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Wed Apr 08 19:05:42 GMT-03:00 2020
Empreendedorismo
Prepare seu Instagram para a Páscoa e venda online
Algumas dicas para ajudar os empresários a driblarem a crise gerada pelo novo Coronavírus aproveitando o período da Páscoa.

Para grande parte dos confeiteiros, a Páscoa é o período mais lucrativo do ano. É uma festividade carregada de emoções para grande parte da população. Em geral, as pessoas compram ovos de chocolate para presentear quem elas amam. Por isso, é importante focar na compra emocional nesse momento.

 

Estratégia de Preço

O preço faz parte da percepção de valor que o cliente vai apresentar em relação ao seu produto. Um produto muito barato pode passar uma imagem de baixa qualidade para os consumidores. Ao mesmo tempo, se o produto estiver muito caro, ele pode não se identificar com a proposta. Então, entenda o que seu cliente está buscando e adeque sua estrutura de custos à realidade do mercado.

Antes de conversar com o cliente, é importante definir o atual objetivo da empresa. É somente pagar seus custos para não ter prejuízo, bater alguma meta ou lucrar? Então, analise seus gastos e veja quais preços fazem sentido. Cuidado para não ser extremista: não aumente nem abaixe muito seus preços, ok?

É importante lembrar que o empresário deve tomar cuidado para não “pagar para vender”.

 

Conheça seu cliente

Agora é a hora de realmente conhecer o seu cliente! Esse é o principal caminho para traçar qualquer estratégia do negócio.

Entenda o melhor jeito de suprir suas necessidades. Algumas simples perguntas nos stories do Instagram já podem te ajudar a entende-lo melhor. Use recursos como enquetes, perguntas e entenda melhor os potenciais consumidores. Manter contato constante também é muito importante e você pode usar o WhatsApp para isso.

O que vai mudar, e já está mudando, é o comportamento de compra, pensando nisso, o jeito de vender também deve ser diferente.

Descubra se seu cliente quer comprar para si próprio, para presentear dentro de sua própria casa ou para enviar a outras localidades. Descubra se ele prefere tamanhos diferenciados, formatos diferentes, doces além do chocolate ou algo mais elaborado e especial. Avalie se ele quer buscar o produto ou receber por delivery, entre outras perguntas que julgar importante.

 

Estratégia de Venda

Depois do preço e de conhecer seu cliente, chegou a hora de vender!

Mostre para seu cliente como, principalmente em momentos de crise, devemos demonstrar que nos importamos com quem amamos. Que tal incentivá-lo a comprar o seu produto e pedir para entregar na casa da pessoa que ele quer surpreenderQue tal incluir a oportunidade de que o cliente envie o doce ou chocolate junto com uma mensagem personalizada?

Lembre seus clientes sobre a importância de presentear os outro mesmo de longe! Enfatize como o chocolate é um alimento que aquece o coração, e se consumido moderadamente, faz bem à saúde.

Pense em mimos adicionais para serem entregues junto ao ovo de chocolate: coelhinhos de pelúcia, um cartão personalizado, um vinho... a ideia pode vir do próprio cliente!

As pessoas estão mais sensíveis dentro de casa, precisando de carinho e afeto, mostre como seu produto pode melhorar o dia dele e tornar a Páscoa uma data especial, mesmo com a distância.

 

Aproveite as Redes Sociais 

O Brasil é o segundo colocado entre os países que mais passa tempo em redes sociais. Uma pesquisa feita GlobalWbIndex, empresa de pesquisa inglesa, mostrou que em 2019 os brasileiros gastavam em média, 225 minutos por dia nas redes sociais.  

Agora, por conta das recomendações de permanecer em casa as pessoas estão conectadas por ainda mais tempo. E, mesmo com o comércio fechado, os consumidores continuam com suas necessidades e desejos. Lembre-se: a demanda por produtos de menor necessidade pode até cair, mas o consumo não vai acabar. 

O foco deve ser em garantir a segurança do cliente e dos funcionários. Nesse sentindo, não tem como escapar de:

  • Divulgação e vendas online 

  • Entrega (delivery) 

  • Retirada (grab-and-go, take-out, take-away, etc.) 

Mesmo esses meios sendo mais seguros, ainda é necessário se atentar a algumas práticas para evitar ainda mais o contato: 

  • Pense em meios de pagamentos que evitem contatos, como o pagamento onlinetransferência bancária. 

  • No caso de retirada, marque com cada cliente o horário de buscar o produto, isso evita aglomerações. 

  • Entregue junto ao seu produto um panfleto que explique como o produto deve ser higienizado antes do consumo. Aproveite para explicar os cuidados com boas práticas que ele já teve na produção. 

Como todo o contato com o cliente será por meios remotos, é indispensável que as empresas usem as redes sociais para divulgar seus produtos, pensando em venda rápida, ainda para a Páscoa. 

A venda em si, pode ser feita pelo WhatsApp Business por exemplo. Não crie barreiras paro seu cliente, já mande as opções para pedido, de forma clara e prática, envie link de pagamento, oriente sobre a forma de entrega ou retiradaDe todas as maneiras, facilite a compra, assim fica mais fácil de manter seu cliente.  

Além de vender, usar o WhatsApp é ótimo para que você tenha os contatos de todos seus clientes. Isso estreita seu relacionamento com eles, e tendo o número de celular facilita na hora do contato. Avalie outros canais de venda interessantes, como os aplicativos de delivery. 

 

Dicas práticas para o Instagram:

Dica 01 - Tenha um perfil comercialO perfil comerciamostra métricasindicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações dos seus seguidores, a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e de quais estados do País ele são. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com Facebook, fazer anúncios pagos.

Dica 02 - Tenha uma foto de perfil que mostre identidade visual da sua empresa ou então que mostre você trabalhando no produto.

Dica 03Crie um nome de usuário fácil de lembrado e fácil de ser escrito, isso facilita para o cliente na hora de te procurar nas redes.

Dica 04 - Coloque na bio do Instagram a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam muito visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço.

Dica 05 - Use o LINKTREE, ferramenta que possibilita você colocar diversos links em uma só página! Como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio, etc.

Dica 06 - Foque no engajamento do seu cliente! Como as pessoas interagem com vocêcom sua marca e o conteúdo publicado. Só o número de seguidor não importa, o que importa é o relacionamento que seus seguidores têm com você, assim eles se tornam um consumidor do seu produto.

Dica 07 - Incentive a interação, como curtidas, comentários, interações nos stories. O algoritmo do Instagram apresenta prioritariamente as contas que temos mais interações, assim, quanto mais os clientes interagirem com sua página, mais em evidência ela ficará. 

O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto!

Ranking de engajamento (do menos relevante para o mais):

 

Dica 08 - Crie um calendário editorialele ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado e isso favorece o engajamento! A frequência de postagens é essencial para o Instagram, o cliente se acostuma com a sua agenda.   

Exemplo:
Segunda-feira: passo a passo de montagem do ovo.
Terça-feira: histórias de clientes consumindo o produto.
Quarta-feira
: perguntas e respostas.
Quinta-feira: fotos de ovos feitos e já entregues... 

Use sua criatividade para entreter seus seguidores! 

Dica 09 - Aposte no poder das imagens! as pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!)boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário!

Dica 10 - Feed do Instagram: poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem sua página. 

As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o canva. 

Dica 11 - Stories do Instagram: abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos.  

Dica 12 - Crie destaques com os stories que compensam ser guardados para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio é uma boa opção para ficar nos destaques! 

Dica 13 - Criar hashtags (#), é uma maneira de juntar conteúdos de um tema, isso facilita para o usuário encontrar algum conteúdo! 

Dica 14 -  Marque sempre a localização quando postar algo. Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas a sua localização. 

Dica 15 - Faça sorteios e posts que estimulem seus seguidores a marcarem amigos nas suas postagens! 

 

Essas dicas são rápidas de serem colocadas em prática e você poderá ainda hoje, receber pedidos para entregas e retiradas até o domingo de Páscoa! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, como o @conisugar, a @escoladocesnegocios e diversas confeitarias que já estão com uma estratégia de Páscoa bem posicionada. Para encontrá-las, busque hashtags como #ovodepascoa, #pascoa2020, #ovodecolher e muito mais!  

Aproveitando, quando tiver um tempinho, já comece a pensar também nos formatos e estratégias que você pode aplicar nas semanas após a Páscoa. Não deixe esfriar o relacionamento com seu cliente! Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto pode ajudar a adoçar a vida das pessoas nesse momento tão difícil.

 

Aproveite e veja também essa live saiba como a Páscoa
apesar da criseainda pode ser uma oportunidade para 
intensificar o relacionamento com os clientes e aumentar 
as 
vendas online. 



Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.
Foto de Food Photographer | Jennifer Pallian no Unsplash.

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