O salão de beleza oferece serviços focados em estética facial e corporal, higiene e embelezamento. A preocupação com a beleza pessoal, independente de sexo, o salão de beleza é frequentado por homens, mulheres e crianças que buscam bem estar. Pensando nisso, cada vez mais cresce o número de salões e centro de estética com diferentes focos de acordo com a atuação e serviços ofertados.
Preocupados com a satisfação do cliente o setor de beleza e estética está em constante inovação, criando e apresentando novos aperfeiçoamentos como especializações, tecnologias, tratamentos e técnicas. O empreendedor deve se manter atento às constantes inovações do setor e mercado e assim a qualidade dos serviços terão avanços significativos.
Devido ao grande crescimento de salões é necessário definir o estilo e o público- alvo que irá atender, assim poderá buscar inovações corretas para determinado nicho além de manter clientes fixos. Antes de abrir um salão de beleza deve-se está atento a algumas recomendações, tais como:
Atendimento
Um bom atendimento é fundamental para que o cliente saia satisfeito e retorne ao estabelecimento. O cliente deve ter uma experiência positiva, fazendo que se sinta bem-vindo.
Relacionamento com o cliente
O atendimento do cliente vai além do presencial. As mídias digitais são canais que abrem portas para fidelizar e atualizar informações, promoções, produtos e serviços que deseja promover.
Qualidade e inovação
O crescimento no mercado está presente em todos dos seguimentos. Oferecer produtos, atendimento, e serviços de qualidade permite que a empresa tenha diferencial no mercado.
Espaço e conveniência
Postura profissional, espaço físico, manual de rotinas e procedimentos, segurança procedimentos estéticos são aspectos essenciais para manter a qualidade do serviço. A estrutura básica de um salão de beleza deve contar com um conjunto de salas ou ambientes preparados para cada tipo de atendimento ou serviço.
Marca e reputação
Criar uma identidade visual para sua é essencial, pois a marca é a identidade do negócio, ela precisa conectar o cliente com seu empreendimento trazendo a ele a memoria do seu produtor e serviço.
Equipe
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento e aos serviços oferecidos. Os colaboradores devem ter as seguintes competências, que devem ser focadas durante o processo de seleção e contratação:
Controle financeiro
O controle financeiro promove a organização de investimentos e planejamento de melhorias para empresa que permite ao empresário lançar suas contas a pagar e seus direitos a receber, além de obter uma estimativa de receitas e despesas, mantendo o controle de saldo disponível.
O marketing digital consiste em ações online que empresas utilizam como estratégia para divulgar e comercializar seus produtos e serviços. Com o avanço da internet, é possível ver as grandes empresas se preocupando com o marketing digital em suas ações, no qual se dá através da internet, telefonia e outros meios digitais.
A presença da sua empresa do ambiente digital é importante, visto que, atualmente cada vez mais cresce o número de pessoas conectadas. O relacionamento com o cliente vai além do presencial e canais de atendimento e interatividade é uma estratégia que geram a consolidação do cliente com a empresa.
O marketing digital trás melhorias como: melhoras no posicionamento de mercado, estabelece um novo canal atendimento de vendas, aumento das métricas de resultados, aumento de retorno de investimentos, aumento de interatividade responsivo com o cliente, reconhecimento e retorno de cada ação, além de, possibilitar um diferencial no mercado.
São inúmeros os motivos que levam uma empresa a acumular produtos ou não os ter em estoque. Por isso, fazer a gestão de mercadorias é essencial para o seu negócio. O controle do estoque permite que você tenha uma visão melhor de seus produtos e, assim, que seja capaz de elaborar estratégias de venda, planejar compras corretamente e fazer boas negociações com fornecedores.
Nosso objetivo é ajudar você. Por isso, listamos aqui algumas dicas que vão auxiliá-lo na hora de controlar o estoque. Confira agora mesmo.
Existem sistemas especializados na gestão de estoque da sua loja de roupas, como o Hiper. Eles conseguem organizar os produtos da melhor forma possível, facilitando o controle e diminuindo as falhas. Além disso, esses sistemas contam com funcionalidades práticas, como “primeiro que entra, primeiro que sai” (PEPS). Seja qual for o seu sistema (manual ou automático),
Parece um detalhe besta, mas muitas empresas não fazem isso e acabam tendo problemas sérios quando descobrem que algo está errado com os valores. Uma dica é implementar algum sistema de “inventário rotativo”. Assim, o próprio sistema escolhe diariamente itens para checar e poderá identificar possíveis erros.
O gerenciamento desse estoque se torna mais simples, o espaço físico necessário passa a ser menor e os custos são reduzidos.Uma recomendação para quem quer ter um estoque mais enxuto é manter uma relação direta com os fornecedores, facilitando assim a compra de produtos e evitando a falta deles.
Você precisa garantir que os produtos sejam facilmente encontrados. De nada adianta ter todas as informações sobre a mercadoria, se não consegue achá-la com facilidade quando precisa. A organização permite que você avalie com clareza o espaço de que necessita.
Em um momento de distração, um produto pode entrar sem ser devidamente registrado e esquecido no estoque. Para detectar todas essas falhas antes que elas se tornem problemas reais, é recomendável estabelecer uma rotina de vistorias. Elas podem ser semestrais, mensais, semanais e até diárias.
Crie um calendário com as datas de compra de cada item. Sistemas específicos para o controle de estoque podem até enviar alertas quando chegar a hora de fazer a reposição
de mercadorias tanto das vendas físicas quanto das online.
Antes de começar qualquer projeto, é importante se organizar, mapear estratégias e pensar em uma metodologia que funcione como imaginou. E no mercado comercial não poderia ser diferente. Estar atento às tendências, sempre se atualizar e escolher estratégias para que seu produto tenha uma boa visibilidade é essencial para que seu negócio seja um sucesso.
A metodologia de pirâmide visa a exatamente isso. Dividida em três partes, tem como objetivo estruturar a forma de pensar os produtos. A primeira etapa, a dos 10%, é o que podemos chamar de carro-chefe para a composição da coleção, o DNA da empresa. É onde acontece o desenvolvimento dos produtos, representando a inovação, a criação e o conceito da sua marca. Pensar que tipo de produto quero vender, qual será o meu público-alvo e o que ele procura, para a partir daí, decidir que peças devo comprar.
A segunda parte, os 30%, é a chamada “fase de assertividade”. É o momento de ponderar e ranquear o que foi feito na fase anterior. É nela em que são identificadas as tendências de mercado e o momento em que é analisado o que funcionou para, a partir daí, planejar as compras dos próximos produtos produção.
Na fase final, que representa 60% das atividades, é quando o volume de mercadorias e a precificação são estabelecidos. Durante essa etapa podemos consolidar nosso produto, pois trata-se da fase do desenvolvimento. A partir daqui, pode-se aumentar o volume de compras, estabelecendo um preço e agregando valor aos produtos e, consequentemente, à marca.
Procure ter sempre essa metodologia em mente, já que todas as etapas podem ser consideradas fundamentais para definir o seu espaço no mercado e possibilitar, dessa forma, uma análise mais aprofundada para a montagem da próxima coleção.
Para saber um pouco mais sobre a metodologia da pirâmide e tendências para 2019, confira este conteúdo Sebrae.
Segundo dados da Secretaria de Trabalho divulgados no final de 2018, houve um aumento de 547% no número de cuidador de idosos. Essa é, atualmente, a profissão que mais cresce no país. A expectativa do IBGE é que a população idosa dobre até 2050 (de 9,5% para 21,8%) da nossa sociedade.
O motivo é simples: atender quem necessita de cuidados à medida que envelhece. É justamente o aumento da expectativa de vida do brasileiro que tornou promissor o negócio voltado para a terceira idade.
Com o envelhecimento da população, alguns problemas de saúde acabam surgindo e exigem atenção especial. E é na ajuda da recuperação da autoestima, no acompanhamento diário ou mesmo no auxílio da melhora da capacidade física perdida do idoso que o cuidador torna-se relevante.
Mas antes de tudo, é preciso preparo. O cuidador deve saber desempenhar tarefas básicas, como:
E sempre ter em mente que, sendo um MEI, você precisa ter atitudes e postura empresarial, além de gerenciar o seu próprio negócio.
A busca pela qualificação deve ser constante, já que o reconhecimento da profissão também depende de cursos técnicos e capacitação do cuidador, os quais, além de proporcionar ao paciente um atendimento diferenciado, de qualidade e responsabilidade, ajudam na valorização da profissão e do próprio profissional.
O cuidador precisa saber também que no seu dia a dia vai lidar com inúmeros obstáculos, já que, além de cuidar do bem-estar físico do idoso, o emocional também precisa de atenção. Paciência, sensibilidade, responsabilidade e respeito são necessários para não perder o controle emocional em determinadas situações.
Além disso, saber a história da pessoa cuidada, conhecer o cotidiano, estabelecer um bom relacionamento e, principalmente, ter empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro, é fundamental nesse trabalho.
O marketing digital está diretamente ligado a uma relação de confiança e interação com o consumidor, que cada vez mais exige respostas rápidas e soluções inteligentes, e tem sido a estratégia mais adotada por empresas que buscam engajamento, fornecendo praticidade aos clientes.
Para desenvolver uma boa estratégia é necessário coletar o máximo de informações e elaborar um excelente planejamento para que sua empresa obtenha grandes resultados. O primeiro passo é definir o seu objetivo. Para fazer um planejamento de marketing digital é preciso levar em consideração as principais necessidades do seu negócio.
A internet é um excelente canal, a empresa ganha mais visibilidade, estabelece um relacionamento com clientes e pode ampliar suas vendas. Portanto, ter uma presença online forte é fundamental para atrair clientes, e o marketing digital traz uma série de vantagens para o setor de alimentos e bebidas, como eficácia e fácil mensuração.
Exatamente para detalhar como isso pode ser feito, a seguir, listamos algumas dicas de marketing para o setor de alimentos e bebidas. Confira!
Quanto mais claro o anúncio for, maior será a atenção conquistada. No mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo, é sempre importante ganhar a atenção do leitor de forma objetiva e rápida. Além da busca por conteúdos de qualidade, ele também procura informações transparentes, verdadeiras.
Conheça o público que deseja atingir, é importante conhecer todas as suas características, analisá-lo com calma, identificar suas dificuldades e verificar se você está se comunicado da forma correta. Estudar o público-alvo é determinante para as ações que serão tomadas. Tenha em mente dados como:
É importante ficar por dentro do mercado e da concorrência, conhecer a eficiência do plano de marketing digital usado por eles e saber o que estão fazendo para se destacar dos demais.
Para atingir os objetivos da sua empresa, você pode optar por diversos canais de marketing que estão disponíveis no ambiente digital. Entre eles, estão:
O uso adequado dessas ferramentas permite alcançar o perfil exato dos interessados. Assim, o marketing digital possibilita criar uma estratégia clara de atuação sobre o público-alvo da empresa ao oferecer ferramentas e meios para que a segmentação seja mais precisa e o custo de investimento seja mais bem aproveitado.
Pesquisas do Sebrae indicam o Instagram como o mais utilizado pelas empresas, e não para menos, essa rede social possui um nível de engajamento fortíssimo. Ou seja, por meio do instagram, muito mais do que likes, você pode obter envolvimento, interação e relacionamento com os seus clientes. Então, se você quer bombar a perfil da sua empresas nas redes sociais, aqui vão algumas dicas que pode auxiliá-lo como:
O diagnóstico empresarial é uma ferramenta rápida que tem como objetivo apresentar soluções sobre diversos aspectos da sua empresa de acordo com a necessidade, essa identificação se dará a partir de levantamentos objetivos sobre a situação do negócio.
Por meio de uma orientação online e gratuita o Sebrae oferece uma análise de desempenho da sua empresa nos mais variados aspectos. Essa possibilita que você receba ajuda para aperfeiçoar a gestão e inovação de sua empresa.
O diagnóstico é composto por um questionário que contém perguntas que procuram coletar informações sobre sua empresa em busca de identificar e melhorar entendimento dos processos internos, novas percepções estratégicas e assim ajudar a solucionar as dificuldades encontradas.
Para ter acesso ao diagnóstico você precisa realizar o cadastro da sua empresa no portal do Sebrae e preencher as informações solicitadas, com isso você receberá sugestões de cursos e conteúdos de acordo com o perfil da sua empresa.
O microempreendedor individual – MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e deseja se formalizar como um pequeno empresário optante pelo Simples Nacional. De acordo com a Lei Geral que protege os micro e pequenos negócios o MEI pode faturar a receita bruta de até 81.000,00 reais ao ano e não ser sócio, administrador ou proprietário de outra empresa.
A formalização do MEI é gratuita e pode ser feita online através do Portal do Empreendedor ou visitando o escritório do Sebrae mais próximo de você. A formalização pode cancelar benefícios previdenciários em andamento, contudo, ser MEI garante benefícios próprios como: auxílio-maternidade, aposentadoria, baixo custo mensal de tributos, acesso a produtos e serviços bancários e cobertura da Previdência Social.
O Microempreendedor Individual pode contratar até um funcionário, desde que não ultrapasse um salário mínimo ou o piso salarial dentro da categoria da profissão. Para contratação de um empregado não há necessidade de ter um contador. Se preferir, o MEI pode utilizar a plataforma digital e-Social, para obter mais detalhes, orientações, obrigações e direitos para a contratação.
O MEI que deseja contratar um empregado deve gerar o GFIP - Guia do FGTS e Informação à Previdência, tendo em vista que o custo é de 11% sobre salário, esse valor é referente a 8% do FGTS (descontado do salário) e 3% referente ao INSS de responsabilidade do MEI. Esse pagamento deve ser feito até o dia 7 do mês seguinte.
A metodologia ALI é uma modelo de gestão da inovação voltado para empresas de alto impacto e maior potencial inovador. Seu objetivo é transformar os pequenos negócios por meio da inovação com investimento 100% subsidiado.
O Projeto ALI está fundamentado em quatro pilares: Inovação, Geração de Valor, Captura de Valor e Aceleração. O foco não é apenas na inovação, mas utiliza-la como meio para geração de resultados concretos para as empresas participantes, seja na forma de aumento de receita, redução de custos e aumento de produtividade.
O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) tem por objetivo a disseminação da cultura empreendedora entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, para despertar e fortalecer o espírito empreendedor. O curso incentiva comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios.
O Sebrae capacita o corpo docente de escolas públicas e privadas que são habilitadas para multiplicar aos alunos a proposta do curso de acordo com cada um dos nove anos do Ensino Fundamental.
O Empretec é uma metodologia criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), com objetivo de desenvolver características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio. Atuando há 25 anos proporcionando experiências de ensino empreendedor, o Empretec opera em 40 países e no Brasil este curso é ministrado exclusivamente pelo Sebrae.
Como funciona
O participante passa por uma experiência de imersão no curso, este seminário proporciona à seus participantes melhoria no desempenho empresarial.
Sua carga horária é de 60 horas distribuídas dentro de seis dias da semana. Durante este período você participará de dinâmicas desafiadoras que o fará acrescer nos seus conhecimentos e experiências dentro e fora do mercado empreendedor.
No decorrer do curso, você compreenderá o que é sustentabilidade e como uma oficina de reparação automotiva pode se tornar sustentável, procurando minimizar os impactos ambientais e sociais causados por sua atividade.
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