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Mercado e Vendas | MARKETING
Você usa o WhatsApp para vender?

Veja algumas dicas para deixar seu atendimento pelo WhatsApp ainda melhor e para que você conquiste o cliente logo no primeiro contato.

· 16/11/2022 · Atualizado em 25/11/2022
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O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares brasileiros, e 76% das pessoas utilizam o aplicativo para se comunicarem com marcas e empresas. Isso faz com que o WhatsApp Business seja uma ferramenta indispensável para vendas e negócios.

Com ele, é possível ter mais agilidade na comunicação com o seu cliente. As plataformas de chatbots, por exemplo, otimizam as respostas e evitam que o cliente espere. Ou seja, se o seu cliente enviar uma mensagem fora do horário comercial, ele pode ser orientado pelo chatbot. Assim, que você estiver on-line, você pode seguir o atendimento. 

O aplicativo oferece recursos para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. Tudo isso permite a personalização do atendimento. Com etiquetas, você pode classificar os consumidores em clientes novos ou antigos, por exemplo. Dessa maneira, você consegue adequar suas mensagens de acordo com o que você sabe sobre o consumidor. O atendimento é a melhor maneira de garantir uma boa experiência. Ser chamado pelo nome ou com a linguagem adequada faz toda diferença para quem está entrando em contato com sua empresa.

Os stickers são recursos que você também pode aproveitar na hora das vendas pelo WhatsApp. Crie um pacote de figurinhas exclusivo do seu negócio. É uma forma divertida de reforçar a marca e aumentar o engajamento com o seu cliente. Para ajudar na conexão entre empresas e clientes, o WhatsApp criou um pacote exclusivo de stickers relacionado aos negócios. Por exemplo: Volto logo! Estamos abertos!

Para que o aplicativo seja efetivo, e você consiga prestar um bom atendimento, é importante fornecer todas as informações do seu negócio de maneira clara e objetiva. Coloque todos os dados necessários no seu perfil, como o nome, horário de atendimento, catálogo de produtos com preços atualizados, contatos e endereço da loja física, se houver. Coloque uma foto ou imagem relacionada ao seu negócio. Assim, o cliente saberá que está entrando em contato com a empresa certa. 

Assim que o consumidor entrar em contato com você, via WhatsApp, ele verá as informações básicas. Além de transmitir segurança, agiliza seu atendimento. O cliente pode ir adiantando dúvidas sobre os produtos com o catálogo, por exemplo. 

No recurso catálogo do WhatsApp Business, cada item tem um título único e campos opcionais: preço, descrição, link para o site. Você pode carregar até 500 produtos ou serviços em um catálogo. Se estiver atualizado, seus clientes podem escolher os produtos e serviços que lhes interessam e compartilhá-los com amigos.

O WhatsApp é um excelente canal de comunicação que não deve ser deixado de lado. Utilizá-lo estrategicamente pode fazer diferença para o seu atendimento e para o resultado das vendas. Por isso, use os recursos disponíveis para organizar-se, agilizar e personalizar o atendimento, além de conquistar mais clientes.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Ferramentas omnichannel: atendimento humanizado

Erros comuns no atendimento e como evitá-los


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