Entenda a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica
Pessoa Física são pessoas comuns onde o Estado reconhece como cidadão através do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou certidão de nascimento. Dito isso, a conta bancária de uma Pessoa Física envolve a conta particular de um indivíduo, criado com documentos pessoais, sendo eles, RG e CPF idealmente criado para movimentações de custo pessoal, com exemplo: contas, escola, supermercado, entre outros.
Pessoa Jurídica é o termo utilizado para conceituar uma entidade formada por uma ou mais pessoas físicas, com objetivo de contribuir de modo trabalhista, essa modalidade é registrada por um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) que identifica uma pessoa jurídica junto à Receita Federal brasileira.
Pessoa jurídica de direito público interno: Empresas que representam juridicamente a União, Estados, municípios bem como todos os órgãos de repartição pública.
Pessoa jurídica de direito público externo: Respondem pelo direito internacional, geralmente Estados estrangeiros e organismos internacionais.
Pessoa jurídica de direito privado: Associações, Empresas individuais de responsabilidade limitada, Fundações, Organizações religiosas e Partidos políticos.
A conta Pessoa Jurídica é destinado para quem possui empresas privadas ou públicas sobre o registro do CNPJ ativo. A conta bancária é destinada para movimentações financeiras da empresa, como exemplo, receitas e pagamentos exclusivos do negócio. Vale ressaltar que além do registro ser apenas pelo CNPJ, a pessoa jurídica deve entender os direitos, deveres e impostos a cumprir, entre eles estão estabelecer e cumprir os limites de faturamento anual sendo submetido a declaração, contudo, garante vantagens como maior segurança e credibilidade para receber de clientes e possibilita maior controle de receitas da empresa.
Para uma boa gestão financeira e um controle eficiente de finanças é fundamental saber diferenciar as movimentações que serão realizadas, idealmente separando sempre as despesas pessoas das empresariais.
O Sebrae disponibiliza um time de especialista que podem orientar tecnicamente e apresentar as soluções mais adequadas para o seu negócio, bem como retirar todas as dúvidas empresariais, legislativas, financeira e de inovação de maneira gratuita e online.
Além disso, o portal do Sebrae disponibiliza cursos, palestras e seminários didáticos para contribuir com capacitações gratuitas para os empresários.
Como controlar o fluxo de caixa;
Educação financeira empresarial;
Foi um prazer te ajudar :)