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Fri Nov 13 11:08:05 GMT-03:00 2015
Mercado e Vendas
Perguntas para ajudar a incrementar o salão e explorar oportunidades
As tendências no setor de beleza não se referem só à estética, mas também às formas de gerir o negócio. Veja algumas novas possibilidades de atendimento.
  • Horário de atendimento
  • Pagamento e parcerias
  • Internet e qualificação

Horário de atendimento

Os pequenos negócios de beleza precisam estar continuamente atentos às tendências. Isso implica não só acompanhar as novidades do mundo da moda e da televisão mas também explorar possibilidades de novas parcerias, formatos de serviços e perfil de profissionais.

Uma oportunidade está na flexibilização do horário de atendimento. Que tal atender fora do horário padrão?

Existem consumidores que buscam serviços de beleza antes de entrar no trabalho ou mesmo bem após o final do expediente.

Muitos pequenos negócios têm encontrado novos nichos de oportunidade através da criação de novos horários de atendimento em dias específicos, como manicures às 7h e às 8h nas quintas, sextas e sábados ou barbeiros às 20h, 21h e 22h aos sábados.

Além de ampliar o giro do negócio, essa iniciativa potencializa o atendimento de clientes que estão em trânsito de um bairro para o outro.

Pagamento e parcerias

E como são as formas de pagamento?

Dispor de diversas maneiras de receber pelo serviço ou produto é uma boa estratégia para quem quer manter clientes felizes e satisfeitos. Isso significa que os pequenos negócios devem aceitar as várias bandeiras de cartão de crédito e débito e até pagamentos feitos pelo celular.

Para estimular o consumidor a pagar em dinheiro, é possível investir em promoções e preços diferenciados. Outra estratégia é a criação de combos em que o cliente paga de uma só vez e com desconto o serviço que será executado durante todo o mês, por exemplo, manicure ou escova.

Você já pensou em fazer parcerias com outros empreendimentos para incrementar o público do salão?

Hotéis, pousadas, lojas e escritórios são excelentes parceiros que podem oferecer os serviços de beleza como um agregado para seus clientes ou colaboradores.

É possível também criar ações conjuntas, como descontos ou serviços ampliados, para os consumidores de ambos os espaços.

Um exemplo são as sapatarias que, no verão, oferecem o embelezamento dos pés para clientes que adquirem mais de um par de sandálias.

Internet e qualificação

O seu empreendimento está na internet?

Muitos empreendedores respondem essa pergunta dizendo: “manter um site ou um programa de atendimento online é muito caro.” Ter presença no mundo online é muito importante para garantir novos clientes e apresentar serviços, preços e promoções.

Atualmente, estão disponíveis ferramentas que auxiliam gratuitamente na criação do site, do blog ou da página na mídia social. Esse tipo de estratégia, além de ajudar na divulgação do estabelecimento, é importante para mostrar com o salão é inovador e segue as tendências do mercado. Ficar online, com certeza, aumenta o lucro do negócio.

A sua equipe é composta por profissionais diferenciados?

Manter uma equipe continuamente capacitada é fundamental para os pequenos negócios que querem ampliar o giro e o lucro. Porém, no atual mercado competitivo, o conhecimento de um profissional não pode estar unicamente direcionado para as técnicas e as tendências lançadas pelo mercado.

É necessário ter uma visão ampla, conhecimentos de marketing, habilidades interpessoais, saber gerir e até falar outros idiomas.

Quanto mais amplos forem os conhecimentos do profissional de beleza, mais ele poderá agregar para o negócio em que está inserido.

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