Mon Nov 27 16:25:24 GMT-03:00 2017
Organização | PRODUÇÃO

Prepare-se para a Indústria 4.0

O futuro da produção depende da integração, da inovação e da produtividade sustentável, o que traz boas oportunidades para startups e pequenos negócios.

· 12/12/2016 · Atualizado em 27/11/2017

A Indústria 4.0 (também chamada de Manufatura Avançada, Indústria Avançada ou Internet Industrial das Coisas) será num futuro próximo uma realidade plena. A primeira Revolução Industrial surgiu com a introdução da economia impulsionada pela mecanização; a segunda, com a energia elétrica e com a produção em massa a preços acessíveis; e a terceira, com a automação de processos, mediante o desenvolvimento da eletrônica e da tecnologia da informação.

A quarta revolução ou Indústria 4.0, agora, está em curso neste novo cenário de confluência, integração e digitalização de tecnologias já conhecidas e outras inovadoras. Projeta-se assim que serão consolidadas pelas empresas globais com incorporação de máquinas, sistemas de armazenagem e instalações de produção, proporcionando troca autônoma de informações entre seus componentes e variáveis externas. Em outras palavras, ações e controle do sistema de produção de forma independente.

Inovação e novas oportunidades de negócio

Nesse contexto, surgem e surgirão cada vez mais novas formas de criação de valor e novos modelos de negócios, incluindo a possibilidade e a oportunidade de startups e pequenas empresas desenvolverem e fornecerem serviços. E, entre os temas mais identificados pelos especialistas, nesse sentido, estão os seguintes:

  • Gestão da Informação e do Conhecimento Tecnológico.
  • Digitalização/Ciberfísico, IA/IoT e Interoperabilidade.
  • Novos Materiais.
  • Robótica Colaborativa.
  • Máquinas Híbridas.

Aprofunde-se

Conheça mais sobre o tema e sobre essas previsões por meio das publicações abaixo:

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora