this is an h1

this is an h2

Wed Aug 11 09:41:29 BRT 2021
Empreendedorismo | PERFIL EMPREENDEDOR
Empresa Júnior: O que é e como ela funciona

Quais são as vantagens de participar de uma empesa júnior.

· 03/06/2019 · Atualizado em 11/08/2021

 

O que são empresas juniores

São organizações que prestam serviços sem fins lucrativos e que possuem o status jurídico. Por isso, ao contrário da maioria das empresas, os lucros não são divididos entre os membros e sócios, devendo ser investido integralmente na própria empresa com o objetivo de promover o conhecimento e fomentar o crescimento pessoal e profissional dos jovens, por meio de uma experiência empresarial.

Desse modo, elas não têm como objetivo principal visar o lucro, elas devem ser um espaço que incentiva o espírito empreendedor dos graduandos, sendo formada e gerida por eles, com a orientação de um grupo de professores e de funcionários da instituição de ensino.

Como funcionam as empresas juniores

O funcionamento se dar como uma empresa normal. Por isso, são criadas da mesma maneira que qualquer pessoa jurídica de direito privado é constituída. Elas devem criar um Estatuto que propõe direitos e deveres de cada um de seus membros. Normalmente, o estatuto é aprovado em uma assembleia constituída por alunos, assim como, no mundo dos negócios, ele é aprovado por um conselho de diretores ou de sócios. 

A hierarquia e a divisão de funções também são muito semelhantes. Normalmente, um dos alunos é eleito presidente e outros são eleitos para as cadeiras de direção das empresas juniores. Há uma equipe de tesoureiros e outra para os recursos humanos. Os membros mais antigos e experientes vão aumentando sua importância e comandam os mais recentes. Em uma empresa júnior consolidada, os participantes sabem quais são os critérios para a promoção e são incentivados a aumentar a sua responsabilidade.

Quais são as vantagens de participar de uma empesa júnior

  •  Experiência real do mercado de trabalho 

         Você desenvolverá a habilidade de solucionar problemas inesperados, o que aumentará a sua capacidade de resposta quando estiver atuando no mercado. Você passará a ser referência para seus outros colegas de faculdade, o que poderá gerar diversas oportunidades em breve.

  • Contato com estudantes e empresas

        É uma excelente forma de você criar um networking logo na universidade. Você entrará em contato com diversos funcionários de empresas, que, impressionados com o seu desempenho, podem acabar garantindo a você uma colocação no mercado de trabalho após formado. Também você constrói diversas relações de amizades com os membros de sua empresa júnior.

  • Participação de eventos

        Você terá uma excelente oportunidade para viajar, para conhecer outras culturas empresariais e para trocar experiências.

O que é preciso para montar uma empresa júnior

De início é necessário ter um conceito bem pensado e elaborado, mas para que isso seja possível deverá existir uma equipe engajada e disposta a se dedicar 100% ao projeto.

Por ser um plano de universitários, esses alunos devem ser acompanhados por um professor e claro, pela diretoria da universidade. Diante disso, fica claro que o primeiro passo concreto dos alunos, será entrar em contato com a universidade. O segundo passo que os universitários devem procurar fazer é documentar de forma organizada o projeto, o plano de negócio, registrar quem são os membros dessa equipe, o valor que a equipe possui para efetuar essa ideia e, por fim, o que esses estudantes esperam da universidade.

Outro ponto importante para iniciar o projeto de empresa júnior é saber todas as variáveis existentes no quesito financeiro. Quanto se tem de crédito ou receita e quanto será gasto. Assim como qualquer empresa, o projeto de empresa júnior precisa de um capital e de investimentos para que o projeto tenha continuidade.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora