this is an h1

this is an h2

Mon Feb 21 15:50:56 BRT 2022
Finanças | INVESTIMENTO
O que é Prazo de Retorno do Investimento (PRI)

O PRI é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu

· 01/01/2014 · Atualizado em 21/02/2022
Imagem de destaque do artigo

Cálculo do ROI

Antes de iniciar o cálculo do prazo de retorno do investimento, faz-se necessário que se entenda como proceder ao calcular o retorno sobre investimento. Para tanto, deve-se verificar qual a necessidade de investimento no negócio ou na ação comercial que se pretende realizar.

Assim, quando o empresário quer fazer uma análise de quanto poderá ganhar, terá essa resposta calculando o ROI (Retorno sobre investimento). O cálculo do ROI pode ser assim resumido: o valor arrecadado em uma ação menos o valor investido, dividido pelo valor investido multiplicado por 100%. Complicado? Vamos descomplicar então:

Exemplo:


Valor Arrecadado pelo negócio no último ano: $ 100 mil

Investimento efetuado no mesmo período: $ 50 mil

Cálculo do ROI: 100.000-50.000/50.000 x 100 = 100% de lucro

Observação: importante considerar o recorte de tempo, ou seja, qual o período que será avaliado.


Quanto ao prazo de retorno do investimento, esse consiste no tempo que o empresário levará para ganhar, no mínimo, o valor investido. Em resumo: o PRI mostra quanto tempo irá demorar para que um investimento “se pague”.

Como calcular o prazo de retorno do investimento?

O cálculo é realizado por meio da divisão do investimento total a ser realizado pelo valor que se espera ganhar por cada período. Preferencialmente, deve-se escolher o prazo de seis meses para que se tenha uma visão geral da situação do negócio:

PRI: INVESTIMENTO TOTAL/LUCRO LÍQUIDO POR PERÍODO

Exemplo prático:

A empresa Beta fabrica roupas e deseja investir $ 50 milhões para desenvolvimento de novos produtos. A direção da empresa tem a expectativa de que o novo projeto agregue o montante anual de $ 20 milhões. Logo, o cálculo do prazo de retorno do investimento será assim realizado:

PRI (prazo de retorno do investimento) – variável a ser calculada

Investimento inicial = $50 m

Lucro por período: $ 20 m

  • Logo:50.000.000,00 = 2,5 anos
  • 20.000.000,00


O exemplo acima mostra que os investidores terão de aguardar no mínimo 2,5 anos para que possam recuperar o investimento que fizeram, levando em consideração a projeção de lucro anual. Portanto, caso não possam aguardar esse prazo para recuperação do investimento, a melhor decisão é não investir.

Importante: Limitações do cálculo do prazo de retorno do investimento

  • Impossibilidade de se definir com exatidão o tempo ideal para um negócio dar retorno;
  • O valor estimado de lucro por período é apenas uma projeção que utiliza métricas que podem não dar resultado fidedigno;
  • Não são levados em conta os valores após o retorno do investimento inicial, impossibilitando que se conheça a capacidade de lucro posterior.

Com base nas limitações acima listadas, infere-se que, embora o prazo de retorno do investimento precise fazer parte da sua rotina de negócios, não pode ser o único indicador utilizado para garantir uma gestão financeira eficiente.

Importante destacar que a utilização estratégica do prazo de retorno do investimento e dos demais indicadores de gestão financeira deve ser circunscrita aos investimentos menores, realizados em empresas de pequeno porte.

Além disso, deve-se analisar também os fatores externos à empresa porque impactam o resultado real do prazo sobre retorno do investimento, tais como:

  • Situação de crises na economia;
  • Desvalorização cambial da moeda nacional frente ao dólar;
  • Reconhecimento da marca;
  • Campanhas publicitárias; e
  • Outros fatores.

Para saber mais, matricule-se em um dos nossos cursos online sobre finanças.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora