this is an h1

this is an h2

Fri Aug 05 10:09:41 BRT 2022
Planejamento | AÇÃO SUSTENTÁVEL
Reciclagem de garrafas PET na construção civil

Confira novos caminhos que podem ser percorridos na construção civil mirando os cuidados com o meio ambiente.

· 22/07/2022 · Atualizado em 05/08/2022
Imagem de destaque do artigo

No Brasil, em 2008, foram produzidas 461,7 kton de embalagens PET, e, infelizmente, o uso dessas garrafas plásticas seguiu aumentando nos últimos anos.

Os piores problemas originados do descarte de materiais plásticos é o espaço que ocupam nos aterros sanitários e a dificuldade de sua decomposição.

O PET, ou politereftalato de etileno, é um dos maiores vilões do mundo atual, pois é capaz de poluir o meio ambiente consideravelmente. Mas estudos recentes apontam novas alternativas para a destinação correta desse material, e a construção civil é uma das áreas que têm muito a contribuir.

Quais poderiam ser essas soluções? Continue lendo e confira novos caminhos a serem percorridos, sempre visando aos cuidados com o meio ambiente.

Principais técnicas de reaproveitamento do PET

A reciclagem de garrafas PET é capaz de gerar empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e em empresas de reciclagem, além de beneficiar o meio ambiente.

Esse processo normalmente acontece da seguinte forma:

  1. As embalagens PET são lavadas e prensadas.
  2. Os fardos de plástico formados são triturados, resultando em flocos.
  3. Os flocos passam por um processo conhecido como extrusão, resultando em grãos.
  4. Os grãos são transformados em fios de poliéster ou produtos plásticos, como embalagens, placas de sinalização, tubos e conexões, cordas de varal, porta-lápis, régua plástica etc. 

Ultimamente, empresas de arquitetura e engenharia civil têm dado mais atenção ao PET. Confira algumas das formas que a indústria encontrou para reaproveitá-lo.

PET na fabricação de tijolos

Um material obtido a partir do PET triturado com areia, vidro e outros materiais é aquecido e misturado em uma máquina chamada creponeira. Desse processo, obtém-se uma massa muito semelhante ao asfalto.

Esse novo composto é colocado em moldes que pode ser usado como blocos para pisos de calçadas, meios-fios, estacas e outros. Cada tijolo ecológico usa em torno de 20 garrafas PET.

PET na fabricação de blocos de concreto

Essa técnica consiste na substituição de 15% da areia utilizada na produção de blocos de concreto por garrafas PET moídas.

As peças com adição de PET possuem poros melhor preenchidos, menos permeáveis e mais resistentes a impactos. O tijolo comum teve resultado de 1,10 MPa - resistência à flexão média. Já os tijolos ecológicos apresentaram 1,94 MPa - ou seja, são mais leves e resistentes.

Benefícios para a construção civil

O plástico PET possui alta resistência mecânica, química, à compressão, ao fogo e a fenômenos naturais. Sua capacidade isolante também é maior que a dos tijolos e blocos convencionais.

Outro fator interessante é que, em 2018, construções alternativas movimentaram mais de 1,5 bilhão de dólares nos EUA, onde as garrafas PET estão dando origem a um novo tipo de fôrma para concretar: as ICFs (Insulating Concrete Forms), ou “fôrmas que isolam o concreto”.

O material tem sido usado na construção de casas e pequenos prédios de até quatro pavimentos. As ICFs não são retiradas após a cura do concreto, ficando dentro das estruturas plásticas para garantir o acabamento e o desempenho termoacústico das paredes.

Outra vantagem das ICFs é que elas já vêm com as ferragens que dão sustentação às paredes montadas. O construtor apenas despeja o concreto nos vãos das fôrmas, espera o material endurecer e continua erguendo paredes.

Além disso, elas minimizam os custos com mão de obra, otimizam o tempo de construção, impermeabilizam as paredes e protegem a obra contra potenciais incêndios, furacões e terremotos.

Gostou desse conteúdo? Então continue aprendendo sobre sustentabilidade com este material produzido pelo Sebrae: Como montar uma indústria de reaproveitamento de resíduos.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora