências – positivas ou negativas. Portanto, os gestores e proprietários de meios de hospedagem precisam sempre estar atentos ao mercado e aos feedbacks dos clientes. Com a ajuda de um designer e por meio de estudos personalizados, pode-se alcançar a excelência oferecendo um atendimento primoroso e conforto. Para conquistar relevância e respeitabilidade deve-se cultivar uma boa imagem, criar uma marca memorável e valorizar a cultura local, gerando assim uma interação agradável com os hóspedes. Para te ajudar nessa missão, criamos um infográfico com alguns pontos-chave a serem trabalhados sob a ótica do design para aperfeiçoar os meios de hospedagem, aumentando a competitividade do negócio.
Quer começar ou aumentar as vendas pela internet? Você, que é dono de um pequeno negócio, como padaria, confeitaria, restaurante, minimercado, pet shop, loja de roupa, clínica de fisioterapia etc., e não vende online ou já vende, mas não sabe como acelerar suas vendas pela internet, está convidado para participar do Up Digital Sebrae! Seja visto na internet e acelere seu negócio. Por que participar do Up Digital Sebrae? O que é o Up Digital Sebrae? O Up Digital Sebrae é uma jornada online ágil, de dez dias, com três encontros virtuais. São grupos fechados de até dez empresários em um ambiente de compartilhamento de práticas, acompanhados por especialistas. Participe. Impulsione o seu negócio no mundo digital!
O Sebrae fechou uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem como objetivo fomentar a competitividade e o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios agrícolas. O projeto intitulado “Produtos Agroalimentares Diferenciados” ou PADs, vai dar maior visibilidade e incentivar o consumo de alimentos não convencionais, como orgânicos e agroecológicos (frutas, verduras e hortaliças). A parceria promove, sob a perspectiva territorial, a inteligência empresarial, a aproximação, a ampliação de mercados, a conexão entre produção, o processamento, distribuição e consumo de produtos agroalimentares diferenciados. Busca o desenvolvimento de mapa de oportunidades para inclusão socioprodutiva e valorização desses produtos diferenciados. Acesse o site notícias do programa: Notícias sobre PADs e a parceria Veja mais: Amenize problemas na produção de hortaliças durante a Covid-19 Segurança dos alimentos: sete cuidados especiais Dicas para minimizar as perdas de alimentos