this is an h1

this is an h2

header_noticia_sem_foto
Ministra Tereza Cristina participa da abertura do Sebrae 50+50 no MS

Evento em Campo Grande dá início às ações do cinquentenário da instituição e apresenta as principais ações do Sebrae/MS para apoiar os empreendedores no estado


O superintendente Claudio Mendonça recebe a ministra Tereza Cristina, no telão: abertura do Sebrae 50+50 em Campo Grande (Foto/crédito - Divulgação/Sebrae MS)

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou online do lançamento do Sebrae 50+50, realizado em Campo Grande, em 24 de janeiro. Promovido pelo Sebrae Mato Grosso do Sul no espaço Bosque Expo, o evento deu início à celebração do cinquentenário da instituição no estado, ao mesmo tempo em que foram apresentadas as principais ações em 2022 para apoiar os pequenos negócios locais.

Com imagem projetada no telão do palco, Tereza Cristina enfatizou a atuação histórica do Sebrae e destacou o apoio do setor produtivo para continuar transformando a vida da população. “É a partir desse trabalho que a economia roda", afirmou a ministra. "Essa harmonia entre todos os entes, como as federações, empresas, todo o Conselho do Sebrae, pode fazer a diferença na vida das pessoas, realizando o resgate da economia local."

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou as principais ações da instituição. Segundo ele, o Sebrae ampliou a sua capacidade de atendimento para ficar mais próximo do empreendedor, resultando em um alcance maior do seu público-alvo. “Este evento é um desdobramento do trabalho realizado pelo Conselho. Atendemos 66 mil CNPJs diferentes no ano passado. E foram essas pessoas, esses parceiros que estão aqui hoje, que chegaram em todos os pontos."

O encontro contou com a presença do Conselho Deliberativo Estadual, bem como de autoridades, parceiros e imprensa, e foi intitulado "Sebrae 50 + 50: Criar o Futuro é Fazer História", tema do aniversário de meio século da instituição.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, também secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, abriu o evento, reafirmando a importância de ações voltadas às micro e pequenas empresas. Ele ressaltou o trabalho feito em parceria com as entidades do setor produtivo, governo estadual, prefeituras municipais e demais parceiros estratégicos. “Temos 1.200 ações planejadas para este ano, e isso não fazemos sozinhos. São 50 anos de Sebrae, vamos mostrar que conseguimos expandir os negócios de Mato Grosso do Sul, junto com todos as entidades que estão aqui presentes”, disse.

Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, acredita que todo o apoio do Sebrae aos empreendedores, bem como o comprometimento do setor produtivo, aliado à uma gestão pública eficiente, tem trazido bons frutos. “O ambiente de negócios é criado por uma estrutura que envolve diversas variáveis. Todo esse conjunto, que o Conselho participou, fez com que Mato Grosso do Sul, ao longo desses anos, tivesse a condição de ser o quinto estado mais competitivo do país."

O prefeito de Terenos, Henrique Budke, representou a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) no evento. Ele parabenizou o trabalho do Sebrae, citando o programa Cidade Empreendedora. “Quando vocês vão aos nossos municípios, vocês atendem com excelência, na parte de gerenciamento, desburocratização, compras, e também as micro e pequenas empresas, que são quem gera emprego e renda. Quero parabenizar vocês, são 50 anos de história de trabalhos e conquistas”, disse.

O evento teve ainda um tour por uma mostra interativa que contemplou os espaços: Atendimento ao Cliente; Programa Cidade Empreendedora; Pró-Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal e Polo de Ecoturismo; Propeq Dinamiza – Programa Estadual dos Pequenos Negócios; e Inovação, com exposição de máquinas do Lab Maker, laboratório de prototipagem do Living Lab. Também houve um local para a imprensa e influenciadores digitais, com canais de Comunicação do Sebrae/MS.

As atividades comemorativas do cinquentenário do Sebrae ocorrerão ao longo de todo o ano de 2022, em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Estão previstas mais de cem ações, em todo o país, que buscam fazer a travessia entre o rico passado de conquistas, a atuação nos dias de hoje e as contribuições para o futuro.

Do ponto de vista histórico, o Sebrae mostrará as contribuições que a instituição trouxe para o Brasil, como, por exemplo, a melhoria paulatina do ambiente de negócios, com a construção, junto ao Poder Público, de uma legislação avançada de estímulo ao setor, em particular com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, de 2006.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias, com informações de Natália Moraes (Sebrae/MS)

Para saber mais:

50+50: Sebrae/MS apresenta principais ações para apoiar empreendedor neste ano

Posso ajudar?