ESTOQUE

Produtos codificados melhoram a gestão do estoque

O empreendedor deve contar com sistema para administração dos estoques.

O sistema é constituído para enumerar itens (produtos, serviços, localizações) permitindo que sejam identificados.

O controle e administração do estoque é um ponto crucial no e-commerce. Se o empreendedor não contar com uma classificação, codificação e descrição no instante de procurar o produto armazenado poderá encaminhar o produto errado, atrasando a entrega.

Essa administração do estoque pode ser feita pelo EAN: um código composto por 13 dígitos, formado pelo país + empresa + produto + dígito de controle. Esse modelo para controle é o utilizado pelo código de barras definido pela GS1. 

O sistema EAN é usado por mais de 450 mil empresas em mais de 100 países. Esse sistema é constituído para enumerar itens (produtos, serviços, localizações) permitindo que sejam identificados. Os códigos de barras padronizados armazenam as informações que podem ser lidas (escaneadas) em qualquer computador.

Alguns produtos podem ter características peculiares como cubagem ou variáveis que precisam de ter atenção especial, como grade.

A codificação de estoque é importante por ser através dela que existe uma integração entre o estoque físico e o estoque virtual. Assim, tanto os funcionários da empresa, quanto os parceiros e usuários do site poderão saber se terá o produto a pronta entrega.

Outra vantagem é o acompanhamento do produto do momento que é vendido até a chegada à casa do consumidor.

Controle de estoque é fundamental

Sem ter controle do estoque, a empresa pode ter vários problemas, desde o envio de produtos errados ou atrasos na entrega. E essa é a principal fonte de insatisfação do consumidor do e-commerce.

Segundo dados da E-bit, 59,8 % dos e-consumidores enfrentam problemas com atrasos na entrega dos produtos devido a esse motivo.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: