Pular para o conteúdo principal
Tue Dec 12 13:44:24 GMT-03:00 2017
Planejamento | DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO

Saber a hora de repensar a estratégia da empresa é importante

Com a constante mudança do mercado, rever os rumos dos negócios pode significar não só a sobrevivência do empreendimento, mas também melhores resultados.

· 26/09/2016 · Atualizado em 12/12/2017

O mercado e a estratégia

O cenário empresarial é muito dinâmico. No ambiente externo, que diz respeito a fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, as mudanças são constantes. Além da dinâmica externa que impacta os negócios, proporcionando-lhes oportunidades ou apresentando-lhes ameaças, internamente, as fortalezas e as fraquezas também podem mudar a qualquer tempo.

Os empresários e os líderes devem estar atentos aos rumos que os negócios tomam. É importante sempre se perguntarem se a empresa está na direção certa para o cumprimento de sua missão; se os resultados estão sendo alcançados – e o que pode ser feito para melhorá-los (se positivos) ou o que deve ser corrigido (se negativos); se o clima e a cultura organizacionais podem mudar e quais são as influências e os impactos que a empresa pode sofrer com essas alterações; qual é o melhor caminho a seguir nesses casos.

Essas e outras inquietações movem os negócios. Independentemente do porte do empreendimento, os empresários e os administradores devem pensar estrategicamente em como lidar com as mudanças.

Uma maneira de lidar com isso é planejar e organizar o negócio sempre, seja na fase inicial, seja à medida que a empresa cresce, procurando melhorar o desempenho e alcançar os resultados almejados com êxito e sustentabilidade.

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora