this is an h1

this is an h2

Mon Jul 18 14:45:57 BRT 2022
Inovação | STARTUP
Saiba quais são os investimentos ideais para sua startup

Startups ganham cada vez mais espaço e causam impactos positivos na vida do empresário, do investidor e na própria economia.

· 13/07/2022 · Atualizado em 18/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Nos últimos anos, as startups brasileiras tiveram um grande crescimento e, de acordo com a plataforma Distrito, receberam investimentos no valor de US$9,4 bilhões, somente em 2021. O mercado está aquecido e, se você pensa em abrir a sua startup, precisa, antes de tudo, fazer um bom planejamento e já pensar em como adquirir investimentos. 

As perguntas iniciais devem ser: quais são as minhas metas? Ter mais clientes? Se sim, quantos clientes? Com mais clientes, quanto quero melhorar a receita? A partir dessas respostas, você pode pensar nos tipos de investimentos e nos riscos. 

Smart Money

Uma das formas utilizadas para reduzir os riscos é o Smart Money, ou Dinheiro Inteligente. Significa buscar um investidor, não apenas pelo dinheiro, mas que colabore com a startup, trazendo experiências, ideias, networking e conhecimentos que farão a diferença na sua empresa. 

Venture Capital

Outro tipo de investimento é o Venture Capital, que está estruturado na compra de uma participação acionária. Esse investimento de risco busca empresas com alto potencial de rentabilidade e crescimento. Uma dica para conseguir um investidor nesse segmento é pesquisar associações, instituições públicas e privadas. Veja o site, leia o perfil de cada instituição e as áreas de investimento. Saiba, também, como cada uma atua e como submeter um projeto. 

Capital de Semente 

Capital Semente ou Seed Money é o investimento feito em startups em estágio inicial de atuação. Algumas ainda podem estar na fase de validação de mercado e ainda não ter produtos ou serviços lançados. O investimento Semente é voltado, justamente, para ajudar a operação inicial da startup. 

Private Equity

São aqueles que investem capital diretamente nas empresas, diferentemente do que ocorre no mercado de ações, onde esse tipo de aporte ocorre em empresas que não têm capital aberto. Em troca, os investidores Private Equity recebem uma participação no capital das empresas. 

Da mesma forma que ocorre com o Venture Capital, o investimento via Private Equity também pode prever outros tipos de suporte, como participação na gestão e fornecimento de expertise. 

No longo prazo, o objetivo dos fundos de Private Equity e Capital de Semente é fazer com que as empresas investidas cresçam e consigam se consolidar no mercado até que tenham tamanho e solidez suficiente para se tornar de capital aberto, com ações negociadas diretamente na bolsa de valores. 

Onde buscar fundos de investimentos?

No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regula os fundos de investimentos em participações ou fundos mútuos de investimento em empresas emergentes. Para conseguir acessar os fundos de Private Equity e Capital Semente, você deve procurar as instituições autorizadas pela CVM.

Antes de procurar um investidor, certifique-se da idoneidade da operação, verificando a outorga do fundo. Mas como verificar isso? A outorga de qualquer fundo é feita através de pesquisa da empresa, por meio do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e de todos os sócios através do CPF. 

Também é importante verificar a Pessoa Politicamente Exposta (PPE), no site do Governo Federal, para checar o desempenho dos sócios nos últimos cinco anos anteriores no Brasil e em outros países, territórios e dependências estrangeiras, além de cargos, empresas ou funções públicas relevantes. 

Conteúdo elaborado a partir do podcast Escuta essa, empreendedor!

Para saber mais, confira o Episódio #38 Investimento para startup em operação.

Para saber mais, assista aos vídeos a seguir:

Modelagem financeira e Captação de investimento no mundo das startups

O capital empreendedor: alternativas de investimentos para startups

Acesso a mercados para startups: um caminho de sucesso

E-book: Sua startup está pronta para captar recursos?

E aproveite os cursos do Sebrae:

Sua startup está pronta para captar recursos?

Modelagem financeira para startups


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?