this is an h1

this is an h2

Thu Sep 08 15:14:05 BRT 2022
Organização | ESTOQUE
Produtos codificados melhoram a gestão do estoque

O empreendedor deve contar com sistema para administração dos estoques.

· 05/12/2013 · Atualizado em 08/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A codificação de produtos é o ato de atribuir um código único para cada tipo de produto para que ele possa ser identificado e localizado com maior facilidade. Esse processo pode ser feito de diversas formas, com diferentes metodologias. 

A codificação de produtos não é obrigatória para a sua distribuição em estabelecimentos menores e mais informais, como feiras locais e pequenos mercados. Mas a falta do código de barras limita as possibilidades de expandir as vendas para os mercados formal, on-line e externo.

O controle e a administração do estoque são pontos cruciais no e-commerce. Se o empreendedor não contar com uma classificação, codificação e descrição no instante de procurar o produto armazenado, ele poderá encaminhar o produto errado, atrasando a entrega.

A administração do estoque pode ser feita pelo EAN: um código composto por 13 dígitos formados pelo número do país + empresa + produto + dígito de controle. Esse modelo para controle é o utilizado pelo código de barras definido pela GS1. 

O sistema EAN é usado por mais de 450 mil empresas em mais de 100 países. Ele é constituído para enumerar itens (produtos, serviços, localizações), viabilizando a sua identificação. Os códigos de barras padronizados armazenam informações que podem ser escaneadas e lidas em qualquer computador.

Alguns produtos podem ter características peculiares, como cubagem, ou variáveis que precisam de atenção especial, como grade.

A codificação de estoque é importante pois, por meio dela, existe uma integração entre os estoques físico e virtual. Assim, tanto os funcionários da empresa quanto os parceiros e usuários do site poderão saber se o produto está disponível para pronta-entrega.

Outra vantagem é o acompanhamento do produto desde o momento em que é vendido até a sua chegada à casa do consumidor.

Controle de estoque é fundamental

Sem um controle de estoque eficiente, a empresa pode ter vários problemas, como o envio de produtos errados ou atrasos na entrega -  principal fonte de insatisfação do consumidor do e-commerce. Segundo dados da E-bit, 59,8 % dos e-consumidores enfrentam problemas com atrasos na entrega dos produtos adquiridos.

Para evitar essa e outras intercorrências, confira algumas das vantagens da correta administração dos estoques com os códigos de barra:

  1. Saber quanto, quando e o que comprar.
  2. Receber, armazenar e acondicionar os materiais conforme suas necessidades específicas.
  3. Controlar quantidades e valores de acordo com o giro das mercadorias.
  4. Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e do estado dos itens.
  5. Evitar o extravio de mercadorias.
  6. Conciliar os saldos físicos com os contábeis.
  7. Realizar a promoção dos itens que não estão girando.
  8. Acompanhar com maior rapidez as mudanças de hábitos de consumo dos clientes.

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?