Seis maneiras de lidar com a crise
Veja as dicas do consultor Daniel Castello sobre como fazer a sua empresa se recuperar de momentos de instabilidade econômica ou institucional.

O que significa crise? Por definição, é um momento crítico em que se apresenta uma situação difícil, perigosa, que exige uma decisão para nos proteger dela (e que, em caso de insucesso, pode prejudicar gravemente nossos objetivos). É uma definição complexa que merece ser melhor explorada.
1. A crise é causada por algo. Logo, ela pode ser prevista.
Na maioria das vezes, uma crise pode ser prevista. Um bom empreendedor precisa ser antenado. Precisa estar ligado no que está acontecendo e perceber o humor das pessoas à sua volta, em especial de seus clientes, para tomar decisões de negócio baseadas nessas percepções.
Um bom empreendedor se alimenta de múltiplas fontes de informação e discute suas impressões com outras pessoas. Um bom empreendedor está aberto para o mundo e aprende todos os dias. Mais que isso, permite que o conhecimento novo mude sua forma de agir no mundo.
2. A crise é uma situação. Logo, ela tem começo, meio e fim.
Toda crise tem um ciclo. Tem hora de reduzir, tem hora de investir. Tem hora de enfrentar, tem hora de correr. Quase sempre, quem percebe esses momentos antes dos outros leva vantagem.
3. A crise é difícil e perigosa. Logo, não dá para não fazer nada.
Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer em uma crise é, arrogantemente, achar que “nada mudou” e que a crise não tem impacto em seu negócio. Provavelmente, tem. E é importante entender qual é.
Muitas vezes o impacto não é direto, mas vem pela reação em cadeia. É como dirigir na estrada, você precisa estar atento ao que está acontecendo vários carros à frente se você quer realmente estar seguro. Se você ficar apenas olhando para o para-choque do carro à sua frente, pode ficar muito tarde para reagir.
4. A crise permite que seja tomada uma decisão para sair dela. Logo, tem saída.
Em toda crise há uma decisão que pode ser tomada. Se não há uma decisão, não é crise, é uma tragédia. Não estamos falando de tragédias. Para tragédias, existem seguros – e algum dinheiro embaixo do colchão.
5. Cada um vive a crise de forma diferente. Logo, a saída é diferente.
A forma como a crise afeta cada um é muito diferente. A minha crise é diferente da sua. Logo, elas podem começar e terminar em momentos diferentes, ser perigosas de formas diferentes e o que temos que fazer para sair dela pode ser muito diferente.
Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer em um momento de crise é “andar com a manada”.
6. A crise requer competências de crise.
Para ter sucesso na crise e passar por ela de forma saudável, temos que ter algumas competências específicas:
Capacidade analítica: precisamos ser capazes de entender como a crise nos afeta especificamente. Ter atenção e capacidade analítica para entender quando ela vai começar, quanto tempo ela vai durar, entender se está melhorando ou piorando etc. Quanto mais formos capazes de antecipar o que vai acontecer, mais cedo poderemos tomar as decisões que nos permitirão sair da crise bem-sucedidos.
Imunidade: precisamos ser capazes de ficar imunes ao mau humor que toma conta do ambiente. Há uma certa fala turbulenta e assustadora que alimenta a mídia e que por ela é alimentada (é a oportunidade dela na crise!), mas que, no fundo, pode não fazer nenhum sentido para o nosso setor ou o nosso negócio em especial. Quanto mais formos capazes de ficar frios e tranquilos, melhores serão nossas análises e nossas decisões. A crise bate mais forte nos covardes.
Agilidade: precisamos ser capazes de tomar boas decisões e colocá-las em movimento rápido. A crise tem um tempo. O seu bolso também. Agir no tempo certo é essencial. Agir com inteligência também é essencial.
Só tem uma coisa que não funciona de jeito nenhum na crise: continuar fazendo o que você vinha fazendo antes da crise. Na crise você tem que fazer diferente. Você tem que inovar. Está esperando o quê?
Autor: Daniel Castello, consultor e palestrante nas áreas de Estratégia e Gestão de Pessoas.
Conteúdo feito em parceria com a Endeavor Brasil.
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Pensando na segurança dos restaurantes, entregadores e clientes, a 99Food, em parceria com o Sebrae, criou um Guia de Reabertura para a retomada dos negócios. O documento conta com sugestões de proteção e adaptações para que a retomada dos estabelecimentos seja feita de forma segura. O guia é dividido em seis capítulos com informações importantes para este momento de retomada, sendo o último deles um check-list com dicas rápidas para todos, desde o dono do estabelecimento até o cliente final. Conheça: 1. Decisões públicas: como está a reabertura da sua cidade? Dicas para ficar atento às decisões e regras da sua região. 2. Saúde e higiene da equipe em primeiro lugar! O que fazer para garantir a saúde da sua equipe. 3. Alterações no ambiente Saiba o que você pode fazer no estabelecimento para deixá-lo mais seguro. 4. Avise seus clientes Dicas de como comunicar aos clientes as medidas de segurança. 5. Delivery: cuidados adicionais, atenção redobrada Recomendações de como realizar o delivery. 6. Check-list para todos! Dicas que empresários, clientes e parceiros devem seguir para garantir a segurança e saúde. Confira o e-book e compartilhe com outros empresários do ramo de alimentação: Guia de reabertura 99 FoodFormato: PDF | Tamanho: 416KB Escrito por Bianca Amazonas e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.
O fornecedor não é apenas aquele que faz com que a matéria prima ou os produtos cheguem à sua empresa: ele tem uma influência muito maior. O valor do serviço dele influenciará no seu, a responsabilidade do prazo de entrega dele impactará diretamente no seu controle de estoque e produção e, também, no seu prazo de entrega. Só para citar alguns exemplos. O empreendedor deve criar um cadastro com mais de um fornecedor por produto, para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento. É por isso que a escolha dos fornecedores tem tudo a ver com o planejamento da empresa. Então, para aumentar a eficácia do seu negócio, você precisará saber: Quem eles são? Onde se localizam? Quais são os mais adequados para o seu negócio? Se você quer entender e aprender como lidar com fornecedores, fique conosco: é sobre isso falaremos agora.
O planejamento estratégico, para ser eficiente, deve ser feito a partir de uma sequência lógica. Os planos de ações são feitos para curto, médio e longo prazo. Após a análise de cenário, os empresários e administradores das empresas devem elaborar os objetivos gerais e as estratégias gerais, o que querem alcançar e como, visando aproveitar as oportunidades identificadas no ambiente externo, aprendendo a lidar com as ameaças, também reconhecidas nesse mesmo ambiente. Em seguida, para o alcance dos objetivos e estratégias gerais, aproveitando suas fortalezas e minimizando suas fraquezas, identificadas no ambiente interno, devem elaborar objetivos e estratégias por áreas funcionais das empresas. Para facilitar, listamos as principais ferramentas utilizadas para fazer um bom planejamento estratégico. Essas ferramentas são disponibilizadas em vários formatos: caberá aos empresários e administradores de empresas escolherem o melhor formato para os seus negócios, conforme afinidade e facilidade de aplicação.
Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza: tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que exista uma pesquisa de mercado. Mas você sabe o que é essa pesquisa e como ela é feita? A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Porém, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos. 5 vantagens da pesquisa mercadológica 1. Conhecer o perfil do cliente É porque ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros). 2. Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos Bom, o título já diz tudo! 3. Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades. 4. Dimensionar o mercado Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos. 5. Definir seu público-alvo Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental porque nós sabemos que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer às necessidades dos clientes. Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo. Uma boa pesquisa junto aos consumidores já existentes ou futuros indicará como um produto será recebido, quem se interessará por ele e até que preço o consumidor estará disposto a pagar. Informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público reagirá, por exemplo, ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, entre outras características que o distinguem. A recomendação é fazer uso do cadastro de clientes para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência. A pesquisa de mercado tem como objetivo orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas.
Errar no papel é bem melhor do que errar no mercado. Prepare-se para elaborar um plano de negócios. O documento descreve por escrito os objetivos e quais caminhos devem ser seguidos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas. Esse planejamento vai demonstrar se o seu negócio é viável, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira. Planejar-se é um dos passos mais importantes para o empreendedor e pode definir o sucesso de sua empresa ou projeto. Com o plano em mãos, o empreendedor tem a oportunidade de antecipar-se aos possíveis erros e conhecer os pontos fracos e fortes do negócio. Poderá chegar ao mercado com mais segurança e conhecimento. O início Confira no vídeo a seguir o que é necessário para inicar o seu plano de negócios.
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Preparamos orientações para você, empresário de salões de beleza, barbearias, maquiadores e clínicas de estética, para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações da Andrezza Torres, coordenadora nacional de Beleza do Sebrae, para retomada segura das atividades de Salões de Beleza, Barbearias, Maquiadores e Clínicas de Estética. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor de Beleza. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: BELEZA (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 4,9MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: BELEZAFormato: PDF | Tamanho: 9,7MB Placa Protocolos de Saúde: BELEZAFormato: PNG | Tamanho: 452KB
Preparamos orientações para você, empresário do setor Automotivo, para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio/serviços. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações do José Albanez, gestor estadual da reparação automotiva do Sebrae/SP, para retomada segura das atividades do setor automotivo. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor automotivo. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: AUTOMOTIVO (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 756KB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: AUTOMOTIVOFormato: PDF | Tamanho: 9,6MB Placa Protocolos de Saúde: AUTOMOTIVOFormato: PNG | Tamanho: 437KB
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Preparamos orientações para você, empresário de serviços de delivery, para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações da Cláudia Stehling, analista do Sebrae, para retomada segura das atividades de serviços de delivery. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor de serviços de delivery. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: SERVIÇOS DE DELIVERY (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 737kB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: SERVIÇOS DE DELIVERYFormato: PDF | Tamanho: 9,71MB Placa Protocolos de Saúde: SERVIÇOS DE DELIVERYFormato: PNG | Tamanho: 454KB
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