this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo

Os benefícios de se investir no artesanato

Para quem ainda acha que artesanato é um segmento de menos importância para a economia, vai se surpreender com o que descobrirá aqui

· 29/05/2023 · Atualizado em 29/05/2023
FAVORITAR
2c11aeb9d9768810VgnVCM1000001b00320aRCRD

O artesanato é um dos segmentos da economia criativa. Durante muito tempo sua importância e contribuição para a economia foi negligenciada. A partir da década de 90, do século XX e, mais intensamente, no século XXI, tem se ampliado o entendimento sobre a importância e contribuição do artesanato para diferentes instâncias da sociedade. Por exemplo, o fomento ao artesanato pode ter um impacto relevante em relação: ao desenvolvimento de comunidades; à valorização e perpetuação entre gerações da identidade local; à diminuição de movimentos migratórios para grandes centros, evitando, com isto, o aumento de problemas sociais nas grandes cidades e desconexão entre o cidadão e sua cultura; além de representar um ativo com potencial  para gerar desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando geração de renda e trabalho em comunidades Brasil afora. 

Felizmente, muitos gestores públicos já entenderam a importância de  fomentar o artesanato.  Um exemplo é a prefeitura de Manaus, que tem incentivado a integração das atividades criativas e solidárias na cidade. Por meio do Departamento de Economia Solidária e Criativa - Desc - tem se dedicado a desenvolver e gerenciar programas permanentes que beneficiam as atividades motivacionais, além da realização de eventos e feiras de artesanato onde os artesãos têm a chance de expor e vender seus produtos.

Há um empenho por parte do município em apoiar os artesãos, possibilitando a geração de renda e oportunidades para eles. Os eventos são promovidos regularmente ao longo do ano, proporcionando uma exposição dos trabalhos dos artesãos não apenas para o público local, mas também para visitantes de outras regiões. Essas iniciativas trouxeram benefícios tangíveis para os artesãos, como aumento de renda, pagamento de dívidas e impulsionamento da economia local.

Essas ações produzem impacto positivo no crescimento da renda dos artesãos, na valorização da cultura local  e no reconhecimento deles como empreendedores.

Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra aqui.   

Aproveite e comece a seguir o canal do telegram Sebrae Economia Criativa. Um universo à parte para descobrir tudo o que está rolando sobre EC.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
2c11aeb9d9768810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Mais posts para você explorar

Posso ajudar?