Veja algumas ideias simples que podem ajudar você, MEI, a fazer um bom marketing e vender mais.

Vender é uma arte. Sabemos que muitos microempreendedores individuais (MEIs), além de coordenar e gerir suas operações, precisam ficar à frente do balcão, atendendo e encantando o público e seus clientes. Para enfrentar esse desafio, apresentaremos uma série de dicas de estratégias comerciais voltadas para os pequenos negócios, a fim de trazer mais e melhores vendas. Acompanhe hoje o primeiro artigo da série MEI VENDA MAIS, a qual abordará os temas: O que o seu cliente procura?; Bom atendimento não é diferencial; Divulgação do negócio com pouco investimento; Jornada de vendas; O poder do e-commerce; Pós-vendas, a magia acontece.
Um ditado que circulava há algum tempo afirmava: “A propaganda é a alma do negócio”. Mesmo que essa frase esteja em desuso atualmente, a prática mostra que divulgar é preciso, cada vez mais! O mundo está mais competitivo, os consumidores têm novos hábitos, então como os pequenos negócios podem vender mais sem investir muito ou sem comprometer o orçamento da empresa?
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que não basta sair divulgando tudo de qualquer maneira. Alguns pontos merecem atenção, como planejamento, pesquisa e perfil do negócio.
- Planejamento: é importante buscar respostas para algumas questões que devem servir como base para o seu planejamento e que vão nortear as estratégias de marketing, tais como qual público-alvo você vai atingir, qual linguagem deve usar e quais são as áreas da empresa que precisarão ser desenvolvidas para essa ação ser mais eficaz. Saiba como estudar o seu público clicando aqui.
- Pesquisa: levantar dados e informações é uma etapa do planejamento. Use ferramentas como o Google Forms, por exemplo, para enviar um questionário aos seus principais clientes. Tente conhecer bem o seu público, quanto mais dados levantar, mais assertivas poderão ser as suas estratégias de marketing.
- Perfil do negócio: o seu planejamento deve levar em consideração o perfil do seu negócio. O que é bom para uma empresa não necessariamente será bom para a sua.
Algumas ideias
Algumas ideias simples podem ajudar você a divulgar o seu negócio sem fazer grandes investimentos, como estar presente nas redes sociais, investir em e-mail marketing, realizar promoções, produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo, investir em um site (e/ou um blog), apostar em parcerias, fazer networking e, se necessário, procurar especialistas. O Sebrae é seu parceiro com consultoria especializada para atender às suas necessidades. Clique aqui.
Capacite-se!
Vender mais é consequência de vender melhor. Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio. No curso Como vender mais e melhor, você compreenderá os aspectos que influenciam suas vendas, além de entender o papel do desenvolvimento e da motivação no desempenho da equipe de vendas. Saberá, ainda, como implementar ações que conquistem os clientes. Vamos começar?
Foi um prazer te ajudar :)