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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Passo a passo do plano de negócio ideal

O plano de negócio é a ferramenta que te ajuda a fazer as perguntas certas para o seu futuro negócio. Veja aqui dicas importantes para você que vai empreender.

· 06/12/2022 · Atualizado em 15/12/2022
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Recentes levantamentos feitos pelo Sebrae e pelo próprio governo federal apontam que o empreendedorismo no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos. A crise econômica levou à escassez dos postos de trabalho, e o brasileiro percebeu que precisava empreender. O país registrou um recorde no número de novas empresas abertas em 2020 com aproximadamente 20 milhões de negócios, representando um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é realizada em 50 países e traz o panorama mundial do empreendedorismo. No Brasil, esta pesquisa é realizada em parceria pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQC) e revelou que três em cada dez brasileiros possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. A taxa de empreendedorismo saltou de 23% para 34,5% em 2022. Deste total, metade corresponde a empreendedores novos, com menos de três anos e meio de atividade. A outra metade dos empresários estão estabelecidos há mais tempo.

Apesar da necessidade, empreender faz parte dos planos de crescimento de muitos brasileiros. Essa tendência, reforçada pela reconfiguração dos modelos de trabalho, vem gerando um cenário positivo para quem quer começar seu negócio e investir numa ideia que proporcione sua própria renda. A propósito, a pesquisa também revelou que 71% dos novos empreendimentos são motivados por uma oportunidade de negócio e não por necessidade.

Tivemos um aumento significativo do número de empreendedores brasileiros nos mais diversos segmentos e atividades econômicas. No entanto, o varejo é o setor que se destaca quando falamos em empreender. Por sua aparente facilidade, é o setor que mais portas abre, mas também o que mais portas fecha. Isso se deve à falta de planejamento antes de iniciar o empreendimento.

Então, se você está pensando em ter seu próprio negócio, comece investindo seu tempo no planejamento. Ele fará com que você reflita sobre as questões mais importantes sobre o negócio e te poupará muito dinheiro. Afinal de contas, quando fazemos o exercício no papel, podemos facilmente corrigir sem custos. Já, na vida real, isto nos custará tempo e dinheiro.

Separamos aqui as primeiras perguntas essenciais para você buscar as respostas para o seu planejamento.

O que é o negócio

A primeira pergunta que você precisa refletir é “o que é o meu negócio”. Quando você entende o porquê do seu negócio, você encontrará um caminho para ele no mercado. Muitas pessoas começam pensando um negócio a partir dos produtos que vão oferecer, mas o caminho precisa ser o contrário. Precisamos mapear quais são as dores dos nossos clientes potenciais e aí sim identificar quais serão os produtos e serviços daquele mercado que queremos trabalhar.

Quais os principais produtos ou serviços

Pensar com quais produtos ou serviços a empresa irá trabalhar é fundamental. O custo de um mix de produtos bem estruturado pode ser a diferença entre o fracasso ou o sucesso do negócio. Pensar produtos de forma estratégica é essencial avaliar a variedade e o sortimento, para que você consiga oferecer de tudo sem aprofundar demais a sua linha de produtos.

Você precisa entender o que é essencial para o seu cliente sem onerar demais o seu estoque. Pense também em agregar serviços aos seus produtos. Quanto mais serviços você consegue agregar ao seu produto, mais você consegue diferenciar-se no mercado. Afinal, o produto é um item facilmente copiável, já o serviço que você presta pode ser personalizado. E, como dizem por aí, o serviço é o novo desconto! Quanto mais serviço você oferece, mais personalizado e destacado no mercado. 

Qual o público

Qual é o seu público? Entender quem o seu negócio atende é fundamental. Entretanto, é necessário você também perceber que, muitas vezes, o seu público final não é quem compra o seu produto. Isso acontece, por exemplo, no mercado infantil. O público final é um, mas quem compra o produto é outro. Então, a clareza sobre o seu público fará com que você consiga direcionar melhor a sua estratégia de comercialização. 

Localização

A localização também é um ponto muito importante. Dependendo do negócio, é necessário estar próximo ao fluxo de pessoas ou ter uma área maior e distante do fluxo central. Caso o seu produto tenha uma outra estratégia de comercialização, então, na hora de escolher o seu ponto de venda, pense que tipo de público você precisa que circule por ali. Ou, talvez, que seja possível trabalhar outros canais de comercialização que permitam ter um ponto um pouco mais distante e mais barato.

Avalie o que é fundamental para o seu negócio, pois depois de você assinar o contrato de aluguel, fica mais difícil reverter a situação. Fique atento, principalmente, se você irá desenvolver atividades específicas neste local. Conforme a especificidade do negócio, é necessário verificar o plano diretor da sua cidade para verificar a região permitida para aquele determinado empreendimento. Por exemplo, o ramo de restaurantes e atividades que envolvam a manipulação de alimentos, ou atividades em que você produzirá resíduos, não são permitidas em certos locais. Portanto, verifique a legislação municipal relacionada à sua atividade.

Capital a ser investido

O capital a ser investido também precisa ser considerado. Faça as contas antes de tirar o seu negócio do papel. Muitas vezes, o redimensionamento do formato do negócio pode permitir que você inicie a atividade com um valor menor. Se você planejou iniciar com um ponto  de venda físico difícil, por exemplo, o formato on-line, muitas vezes, pode favorecer este começo do empreendimento com um custo menor. Afinal de contas, o ponto de venda e a equipe são os principais custos de um negócio. Por isso, às vezes, reavaliar a forma de iniciar permite que você comece a empreender com um pouco mais de facilidade e flexibilidade.

Faturamento mensal, previsão do lucro esperado

Ter noção do faturamento mensal também é importante. Isto norteará os custos que a sua empresa conseguirá arcar. Quando sabemos a nossa média de faturamento, podemos ajustar o valor das compras, a equipe que pode fazer parte do nosso negócio ou, então, as ações necessárias para conseguir alcançar este faturamento. Lembre-se, entretanto, que, nos estágios iniciais do negócio, o faturamento pretendido pode não ser alcançado, pois você ainda estará entrando no mercado. É natural um tempo para tornar-se conhecido. Por isso, além de ter uma expectativa a respeito do faturamento, é necessário que você saiba quanto de capital você precisa para sustentar o seu negócio nos estágios iniciais. 

Período para retorno do investimento

O período para o retorno do investimento é importante. Você precisa conhecer e saber em quanto tempo você irá obter o retorno do seu investimento. Existem ações de curto, médio e longo prazo. E você precisa saber de que forma o mercado onde você vai empreender funciona. Isso fará com que você tenha noção de quanto tempo poderá contar com o dinheiro que o seu negócio irá produzir. 

Tenha em mente que, se você vai empreender em uma loja com ponto de venda físico, o tempo médio para desenvolver este ponto e começar a ter retorno do seu investimento leva entre um ano e um ano e meio.

Nas empresas que as pessoas estão empreendendo por necessidade, ter conhecimento do prazo de retorno do investimento faz total diferença. Muitas vezes, a revisão do formato do negócio fará com que você consiga prazos mais rápidos de retorno.

Estas são as primeiras dicas para você pensar na hora de empreender. Nada melhor do que ter um plano onde você possa registrar todas as ações necessárias para empreender o seu negócio. Lembre-se: quanto mais você perguntar a respeito do setor e da atividade que você pretende desenvolver, mais respostas você terá no sentido de direcionar para as ações corretas. Então, faça do planejamento a sua ferramenta inicial de apoio no exercício de empreender! 

Você pode saber mais neste post super legal do Sebrae Rio Grande do Sul! Acesse o link e confira!

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