O Sebrae no Acre

 

 

Fundado em 25 de fevereiro de 1991 com autonomia financeira e política para conduzir seu destino e contribuir para o desenvolvimento dos setores produtivo, comercial e de serviços do Acre, o Sebrae no Acre está cada vez mais maduro, próximo de seu público alvo levando cidadania empreendedora aos lugares mais longínquos.

Sua criação se deu através da Lei 8.029 e 8.154 e regulamentado pelo Decreto nº 99.570. Trata-se de uma entidade empresarial voltada para o setor privado, embora desempenhe função pública e atue no desenvolvimento econômico social.  É um serviço autônomo, sem fins lucrativos, administrado pela iniciativa empresarial.

O Sebrae chegou no Acre com a missão de atender a uma demanda crescente de micros e pequenos negócios com raízes na floresta amazônica e tocados apenas de ouvidos, sem amparo de assistência para a gestão e conhecimento mínimo dos caminhos para o crescimento e o reconhecimento do mercado.

A formatação do Sebrae para o jeito acreano de empreender apresentou resultados notáveis. Os dados mais recentes mostram que entre os anos de 2006 e 2016, por exemplo, o número de empresas atendidas cresceu nada menos do que 400% passando de 2.111 para 10.760.

O Sebrae vem obtendo estes resultados através do exercício de seis valores: conhecimento, inovação, sustentabilidade, transparência, valorização humana e compromisso com o resultado.

Possui atuação em educação empreendedora, capacitação dos empreendedores e empresários, articulação de políticas públicas que criem um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, acesso a novos mercados, tecnologias e inovação, bem como orientação para o acesso aos serviços financeiros. Programas como o Sebraetec, Sebrae Mais, Na Medida, ALI, Negócio a Negócio e Sebrae Empreendedor Individual estão fazendo a diferença.

O Sebrae no Acre alcançou excelente resultado do “Índice de maturidade na gestão”, medido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), no ciclo 2016/2017, no qual passou para a faixa 6 com uma pontuação de 562,25 pontos. Destacam-se também dois indicadores diretamente relacionado ao posicionamento da marca, onde foi obtido as maiores notas nos indicadores “Imagem junto aos Pequenos Negócios”, “Índice de custo/benefício dos produtos/serviços para o cliente” e “Índice de acessibilidade aos produtos/serviços”.

 

Diretoria do Sebrae no Acre 

 

Marcos Antonio Carneiro Lameira

Superintendente

Advogado, pós-graduado em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Cândido Mendes.  Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Presidiu a Federação do Comércio do Acre gerindo a entidade diretamente em 2004. Foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Acre, gerindo a entidade de 2004 até 2018 e contribui com o desenvolvimento do setor varejista de medicamentos no Estado, fortalecendo o segmento.

 

Lauro da Veiga Santos

 Diretor técnico

 

Formado em Administração de Empresas na Universidade Estácio de Sá – RJ e pós-graduado em MBA em Administração de Empresas e Negócios. Atuou 14 anos no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Acre nas áreas de Assessoria Direx, Ouvidoria e Presidência do Conselho de Ética do Sebrae no Acre, atuou na gerência da Unidade de orientação empresarial e coordenou o Call Center – Consultorias e Instrutorias. 

 

 

Francinei do Socorro Lima dos Santos

Diretor de administração e finanças

 

Formado em Administração de Empresas, Habilitação em Administração Rural. 2010 na faculdade Barão do Rio Branco e pós-graduado em Gestão de Pequenos Negócios e Gestão Empresarial. Atuou por 13 anos no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Acre nas funções ligadas a Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios, realizações ligadas ao Escritório Regional do Baixo Acre e Purus, realizações ligadas a Superintendência e também nas realizações ligadas a Unidade de Atendimento Coletivo Indústria e foi membro do Conselho de Ética do Sebrae no Acre.

 

 

Missão e Visão
  • O Sebrae no Acre
  • Recursos e distribuição

Missão

A missão do Sebrae no Acre é promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia e humanizar a prosperidade do Acre e do Brasil.

Visão

Ser referência global como um agente catalisador da criação e do suporte a pequenos negócios saudáveis, alinhados com as potencialidades locais, contribuindo para construção de um novo modelo de desenvolvimento econômico.

Recursos e distribuição
  • Missão e Visão

A maior parte do que é produzido pelo Sebrae é fornecido gratuitamente aos clientes. No entanto, como toda organização, o Sebrae precisa de capital para cobrir os custos decorrentes das atividades operacionais e administrativas.

Sendo assim, conforme a consolidação da distribuição de recursos de orçamento para 2021, o total arrecadado compulsoriamente das receitas do Sebrae são oriundas da Lei nº 815490 e Resolução – CDN 20/92, obtendo a divisão de 60% para o Sebrae nos estados e 35% para o Distrito Federal.

As ações realizadas pelo Sebrae são direcionadas a atender os interesses dos empreendedores através da disponibilização de programas de capacitação, de promoção e orientação para o acesso ao crédito, à mercado e à inovação e o estímulo ao associativismo, os pequenos negócios podem melhor sua capacidade de gestão e de se posicionar no mercado.

Pra quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento para apoiar as suas decisões, porque é quem mais entende de Pequenos Negócios e possui a maior rede de atendimento do país.

Portal da transparência