Como manter as prestações em dia

Muitas vezes a situação não sai como planejamos, sendo necessário mudar e fazer alguns ajustes. 

Você tomou empréstimo/financiamento e agora que começou a pagar percebeu uma grande dificuldade de manter as parcelas em dia.

Mesmo em situações onde há aval de outras instituições, como o FAMPE do Sebrae ou o PRONAMPE, haverá cobrança da instituição financeira e qualquer atraso pode gerar problemas para o empreendedor. Por isso, se antecipe!

Procure o banco para um diálogo inicial. Buscar uma renegociação logo no início do problema é sempre a melhor alternativa nessa situação. As instituições financeiras estão com canais constantemente abertos aos seus credores para que negociações sejam feitas, até porque o não pagamento dos empréstimos gera problemas para elas também.

Além dos canais existentes nas próprias instituições financeiras, existem diversas empresas que fazem a intermediação do processo de negociação de dívidas vencidas, vale a pena procurar. Mas atenção, sempre confirme com a instituição financeira que você tem contrato se a empresa que está intermediando está autorizada a realizar essa operação de intermediação. Assim, você evita cair em golpes.

Lembre-se: nenhuma instituição pede depósito ou pagamento antecipando uma negociação.

     

Continuar lendo
Orientações para ajudar a honrar seus compromissos e manter sua empresa saudável
Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora