Fri Oct 02 15:05:38 GMT-03:00 2020
Inovação
Quer saber como explorar o potencial do Biogás?
Sebrae e UNIDO disponibilizam ferramenta inédita e inovadora para difusão da tecnologia de produção de energia renovável tanto na área rural quanto urbana.

Quando declaramos que nosso desejo é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do país precisamos, mais do que nunca, ampliar nosso olhar para poder transmitir o que, de fato, isso significa. Desenvolvimento sustentável implica muito mais do que saúde financeira, bons clientes e perenidade. Significa que como pequenos negócios é preciso observar a atuação e responsabilidade na gestão da empresa considerando aspectos econômicos, obviamente, mas, mais do que tudo, questões relacionadas ao meio ambiente e sociedade. Tudo o que é determinado impacta, necessariamente, nesses três pilares da gestão o no desenvolvimento sustentável do meu empreendimento e do Brasil.

Todos sabemos que a energia é um dos itens mais elevados do orçamento não apenas pelo seu valor no Brasil, pelo consumo e pela relevância. O ocorre que nenhum negócio, seja ele de qualquer natureza ou segmento, opera sem energia. Atuar de forma coerente com a manutenção e melhoria de onde atuamos é operar como indutor e protagonista do desenvolvimento sustentável do País integrando um ecossistema mundial que caminha nesse sentido de forma próspera e segura. Esse caminho nos leva para o consumo consciente por meio da utilização de energias renováveis que além de reduzir os custos, promovem autonomia, reduzem intermitência e consequentemente o aumento da competitividade dos negócios em operação.

Portanto, o Sebrae está na vanguarda dessa estratégia quando integra projetos que promovem iniciativas na difusão de informações e aplicação de energias renováveis e consequentemente sustentabilidade para os pequenos negócios. A questão fundamental é que a transição da matriz energética mundial e brasileira é um caminho sem retorno para sobrevivência e sustentabilidade não somente da economia vigente como da humanidade. Essa narrativa não é ideológica, ela é prática. A questão central dessa pauta é que a natureza não pede licença ou negocia. Não há imunidade que se pesquise ou desenvolva em laboratórios para solucionar as consequências das catástrofes ambientais. A estratégia é tão relevante que contribui e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS quatro estão diretamente vinculados à pauta: Água Limpa e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis.

Umas dessas iniciativas é o DataSebrae/Biogás que compõe o Convênio de Cooperação Técnica entre o Sebrae e Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO. O objetivo da parceria é difundir as iniciativas do projeto “Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira” (também intitulado como GEF Biogás Brasil), em nível nacional, a partir de ferramentas de gestão do conhecimento, inteligência e metodologias para estruturação de uma governança estratégica. Apoiar e dinamizar, por meio de iniciativas complementares, a utilização do biogás e o desenvolvimento e inserção dos pequenos negócios/empreendedores no segmento e na sua cadeia de valor.

Dessa forma, quando tratamos de biogás não estamos falando somente de uma fonte de energia (térmica, elétrica e combustível) que pode gerar negócios e oportunidades para na transição da matriz energética brasileira. Para o biogás também vale ampliar o nosso olhar, de forma sistêmica, para toda as perspectivas e resultados da sua utilização.

Além de renovável o biogás é termitente, armazenável e despachável considerando que sua produção de se dá a partir aproveitamento sustentável de resíduos orgânicos como dejetos de animais, material vegetal ou a fração orgânica do lixo urbano. A matéria prima do biogás é o lixo orgânico produzido de forma exponencial pela humanidade diariamente. Logo, quando retiramos do meio ambiente matéria orgânica sem destinação prestamos um serviço ambiental necessário para manter as licenças e nível de produção do agronegócio brasileiro, principalmente. Literalmente, o biogás transforma lixo em ENERGIA. Apesar da grande disponibilidade dessa matéria prima, a produção desse gás ainda é pouco comum no Brasil. Em parte, o problema se deve à escassez de informação sobre o tema. Esse é o princípio por trás do DataSebrae/Biogás.

Estamos disponibilizando para o mercado do biogás uma ferramenta inédita e inovadora para difusão dessa tecnologia de produção de energia renovável que se caracteriza pela versatilidade e redução de passivos ambientais tanto na área rural quanto urbana.

No DataSebrae/Biogás você conhecerá:

  • Conteúdo conceitual e definições mais gerais sobre a produção de biogás;
  • Informações sobre as etapas de produção e sobre a viabilidade da atividade;
  • Potencial de produção de cada localidade por meio de painéis interativos;
  • Localizações das plantas de biogás existentes no país;
  • Dados sobre o potencial de cada município, a partir de atividades pecuárias distintas, como a criação e ovinos e suínos;
  • Identificação de áreas inexploradas e com potencial produtivo;
  • Identificação de territórios estruturados;
  • Relatórios com análises específicas do segmento;
  • Bibliotecas digital com conteúdo sobre legislação, código completo para a temática do biogás, dividido em regiões e estados, além das leis federais;
  • Calculadora de conversão do valor energético do biogás e do biometano em litros de diesel, kilowatts/hora e gás liquefeito de petróleo. O usuário digita uma quantidade de biogás ou de biometano em metros cúbicos e o sistema mostra a equivalência nas outras medidas;
  • O projeto vem se desenvolvendo e já tem previsão da implementação de soluções ainda mais sofisticadas. Elas pretendem acompanhar investidores e produtores de biogás em sua rotina, mantendo suporte constante.

E é por isso que temos grandes expectativas de contribuir para o aumento da utilização do biogás como fonte de energia renovável. Desejamos junto com os nossos parceiros e sociedade revolucionar a matriz energética brasileira com o biogás.

 

Escrito por Andrea Faria, colaboradora do Sebrae Nacional.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora