Sebrae no Acre por intermédio da Comissão Permanente de Licitação, designada pela Portaria SUPER nº. 019 de 02 de janeiro de 2019, torna público a realização de Licitação na modalidade concorrência n.º 02/2020. Com objetivo de contratação de serviços de publicidade e propaganda a serem prestados, sob demanda, por 01 (uma) agência de publicidade e propaganda ao Sebrae no Acre, incluindo: criação, execução interna, intermediação e supervisão da execução externa e distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, com o objetivo de promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir ideias ou informar o público em geral, O edital estará disponível e poderá ser retirado, a partir de 16/12/2020 com abertura de propostas dia 02/02/2021 às 09:00, que também será disponibilizada no Canal do Fornecedor assim como outras licitações.
O Simples Nacional desde julho de 2017 possibilita ao MEI o parcelamento de seus débitos. De acordo com os Refis das MPE (PERT) disciplinado pela Instrução Normativa 1808/2018, permitem que dívidas vencidas até 29 de dezembro de 2017 sejam renegociadas. Os parcelamentos disponíveis são: Parcelamento Convencional que possibilita o parcelamento dos débitos declarados na DASN-Simei (INSS, ISS e ICMS) em até 60 parcelas mensais e prestação mínima de R$ 50,00. Parcelamento Especial que viabiliza o parcelamento de débitos declarados em DASN-Simei até o período de apuração de maio de 2016, em até 120 parcelas mensais e prestação mínima de R$ 50,00.
A Inscrição Estadual é o registro do contribuinte sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços - ICMS. Esse registro é composto por nove dígitos e obrigatório para comerciar produtos físicos, que necessitam emitir nota fiscal eletrônica ou nota fiscal do consumidor. A inscrição é gratuita e o contribuinte passa a ter o seu negócio regular junto à Secretaria de Estado da Fazenda, além disso o registro é a garantia que identifica se um estabelecimento é regular. Se o MEI não obtiver a inscrição estadual poderá passar por dificuldades na aquisição de mercadorias com fornecedores de fora do estado. Existem dois tipos de inscrição, a inscrição Municipal que serve para recolhimento do ISS – Imposto Sobre Serviços, que é de responsabilidade de cada prefeitura e a Estadual responsável por garantir o regulamento de comércio de produto ou serviço encarregado pela SEFAZ. O ICMS é obrigatório para venda e revenda, atividades de comércio varejista e atacadista, importação de produtos, atividades industriais e manufatureiras. Somente bancos, hospitais e laboratórios estão isentos do ICMS, pois sua contribuição se dá pelo Imposto sobre Serviços. As empresas que comercializam produtos online, como cursos e treinamentos e não entregam produto físico ao cliente também estão isentos.
Cadastro de pessoas jurídicas para prestação de serviços de inovação e tecnologia.
Ser empresário é estar sempre atento a todos os fatores que influenciam o seu negócio, como ficar atualizado com as inovações do mercado, produtos e serviço. Essa é uma das estratégias que fortalecem a marca e influenciam no aumento nas vendas. Atualmente o mais importante não é vender em grande quantidade apenas em um determinado período. Conhecer as necessidades do seu público-alvo, estabelecer um relacionamento com o cliente é umas das estratégias fundamentais para fidelizar e vender mais. O atendimento ao cliente pode ser realizado a partir de diversos meios, o tradicional atendimento presencial não deixou de ser um potencial meio de venda, porém com o avanço da comunicação em mídias, cada vez mais empresas estão migrando e/ou criando um novo caminho de chegar no cliente e expandir o alcance de seu produto ou serviço. Lembrando que o atendimento ao cliente não termina na finalização da compra, uma ótima forma de obter feedback para possíveis melhorias é criar uma estratégia de pós-venda, que podem ser alcançadas facilmente através das mídias digitais. O pós-venda é um processo que ajudará em futuros planejamentos, criação de melhorias, engajamento do público, criação de promoções e ideias de serviço, entre outros. A criação de uma comunidade e estabelecer um nicho, é uma tática eficiente para desenvolver produtos e valores de acordo com o cliente que você deseja alcançar. Essa é uma forma de vender mais para as pessoas certas que retornarão periodicamente à loja. É importante mostrar o valor do seu produto e serviço, nem sempre o cliente compreende o retorno do investimento que irá fazer, sabendo disso, conheça o produto/serviço, as possiblidades de uso e funções que ele possuir. Mostrar o diferencial é uma excelente estratégia de agregar valor.
O Fampe funciona como um salvo-conduto, permitindo a esses empreendimentos obter recursos para capital de giro.
O Sebraetec é um programa nacional do Sebrae que aproxima prestadores de serviços tecnológicos dos pequenos negócios. Esse programa oferece um conjunto de consultorias com variados temas que visa à melhoria de processos, produtos e serviços de inovações nas empresas e mercados garantindo ao seu público o acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação. O programa atua nas áreas de inovação, designer, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, sustentabilidade e serviços digitais. Poderá participar o Micro empreendedor Individual, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, Produtor rural e artesãos desde que possuam registro de atividade. Por meio deste programa, o Sebrae no Acre custeará até 80% das consultorias, oferecendo para ME e EPP o subsídio de 80% do valor de investimento e 90% para MEI, produtor rural e artesão.
O desejo de ser dono do próprio negócio cresce potencialmente no Brasil, de acordo com o Governo Federal estima-se 600 mil novos empreendimentos por ano. Empreender tem seus desafios, e para construir um negócio de sucesso é necessário ter planejamento e comprometimento em buscar conhecimento no nicho em que vai atuar. Existem inúmeras atividades para exercer dentro de comércio e serviço e o primeiro passo para começar empreender é decidir o ramo de atuação. Tomar a decisão de ter o próprio negócio e para alcançar o sucesso é necessária uma pesquisa de análise de mercado, vantagens e riscos, entre outros fatores do empreendedorismo. O Sebrae Nacional pensando em auxiliar o potencial e candidato a empresário separou uma lista com 26 ideias de negócio voltado para quem deseja iniciar uma empresa.
O Microempreendedor Individual é o empresário que possui uma empresa independente. Para o registro do MEI o empresário deve estar ciente que seu faturamento não poderá ultrapassar 81 mil reais por ano, não poderá ter participação em outra empresa como sócio ou titular e tenha no máximo um empregado contratado. O MEI recolhe um valor mínimo mensal garantindo direitos e benefícios. A contribuição obrigatória do MEI é um valor subsidiado, ou seja, ao efetuar o pagamento desse tributo você terá o direito de vários benefícios como: aposentadoria por invalidez, auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte, aposentadoria por idade e auxilio-reclusão para seus familiares. O cálculo dos benefícios é efetuado é com base nas contribuições realizadas pelo segurado cumprindo o prazo de carência mínima de cada benefício previdenciário. A contratação de um contador particular é facultativo ao MEI, se assim for sua escolha o mesmo deve manter um arquivo de notas para o controle de seus gastos, desta maneira, mantendo uma contabilidade informal.
Neste final de ano lembre-se de apoiar e estimular a economia das micro e pequenas empresas locais.
Click Empreendedor uma oportunidade de fortalecer sua marca e alavancar suas vendas.
Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou celebrações relevantes de cada cultura. Muitas delas possuem alcance internacional enquanto outras podem ser específicas para um país ou região. Dependendo da relevância da data para o país, o governo pode declarar feriado ou ponto facultativo. As datas comemorativas movimentam as vendas no comércio todos os anos. Esses períodos contribuem para promover sua empresa, gerar descontos para fidelizar os clientes, girar o estoque, realizar promoções e atrair novos clientes. Essas datas são uma oportunidade de aumentar as vendas em épocas específicas e por isso é importante preparar a sua loja para celebrar esses momentos junto aos clientes. Uma forma de planejamento é selecionar as datas de relevância de acordo com o seu tipo de negócio e produto comercializado, organizando uma tabela contendo um cronograma de ações prévias. Conheça três tipos de datas que podem gerar lucro para sua empresa: Data sazonal: Período temporário, típico de uma determinada época ou estação, por exemplo, festival de inverno. Data promocional: Ação determinada pela marca para informar aos consumidores a respeito de seus produtos. Essa é uma ação da empresa, independente de uma data comemorativa. Data comemorativa: Datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou dia específico de um determinado grupo, exemplo: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais. Veja as principais datas comemorativas do nosso calendário Carnaval Páscoa Dia das Mães Dia dos Namorados Dia dos Pais Semana Brasil Dia das Crianças Halloween Black Friday Natal Ano Novo