this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

  • Como montar uma loja de móveis
1. Apresentação de Negócio
1. Apresentação de Negócio 2 min de leitura

Os móveis são considerados uma forma de arte decorativa e devem ser também produtos de qualidade. Além do papel funcional, podem servir a um propósito simbólico ou religioso. O mobiliário doméstico trabalha para criar, em conjunto com acessórios como relógios e iluminação, espaços interiores confortáveis e convenientes.

A história dos móveis desenvolve-se a partir do momento em que o homem deixa de ser nômade, ou seja, desde o momento em que passa a possuir uma habitação fixa, e acompanha a sua história política, social e artística até à atualidade. Ao longo do tempo, os móveis foram evoluindo ao lado das necessidades humanas, a capacidade técnica e a sua sensibilidade estética. Deste modo a sua caracterização varia muito de acordo com a região e a época, podendo-se fazer uma divisão por períodos ou estilos que se inserem mais ou menos dentro dos grandes movimentos da história da arte.

Por muito tempo, as mobílias precisavam ser movidas com certa frequência devido aos costumes de antigas civilizações e até mesmo das ricas cortes europeias que mudavam de palácios de tempos em tempos. A mobília passou a ser chamada de “móvel” devido a sua característica “portátil” inicial.

Ao longo da história, as tendências em design de móveis têm evoluído juntamente com as sociedades, os materiais a que tinham acesso e os avanços tecnológicos. Os móveis podem ser feitos de diversos materiais, incluindo metal, plástico e madeira, que muitas vezes refletem a cultura local.

Já com novas ideias e a busca por novos estilos de mobiliários entramos no universo do design pós-moderno da década de 60, que tinha a proposta de criticar o design modernista e seus ideais. O movimento fazia uso de móveis clássicos e trabalhava com uma releitura de novos materiais e formas em cima deles. Fazendo uso das cores e de materiais como o plástico, a fim de encontrar e estruturar novas formas surgia assim o design pop.

Para os designers, o produto deixa de ser uma peça meramente funcional para passar a entregar para o consumidor um estímulo sensorial por meio de suas cores e formas.

Todos querem ter uma casa, um escritório, um ambiente, com o qual se identifique e que forneça praticidade. Assim, a necessidade do mobiliário evoluiu e se transformou em desejo de viver com estilo e morar bem.

Aviso: Vale ressaltar que os tópicos apresentados, não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio. O objetivo de todos os tópicos é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

FAVORITAR
e3497a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Ideias relacionadas
Fale com o Sebrae

Converse online com o Sebrae, por whatsapp, chat, email ou agende uma videochamada para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.