Pular para o conteúdo principal
Fri Sep 13 13:59:27 BRT 2019
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA

Ponto de equilíbrio: ferramenta para manter seu negócio seguro

Conheça essa importante ferramenta de gestão financeira para identificar o volume mínimo de faturamento e não gerar prejuízos.

· 01/01/2014 · Atualizado em 13/09/2019

Você sabe como ter certeza de que o seu negócio está equilibrado? E o que significa esse equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.

O ponto de equilíbrio é uma importante ferramenta de gestão financeira para identificar o volume mínimo de faturamento para não gerar prejuízos.

Em outras palavras, o ponto de equilíbrio é uma importante ferramenta de gestão financeira para identificar o volume mínimo de faturamento para não gerar prejuízos. Já que ele tem esse papel tão importante para qualquer negócio, que tal a gente aprender a encontrá-lo?

Como encontrar o ponto de equilíbrio?

Geralmente, o ponto de equilíbrio é calculado sob a forma de percentual da receita projetada. 

A lógica do ponto de equilíbrio mostra que, quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado é o negócio. E quanto menor for o ponto de equilíbrio, mais a empresa possui os seus custos relacionados à operação (custos variáveis) do que à manutenção (custos fixos) - ficando mais competitiva e com melhor rentabilidade frente aos seus pares.

 

Então, está preparado para fazer este cálculo? Se você achar necessário, pode procurar orientação de um especialista em nossos Canais de Atendimento.

 

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora