Garanta a melhoria contínua dos processos e do atendimento da sua empresa para reter e fidelizar clientes.
Nos dias atuais, qualidade deixou de ser um diferencial em relação a concorrentes, já que passou a ser uma característica imprescindível a qualquer negócio. Você pode não ter um programa de qualidade, mas tem que fazer tudo com o maior cuidado para ser reconhecido como uma empresa que se preocupa com o consumidor.
Micro e pequenas empresas que desejam melhorar a gestão da qualidade de seu negócio de forma sistemática e estruturada podem participar do curso de capacitação em Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos ISO 9001, promovido pelo Sebrae.
O objetivo é auxiliar os empresários a aplicar os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008, referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que garante melhor desempenho da empresa diante de seus concorrentes, por meio de políticas e objetivos de qualidade.
Pequenos negócios que pretendem internacionalizar suas vendas terão melhores chances de obter sucesso se tiverem programas de qualidade na empresa. O empreendedor, porém, deve avaliar o momento para aderir a essa iniciativa, tendo em vista o porte e as características do seu negócio.
A seguir, confira mais informações sobre os encontros e as atividades do curso, além das competências adquiridas pelos participantes.
Curso e metodologia
O curso de capacitação, de modalidade presencial, abrange 5 encontros, com duração de 4 horas cada um, totalizando uma carga horária de 20 horas.
Com base nos temas abaixo, as atividades estão assim distribuídas em cada encontro:
- Princípios, fundamentos e vocabulário: nesta etapa, os participantes conhecerão os princípios e os fundamentos da gestão da qualidade com base na NBR ISO 9000:2005.
- Sistema de gestão da qualidade: os empresários saberão como atender aos requisitos NBR ISO 9001:2008.
- Responsabilidade da direção e recursos: o tema a ser tratado neste encontro é voltado à responsabilidade da direção e à gestão de recursos para desenvolver um sistema de gestão da qualidade de acordo com a NBR ISO 9001:2008.
- Realização do produto: no penúltimo encontro, os participantes receberão informações sobre a realização do produto para operacionalizar a implementação de um sistema de gestão da qualidade de acordo com a NBR ISO 9001:2008.
- Medição, análise e melhoria: na última etapa, os empresários serão capacitados a reconhecer requisitos de medição e monitoramento, análise de dados, controle de produto não conforme e melhoria contínua da NBR ISO 9001:2008.
O curso atende à seguinte metodologia:
- Exposição dialogada.
- Exercícios teóricos e práticos.
- Atividades interativas e dinâmicas.
- Atividades em grupos.
Competências adquiridas
Ao final do curso, espera-se que os participantes alcancem as seguintes competências:
- Saber quais são os requisitos da NBR ISO 9001:2008 para um sistema de gestão da qualidade eficaz.
- Entender a importância da gestão da qualidade para o alcance de melhores resultados.
- Conseguir aplicar diariamente os requisitos da NBR ISO 9001:2008 na empresa.
Como participar
Procure o Sebrae mais próximo de você ou ligue para o 0800 570 0800.
Saiba mais
Entenda como o Sebrae e a ABNT facilitam o acesso a normas técnicas e fique por dentro do assunto.
Conteúdo relacionado
Artigo: Atendimento de qualidade: 11 dicas para atender bem
Foi um prazer te ajudar :)