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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Perguntas para ajudar a incrementar o salão e explorar oportunidades

Confira algumas tendências no segmento de beleza que podem impulsionar o seu negócio.

· 15/10/2014 · Atualizado em 08/08/2022
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Os pequenos negócios de beleza precisam estar continuamente atualizados quanto a novas possibilidades de atender e oferecer seus produtos e serviços. Veja algumas ideias a seguir!

Horário de atendimento flexível

Que tal atender fora do horário padrão?

Uma oportunidade de melhor atender os clientes de um salão de beleza está na flexibilização do horário de atendimento. Existem muitos consumidores que buscam serviços de beleza antes de entrar no trabalho ou mesmo após o final do expediente. Até o domingo se tornou um dia de bastante movimento nesses estabelecimentos.

Assim, muitos pequenos negócios têm encontrado novas oportunidades de atender mais pessoas e agradar seus clientes através da criação de novos horários de atendimento em alguns dias e horários específicos: muitos disponibilizam serviços às 7h e às 8h da manhã, nas quintas, sextas e sábados. No caso dos salões masculinos e das barbearias, os clientes podem ser atendidos aos domingos de manhã ou até às 22h nos outros dias.

Essa flexibilidade tem aumentado o fluxo de clientes nesses estabelecimentos, mas, para oferecê-la, o salão deve se adaptar às leis e normas vigentes, pensando na equipe que irá trabalhar nesses horários e se programando para isso.

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Flexibilidade de meios de pagamento

Pagamento e pacotes

Quais formas de pagamento você oferece a seus clientes?

Disponibilizar diversas maneiras de receber pelos serviços ou produtos de beleza é uma boa estratégia para quem quer manter clientes felizes e satisfeitos. Isso significa que os pequenos negócios devem aceitar diferentes tipos de pagamentos, como diferentes cartões de crédito e débito, PIX, transferências bancárias e até mesmo pagamentos realizados pela internet e celular. 

A facilidade de recebimento deve estar alinhada com a estratégia e a gestão do salão de beleza, principalmente no que diz respeito aos pagamentos à vista e parcelado. Muitos estabelecimentos oferecem a possibilidade de parcelamento e depois usam o famoso “adiantamento do cartão”, se esquecendo de que isso implica o pagamento de taxas adicionais e menor rentabilidade, especialmente com os juros altos de hoje.

Para estimular o consumidor a pagar à vista ou em dinheiro, é possível investir em promoções e preços diferenciados. Assim, além de tornar essa opção atrativa para o cliente, você estará focando a sua rentabilidade.

Outra estratégia é a criação de combos ou pacotes, onde o cliente tem desconto ao pagar de uma só vez por um serviço que será executado durante todo o mês, como manicure ou escova. Com isso, você pode fidelizar o cliente e garantir a entrada antecipada de receitas.

Parcerias

Pensa em parcerias para trazer novos clientes?

Pense nas parcerias que podem ser feitas para trazer novos clientes para o salão, como hotéis, pousadas, lojas e escritórios, que podem oferecer serviços de beleza a seus clientes ou colaboradores. 

É possível também criar ações conjuntas, como descontos ou serviços ampliados, para os consumidores de ambos os espaços.

Um exemplo são as sapatarias que, no verão, oferecem o embelezamento dos pés para clientes que adquirem mais de um par de sandálias. Essa estratégia traz bons resultados tanto para o salão quanto para a loja de calçados.

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Mídias sociais e marketing digital

Está na internet ou nas redes sociais?

Ter presença no mundo on-line é muito importante para garantir novos clientes e apresentar serviços, preços e promoções. Na era do marketing digital, a presença nas mídias sociais como Instagram, Facebook ou outras tem que ser considerada.

Esse tipo de estratégia, além de ajudar na divulgação do estabelecimento, é importante para mostrar como o salão é inovador e segue as tendências do mercado. Ficar on-line, com certeza, aumenta o lucro do negócio.


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