this is an h1

this is an h2

header_noticia_sem_foto
Quadrinhos da Turma da Mônica divulgam fontes alternativas de energia

Apresentada durante o evento Energia 50 + 50, realizado pelo Sebrae em Brasília, a história mostra como os pequenos negócios podem economizar na conta de luz

O incentivo ao uso de fontes alternativas de energia pelos pequenos negócios é tema de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica concebida especialmente para o Sebrae pela equipe do desenhista Maurício de Souza. A iniciativa está sendo divulgada no evento Energia 50+50, realizado em Brasília (9 e 10/8), com transmissão online e integrante do calendário oficial das celebrações do cinquentenário do Sebrae em 2022.

A história em quadrinhos foi programada para quatro gibis da coleção de personagens que fazem grande sucesso no Brasil. Mostra a mãe da Mônica tranquilizando a amiga Nena, que abriu uma lanchonete somente com produtos naturais e se queixa do valor crescente da conta de luz. Nena recebe, então, a dica de instalar um sistema de energia solar fotovoltaica.

As vantagens: "Gera economia na conta de luz, e o retorno do investimento se dá em poucos anos", explica uma funcionária da empresa fornecedora. Não só: a loja é reconhecida ainda como ecológica, pois não polui. "A energia solar é uma oportunidade para quem vende e um bom negócio para quem repensa suas escolhas", conclui a mãe da Mônica, que faz uma ponta na historinha, mais interessada no lanche da loja.

O conteúdo espelha a visão do Sebrae sobre o assunto. A primeira abordagem é a energia para todos, na qual as pequenas empresas estão no foco para redução de custo e consumo. O segundo enfoque é a oportunidade que a área representa para muitos, ou seja, quando o pequeno negócio vende, instala, faz o projeto da tecnologia de uma energia renovável ou mesmo participa de etapas da cadeia produtiva de grandes empresas atuantes nesse mercado. 

A história em quadrinhos sobre energia faz parte de uma parceria do Sebrae, por meio do programa Sebrae Delas e da Equipe Energia, com a Maurício de Sousa Produções, que compartilham o projeto Donas da Rua do Empreendedorismo. A iniciativa converge com a preocupação de Maurício de Souza em veicular temas essenciais como inclusão, diversidade, meio ambiente e energias renováveis. 

Não por acaso, são mulheres as personagens da história que encarnam as mensagens do Sebrae sobre a questão energética. “O perfil do segmento econômico de energia, com muita tecnologia e inovação, coincide com as características das mulheres empreendedoras”, explica Juliana Ferreira Borges, coordenadora nacional de Energia do Sebrae.

Ela ressalta que o conteúdo trabalha, de forma lúdica, como a instituição atua para incentivar o acesso de micro e pequenas empresas ao setor, assim como a produção renovável de energia. “A Turma da Mônica é um clássico de leitura dos brasileiros. Unimos essa paixão nacional com temas que são fundamentais para disseminar a cultura empreendedora”, salientou.
 

Para saber mais:

História em quadrinhos da Turma da Mônica: Energia

Eficiência Energética
 

Sobre o Sebrae 50+50

As atividades que marcam a celebração dos 50 anos do Sebrae giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história” e procuram mostrar a conexão da instituição com o Brasil. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza as ações atuais nos três pilares da instituição: aprimorar a gestão empresarial, desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios e promover a cultura empreendedora. Mostra também a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar para o futuro, ao mesmo tempo, voltado para os novos desafios do empreendedorismo no país.

Conheça: www.agenciasebrae.com.br

Posso ajudar?