this is an h1

this is an h2

Mon Mar 14 16:47:06 BRT 2022
Planejamento | SUSTENTABILIDADE
Pecuarista: veja como garantir a biossegurança na produção de leite

Cuidados redobrados na pecuária de leite agregam qualidade e valor aos produtos, além de ajudarem a garantir ao empreendedor conquistar novos mercados.

· 23/02/2022 · Atualizado em 14/03/2022
Imagem de destaque do artigo

Temas como a segurança alimentar e os produtos orgânicos são cada vez mais conhecidos entre os brasileiros. O consumidor consciente se torna mais exigente com as questões ligadas à saúde e à preservação ambiental.

Um dos mercados que deve se profissionalizar cada vez mais nesse contexto é a pecuária, no qual a biosseguridade – conjunto de práticas para garantir o bem-estar e minimizar riscos de enfermidades em populações animais – contribui para a biossegurança – conjunto de procedimentos relacionados à manutenção da saúde humana e do meio ambiente.

O leite é um dos principais alimentos presentes nas mesas das famílias. O Brasil é um dos cinco maiores produtores do mundo. Nossas exportações, porém, representam menos de 1% da produção nacional. Esse desempenho segue a tendência de o leite ser uma commodity priorizada para o abastecimento dos mercados internos.

Dados da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) confirmam a predisposição. De todo o leite produzido no mundo, no máximo 6% é comercializado entre países. Mas isso não significa redução da possibilidade de negócios, muito pelo contrário. O potencial interno é grande e mostra que há muito espaço a ser explorado. Enquanto, por exemplo, nos Estados Unidos consome-se 6,1 milhões de toneladas de queijo, no Brasil o número chega a no máximo 1,2 milhão de toneladas. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq). Que tal iniciar a exploração desse mercado com o pé direito e com conhecimento de toda a biosseguridade?

Aprenda com o sebrae a montar uma fábrica de queijo artesanal, tipo coalho e manteiga

Além de água, o leite é um produto orgânico composto por lactose, vitaminas hidrossolúveis, proteínas, sais, gordura, entre outras substâncias. Existem tecnologias para manejá-lo conforme o teor de gordura, enriquecimento e restrições especiais (para pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína beta-caseína tipos A1A2 e A2A2, por exemplo).

Atualmente utilizam-se diversos conhecimentos e tecnologias inovadoras para a produção e a comercialização, as quais se traduzem em ganhos para toda a sociedade.

Qual a relação entre pecuária de leite e biosseguridade?

Oferecer leite e laticínios de excelência e alto padrão requer medidas sanitárias rígidas para assegurar a biossegurança durante a produção, a fim de garantir a qualidade dos produtos derivados. Isso se aplica também ao médio e pequeno produtor brasileiro, que segue normas sanitárias semelhantes e pouco flexibilizadas em relação aos grandes produtores.

Além de caminhar em sintonia com a legislação vigente, o produtor que apostar na biosseguridade e biossegurança ganhará, então, maior diferencial competitivo, seja para fornecer leite às indústrias, seja para fabricar seus próprios produtos.

Aprenda a produzir leite de qualidade em conformidade com as ins 76 e 77 do mapa  

A biosseguridade está ligada ao ESG (da sigla em inglês para ambiental, social e governança), um dos mais modernos conceitos quando o assunto é sustentabilidade. E isso tem tudo a ver com o perfil das startups e dos empreendimentos ágeis, que entregam produtos e serviços de alta qualidade e de forma rápida. A biosseguridade na pecuária envolve não descuidar do meio ambiente e usar recursos naturais de forma responsável e produtiva para gerar negócios e combater a fome e a destruição.

O sebrae pode me ajudar a ingressar ou aprimorar minha atuação nos negócios ligados ao leite?

É claro que sim! Por exemplo, no Mato Grosso do Sul, o Projeto Apoio à Pecuária Leiteira, do Sebrae, visa à promoção de ações e estratégias para atendimento das demandas de arranjo e identificação do processo produtivo da cadeia do leite.

As atividades miram a consolidação e a sustentabilidade das propriedades leiteiras, em conformidade com os seguintes propósitos estratégicos:

  • Tecnologia – Qualidade e produtividade;
  • Gerenciamento – Gerenciamento e controle;
  • Associativismo – Rede de colaboração e cooperação;
  • Mercado – Diferencial competitivo;
  • Atendimento das unidades móveis – Vaca Móvel (higiene, manejo e qualidade do leite), Rufião (reprodução, hormônio, genética e produção) e Agromóvel (pastagens, alimentação e piqueteamento).

Teste: estou trabalhando de forma biossegura na produção de leite?

Se você já tem uma propriedade e atua na pecuária de leite, pense na realidade que envolve a produção e compare com as perguntas a seguir.

  • Tenho verificado quais são as medidas de biosseguridade do local?
  • Tenho evitado visitas às unidades de produção?
  • Entendo que todo visitante pode ser um agente de introdução de patógenos?
  • Mantenho uma cerca de isolamento que impede o acesso de animais ou pessoas não autorizadas às instalações?
  • Tenho realizado o vazio sanitário e as demais medidas de biosseguridade necessárias?
  • Tenho realizado o controle de pragas, principalmente moscas e carrapatos?

 Saiba mais

A Embrapa Gado de Leite é referência mundial em pesquisas para pecuária leiteira de clima tropical. O centro de pesquisas, criado em 1974 em Coronel Pacheco (MG), é uma das 42 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Mapa.

Ela apresenta diversas soluções tecnológicas tanto para melhoramento animal quanto de forrageiras.

A I Conferência da Rota do Leite é um evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para promover a troca de experiências e perspectivas entre diferentes polos de produção leiteira. Assista ao vídeo de um dos debates do evento, no dia em que se tratou do tema integração vertical.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora