O mundo digital oferece diversos benefícios para quem quer aumentar a visibilidade do seu negócio e estreitar o contato com os clientes. Explicamos, com ajuda do gerente do Laboratório de Estratégias Digitais de Negócios do Sebrae/PE e Head do Sebraelab, Thiago Suruagy, passos simples para deixar sua empresa mais conectada: 1. Explorar o Google Meu Negócio – Esta ferramenta está diretamente ligada ao que aparece no Google quando se pesquisa informações dos estabelecimentos (especialmente os físicos). Cadastre informações básicas relevantes ao seu negócio, como horário de funcionamento, telefone e endereço, e receba feedbacks dos clientes. 2. Use o Whatsapp Business - "A versão do app para empresas traz uma série de benefícios importantes para o negócio", afirma Suruagy. Aproveite como um canal de contato direto com o cliente. 3. Teste qual rede é melhor para o seu negócio - As diferentes plataformas impactam e atraem públicos diferenciados. "Percebemos um forte crescimento de sucesso no Instagram e declínio do Facebook, mas dependendo do segmento tem outras redes que são mais apropriadas, como por exemplo, o Linkedin para uma empresa que fornece serviços para outras empresas", completa Thiago. 4. Veja o ambiente digital como um lugar cheio de possibilidades - "Utilize ativamente a rede como canal de relacionamento, prospecção de novos clientes, construção de marca e, principalmente, invista nos anúncios para ampliar o alcance". 5. Conheça o Marketplace - Disponível no Facebook e Instagram, é a parte das redes destinada exclusivamente a vendas. "Essas plataformas são as grandes tendências do e-commerce no mundo todo e os pequenos negócios podem se beneficiar bastante, utilizando estratégias de captação de novos clientes, mas, para isso, tem que estar com a gestão, principalmente financeira e de estoque, muito amarrada”. Se precisar de ajuda para colocar a sua empresa no digital, procure o Sebrae Pernambuco. Entre em contato conosco pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo Whats App (81) 9 9194.6690.
Estamos enfrentando tempos difíceis e de incertezas por conta da pandemia causada pela Covid-19, e os donos de negócios precisam manter a calma e se reinventar para continuar atendendo o seu público. Apesar de pouco explorado, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para manter contato com os clientes. E em tempos de coronavírus, esse tipo de comunicação facilita o relacionamento a distância com o público, sendo possível a criação de campanhas, a realização de pesquisas de satisfação, a oferta de promoções exclusivas e muito mais. É possível também conquistar novos cliente usando essa ferramenta. Então, para ajudar os pequenos empreendedores a utilizar essa ferramenta como estratégia do negócio, criamos um conteúdo com algumas dicas, confira. Vantagens Quando bem planejado, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta bastante assertiva. Estreitando o relacionamento com o cliente, é possível melhorar o posicionamento de marcas e aumentar as vendas, além de outras vantagens como: Baixo custo Possibilidade de segmentação Comunicação personalizada Riqueza de dados Leva tráfego qualificado para o site Fácil mensuração Grande alcance Em uma estratégia de marketing, o e-mail é o canal que permite se comunicar de maneira mais pessoal com seus potenciais clientes. E isso pode trazer resultados incríveis! Além de manter um relacionamento constante, você pode utilizar esse canal para promover seu conteúdo ou educá-los sobre o seu negócio. Tipos de e-mail marketing Existem várias estratégias de marketing para atrair mais clientes, mas vale lembrar que isso não significa encher a caixa de entrada do seu potencial cliente. É preciso respeitar a frequência de envio de e-mails. Veja a seguir os tipos de e-mails para você aplicar no seu negócio. e-mails de boas vindas: conte um pouco sobre o seu negócio, agradeça pela compra (ou cadastro) e fale sobre os próximos conteúdos. e-mails sazonais: com ofertas especiais para cada momento, são excelentes para reter o cliente e promover a marca. e-mails com conteúdos grátis: você pode disponibilizar brindes ou até mesmo e-books com conteúdos exclusivos. newsletters: funcionam como boletins informativos, seu maior objetivo é manter os clientes atualizados com as novidades da empresa e do mercado. Como construir uma lista de e-mail Um dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de e-mail marketing é construir e alimentar a sua lista de contatos. Ter uma lista atualizada é estar preparado para acompanhar endereços de e-mail que mudam, saber que pessoas abandonam suas contas e contatos que optam por não receber mais suas mensagens. Vale uma dica fundamental: nunca compre uma lista de contatos. Essa é uma maneira de prejudicar a imagem da sua empresa, afinal, você está adquirindo endereços de e-mail que não escolheram receber mensagens suas. Para construir uma lista de qualidade, permita que seus visitantes cadastrem seus e-mails para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades. E lembre-se de que quanto mais simples for o processo, mais e-mails você vai conseguir cadastrar. Boas práticas no uso da ferramenta Ao criar um e-mail marketing valem algumas boas práticas, por isso vamos compartilhar algumas dicas para você fazer um bom uso da ferramenta. Insira palavras-chave que remetem ao seu negócio ou à finalidade proposta. Escreva assuntos curtos e não utilize caixa alta em todo o texto. Use uma linguagem adequada, de acordo com a persona. Crie proximidade nos seus textos. Humanize os e-mails colocando assinaturas e fotos reais. Sempre revise o português.
É de responsabilidade de toda a população evitar a propagação do novo coronavírus, e uma das medidas preventivas adotadas pela grande maioria é evitar as lojas físicas e realizar as compras online. E graças à era digital o atendimento ficou mais fácil para os clientes, mas é preciso atenção por parte do profissionais para e entender o “tom de voz da digitação” . O atendimento online eficiente vai além de bons ambientes e interfaces práticas. O serviço prestado precisa ser gerido e executado com eficiência. Isso garante a satisfação completa e a fidelização do cliente. Para acompanhar essa mudança de comportamento do consumidor em tempos de coronavírus e não ficar atrás da concorrência, é de extrema importância atender bem o seu público. Por isso separamos algumas dicas de boas práticas que garantem sucesso no relacionamento de suporte e atendimento, confira! 1. Rapidez nas respostas As filas se formam normalmente quando há muitas demandas, então é preciso organização. Se houver muitos atendimentos, divida com a equipe e busque solucionar tudo rapidamente, sem fazer o cliente esperar. 2. Atendimento proativo A proatividade é fundamental no atendimento e deve ser praticada em qualquer momento, no pré ou pós-compra. A postura de empenho em ajudar é muito bem avaliada pelo consumidor atual, por isso é importante atender o consumidor de maneira completa, para que ele se sinta valorizado, compreendido e respeitado. 3. Evite textos longos e em caixa alta Se você precisa passar um conteúdo maior ou mais específico, uma boa opção é usar FAQs, blogs e vídeos. O tom da linguagem deve ser sempre amigável e compreensivo, por isso evite textos em caps lock no chat, pois eles dão a impressão de que o atendente está gritando. Recursos como o negrito, por exemplo, cumprem o papel de transmitir informação clara no ambiente virtual. 4. Conclua o atendimento no chat O atendimento só acaba quando o cliente chega ao seu objetivo. Se precisar deixá-lo em espera para checar informações, seja breve e mantenha contato quando demorar um pouco para dar respostas. Dessa forma, a pessoa se sente segura e tem a certeza de que o atendimento ainda está acontecendo. 5. Atenda com proximidade A sensação de respostas prontas e robóticas é muito negativa para o engajamento do cliente com a empresa. É preciso humanizar esse momento, com mais compreensão e envolvimento de quem atende. A avaliação é positiva quando o cliente sente que há atenção especial ao seu questionamento.
Tudo na tecnologia avança muito rápido e com marketing não seria diferente. Veja abaixo algumas tendências que separamos para você: 1. Marketing de Indicação Indicar produtos e serviços para outras pessoas não é nenhuma novidade. Todos já passamos por essa situação, seja na posição de indicador, ou como a pessoa que recebe a indicação.? O Referral Marketing, como também é chamado, é uma interessante estratégia para alavancar o público do seu negócio através dos clientes que já consomem seu produto ou serviço. Criar um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas) pode ser uma importante forma de divulgação da sua marca. 2. Anúncios no Facebook Com cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook ainda é uma das principais plataformas para divulgar o seu negócio na internet. Tanto que a rede social possui uma área exclusiva de Marketplace, além de uma completa ferramenta de anúncio destinada aos seus usuários. Pensando nos pequenos e médios negócios, a plataforma também disponibiliza um canal exclusivo para que empreendedores conheçam como funciona o processo de impulsionamento de posts e conteúdos disponível no site, através deste link. 3. Aposta no Instagram O Brasil é terceiro país no ranking de usuários de Instagram no mundo com (aproximadamente) 80 milhões de pessoas conectadas na rede social, ficando atrás somente dos EUA e Índia. Com tantas pessoas compartilhando fotos, vídeos e interesses nesse aplicativo, o Instagram surge como uma ótima opção para empreendedores divulgarem os seus negócios. As dicas são apostar em vídeos nos stories e no poder de divulgação dos micro-influenciadores (com até 40 mil seguidores), que possuem mais credibilidade junto às pessoas que os seguem. 4. Marketing de Influência O aumento do uso das redes sociais dos últimos originou o surgimento dos influenciadores digitais. Influenciadores são pessoas (famosas ou não) que possuem um alto número de seguidores em seus perfis. Seja pela admiração do estilo de vida, ou pela irreverência, ou até mesmo o aparente sucesso e conhecimento sobre determinada área que eles demonstram ter nas redes sociais, os influenciadores conseguem deter a atenção das pessoas e isso pode ser crucial na hora de converter uma ação em venda. Além disso, utilizar uma ação patrocinada em um perfil de um influenciador pode gerar mais confiança das pessoas sobre a sua marca, como também é uma forma de publicidade que foge dos anúncios convencionais na internet. 5. Áudios e Podcasts A popularização dos podcasts no Brasil em 2019 fez crescer uma outra forma de se relacionar com o público consumidor. Áudios e podcasts são plataformas que podem ser consumidas a qualquer hora, sem a necessidade de parar uma outra tarefa para poder acompanhar com atenção. Por isso a capacidade de interação com o público se torna mais interessante. O fato de ser uma comunicação sonora permite também atrelar o imaginário e a emoção ao comunicar seu produto ou serviço com o cliente. 6. Marketing no WhatsApp O aplicativo de troca de mensagens Whatsapp caiu nas graças dos brasileiros. Saber usá-lo como parceiro do seu negócio se tornou imprescindível. A plataforma disponibiliza o Whatsapp Business para que o número fixo de telefone do seu empreendimento seja utilizado como canal oficial da sua marca e existem diversos pluggins que podem ser utilizados para automatizar o atendimento dos consumidores, o que dá a sensação de imediatismo na resposta ao cliente. 7. Lei Geral de Proteção de Dados A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709), que dispõe sobre os dados pessoais na internet, ainda não tem data para entrar em vigor no país, mas as empresas precisam trabalhar sob a luz dessa realidade. Os empreendedores necessitam atender o anseio do público em respeitar e resguardar a privacidade dos dados coletados nos cadastros solicitados pelas empresas aos clientes. Se adequar a nova lei é demonstrar preocupação e cuidado com seus consumidores. 8. SEO Se você quer anunciar na internet, você precisa entender um pouco de SEO (Search Engine Optmization). Ele é a ferramenta de otimização das pesquisas de busca na internet e, através dele, você consegue segmentar o serviço e produto que você oferece para o público que o está procurando. Isso melhora o posicionamento da sua marca nos rankings de pesquisa e, consequentemente, pode converter em mais vendas e aumento do seu público. 9. Uberização As empresas precisam entender o fenômeno de uberização das relações trabalhistas e saber extrair os benefícios que podem ser causados por este modelo. A uberização permite que pessoas comuns atuem de forma autônoma na prestação de serviço para empresas, com horários flexíveis, e retorno imediato para todos os envolvidos. Mas deve-se ter cuidado para que as relações não extrapolem os limites dos direitos individuais e se torne uma forma de exploração dos colaboradores. 10. Marketing de conteúdo Produzir conteúdo relevante na internet é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, além de trazer ganhos de confiança da marca na internet e ser uma medida que otimiza as ferramentas de SEO para a sua empresa. Seja na forma de texto para blog, vídeo ou podcast, produzir conteúdo aumenta as oportunidades de interação com o seu público e é uma ótima aposta de estratégia para o seu negócio. Escrito por Lucio Silva Pires Junior, colaborador do Sebrae Nacional. _________________________________ Veja também:
Ser encontrado nos mecanismos de busca é essencial para um e-commerce bem sucedido. Por isso, investir em técnicas de otimização para essas ferramentas, chamadas de Search Engine Optimization (SEO) pode ajudar seu negócio a se destacar da concorrência. Hoje em dia, buscar algo no Google se tornou um hábito tão comum que nem pensamos mais sobre isso. No caso de marcas online de maquiagem e cuidados com a pele, um relatório da agência norte-americana PM Digital mostrou que cerca de 40% do tráfego nos sites dessa área têm como origem as ferramentas de busca da internet. E esses dados são de 2014! Hoje em dia, buscar algo no Google se tornou um hábito tão comum que nem pensamos mais sobre isso. Confira a seguir mais informações e dicas de como o empresário com e-commerce pode garantir mais vendas, fidelizar e atrair novos clientes por meio do SEO. O que é SEO? O SEO consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar o posicionamento do seu site (e cada uma das páginas existentes dentro dele) nos mecanismos de busca, como o Google, Bing e outros. Assim, quando o usuário digita uma palavra-chave no Google, por exemplo, o objetivo do SEO é fazer com que as páginas do site que têm conteúdos relacionados àquela palavra-chave apareçam entre os primeiros resultados. Qual é a importância disso? Pense em quantas páginas do Google você costuma visualizar antes de escolher em qual link clicar. Provavelmente, você vai só até o fim da primeira página ou ainda menos, certo? Em uma busca rápida usando a palavra-chave “maquiagem”, por exemplo, o Google oferece como resposta nada menos do que aproximadamente 95 milhões de resultados, divididos em milhares de páginas. Daí a importância de o seu negócio aparecer logo no início. Se não for possível estar na primeira página, já que nem sempre é fácil concorrer com os grandes players, você precisa estar no máximo na terceira ou quarta página. Além disso, você pode investir em palavras-chave mais específicas, mas que ainda tem um volume de buscas grande. Assim, continua alcançando seu público sem ficar ofuscado pelos grandes concorrentes. Na imagem acima, veja que os primeiros três resultados na coluna principal são anúncios. Isso significa que as empresas pagaram para aparecerem em destaque por um período de tempo quando o usuário fizer a busca por “maquiagem” no Google. Já a coluna da direita (mais estreita) é totalmente dedicada aos anúncios. O primeiro resultado da busca orgânica, aquela que não é paga, é o da seção de maquiagem dentro do site da Sephora. Como ela conseguiu isso? Claro que a grande popularidade da loja conta, mas um grande esforço de SEO no site da empresa também contribui fortemente. Você pode perceber na imagem abaixo a preocupação em melhorar o posicionamento do site. Isso porque a loja usa várias estratégias de SEO no seu portal. Como otimizar o seu e-commerce Uma das principais vantagens das estratégias de SEO é que você não precisa de uma agência especializada para começar a implementar mudanças. Muitas ações podem ser feitas pelo próprio empreendedor ou pela pessoa responsável pelo site da empresa. Palavras-chave Um dos primeiros passos para otimizar o SEO do seu site é selecionar as melhores palavras-chave para o seu negócio. Para isso, você procurará pensar em como o usuário chama ou “busca” determinado produto ou serviço. Descrição dos itens Para otimizar as buscas pelo seu produto, invista em uma descrição detalhada dos itens, usando as palavras-chave escolhidas. Evite utilizar a descrição padrão dos fornecedores. Se você fizer isso, corre o risco do cliente ir parar no site do fabricante e não para o seu! Por isso, defina um padrão e dedique-se a isso. Carregamento da página e outras estratégias Investir em SEO geralmente está dentro de toda uma estratégia maior de marketing digital. Otimizar seu site, para que o tempo de carregamento dele seja rápido, por exemplo, ajuda os mecanismos de busca a colocá-lo no topo das pesquisas. Assim como apostar em e-mail marketing aumenta o tráfego. Por isso, busque alinhar seus esforços para que uma ferramenta contribua com a outra, seja o e-mail, as mídias sociais ou outros canais de marketing. Dicas extras Além disso, há outros pontos que precisam ser observados na hora de otimizar seu site. Confira no infográfico abaixo e melhore sua presença digital! Título da página: use sempre o nome do produto no título. URL: tenha o nome do produto no endereço da página. Breadcrumbs: utilize sempre aquela linha geralmente no início da página que indica o caminho por onde o usuário navegou no seu site para chegar até determinada página (por exemplo: maquiagem > face > base). Meta description: preencha sempre essa descrição do produto. Esse é o texto que aparece no resultado do Google. Descrição do produto: utilize as palavras-chave destacadas em negrito (o Google entende que o que está em negrito/destacado tem maior relevância). Clientela: insira espaço para opinião e avaliação dos clientes. Saiba mais sobre a gestão de lojas virtuais na página sobre e-commerce do Sebrae.
A visibilidade e a “encontrabilidade” são conceitos que tratam de modelos de navegação que fazem os usuários acharem o que precisam. Para isso, utiliza-se técnicas para colocar o site da sua empresa em posição de destaque nos mecanismos de busca usados pelos potenciais clientes. Confira quais são as técnicas disponíveis para promover a “encontrabilidade” na internet: SEO (Seach Engine Optimization) é uma das formas de obter o máximo de visibilidade para o site em mecanismos de busca (Bing, Google e Yahoo). A técnica envolve a modificação de alguns aspectos técnicos, de conteúdo e de codificação do site da empresa, para que o usuário encontre o seu site antes do site da concorrência. SEM (Search Engine Marketing) promove ações de marketing para vender por meio do Google, por exemplo. Estes anúncios são chamados de links patrocinados. Apesar dos links patrocinados aumentarem a “encontrabilidade” do empreendedor na rede mundial de computadores, é preciso lembrar que, de forma geral, o internauta tende a acessar os hiperlinks nos resultados de busca orgânica. Eles acessam as páginas de anúncios pagos (anúncios patrocinados) quando não encontram o que procuram na busca “orgânica” (processo de pesquisa dos mecanismos de busca).
Confira algumas dicas e use as redes sociais de forma estratégica para trazer retorno direto aos seus negócios.
O coronavírus tem forçado as pessoas a se isolar em casa como medida preventiva para evitar a proliferação da doença. Com isso, pequenos e médios negócios têm sido impactados pela interrupção de seus serviços em todo o país. Para evitar que o negócio venha a falência, empreendedores estão vendo na internet uma alternativa para atrair clientes e sobreviver à crise. O Brasil é o segundo país do mundo que mais acessa o Instagram. Então é possível impactar o público consumidor agindo da maneira certa. Por isso, queremos auxiliar você e mostrar as diversas maneiras de fazer negócios online. Confira o conteúdo que preparamos com dicas de como usar o Instagram para vender mais. Use bem as hashtags As hashtags são palavras-chaves que ajudam as pessoas a encontrar a sua marca, por isso utilize-as com inteligência. Vale tomar cuidado com o exagero e estudar quais estão sendo mais buscadas no seu segmento. Use-as como termos estratégicos, que estejam relacionados ao conteúdo e ao seu negócio. Faça fotos de qualidade É importante ficar atento à qualidade das imagens. Lembre-se de que no Instagram imagem é tudo! Fique atento a ângulos desfavoráveis, montagens mal-feitas e baixa resolução das fotos, pois tudo isso impacta na sua marca e faz com que o usuário perca o interesse em seguir o seu perfil. Alguns aplicativos de tratamento de imagem pode ser um alternativa para quem não pode contratar um fotógrafo profissional. Eles ajudam na edição das fotos, postagens comerciais e filtros interessantes para as publicações. Converse com o seu público Incentive o diálogo com os seus clientes, dê atenção ao usuário, não dificulte o relacionamento e tente responder seus seguidores de uma forma rápida e simpática. Atitudes como essas trazem alguns benefícios como fidelizar, criar empatia, descobrir as preferências do consumidor, receber feedbacks e ter um canal mais ágil de vendas e de resolução de problemas. Fique atento ao seu conteúdo Visite perfis de outras marcas, concorrentes e empresas de referência para ter ideias de como administrar o seu perfil e trazer conteúdo relevante para o seu público, mas lembre-se de evitar fazer cópias, conteúdo que não agrega nada e muito similar desagrada o público. Seja autêntico e abuse da criatividade para conteúdos que vão conectar as pessoas ao seu negócio. Uma pesquisa do Ipsos divulgada pelo Instagram mostra que criatividade e autenticidade são muito importantes para os consumidores. Invista nisso! 62% afirmaram que esperam que o conteúdo das marcas seja criativo. 58%, que seja divertido. 58%, informativo. 57%, autêntico. Explore todas as ferramentas do instagram A ferramentas do instagram vão além dos posts, existem os stories e seus diversos elementos, como gifs, enquetes, testes entre outros. Há também o IGTV, que permite vídeos mais longo de até uma hora. Explore todas essas ferramentas para alcançar mais pessoas e fazer sucesso com conteúdos diferentes e criativos. __________________________ Veja também Utilize o WhatsApp Business para manter as vendas 10 tendências do marketing digital F-commerce: veja as vantagens de ter uma loja virtual no Facebook
O WhatsApp Business é uma ferramenta criada para auxiliar o processo de comunicação dos negócios. Em tempos de coronavírus, adotar essa ferramenta pode a ser solução para garantir as vendas da sua empresa. Afinal, o aplicativo permite continuar a atender os seus clientes, tudo a distância, para eles continuarem comprando, mas de casa. Por isso separamos nove dicas de como o WhatsApp Business pode ajudar a manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa. 1. Envolva o cliente Antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, que ele utiliza para interagir com pessoas próximas. Qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa. 2. Segmente a sua lista de contatos Faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhastsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para enviar informativos, promoções e ofertas. 3. Divulgue o número de WhatsApp da empresa Destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais, espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal. 4. Atribua tags aos clientes As tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias que escolher. Esse recurso pode ajudar neste momento em que as atenções de vendas estarão concentradas na plataforma. 5. Aproveite os recursos das listas de transmissão As listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua: Vá até a tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”. Selecione os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque no ícone “criar”. Altere o nome da lista e adicione outras pessoas. Importante: os contatos precisam estar na agenda do celular, e o seu número deve estar registrado no celular do cliente. Por isso, comunique seus contatos antes de enviar sua lista de transmissão. 6. Invista em um número exclusivo Você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número. Porém, esse método não é o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade, tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista em um aparelho mais simples e um número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa. 7. Preste um bom atendimento Além de um canal de vendas, certamente, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparado para lidar com esse tipo de atendimento. 8. Utilize um link direto para o seu WhatsApp Coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo abaixo: Copie o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Coloque o seu número após a palvra o número 55, com o DDD da sua cidade, substituindo todos os zeros. Para cidades que não usam o nono dígito, utilize o link: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000. Agora, o cliente pode te enviar uma mensagem direta, através do link. 9. Acompanhe as estatísticas das ações Quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Saiba como ver o seu relatório: Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”. Selecione “Configurações da empresa”, e depois em “Estatísticas”. Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes. Fonte: Blog do Sebrae de Santa Catarina
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