this is an h1

this is an h2

Thu Feb 03 10:14:02 BRT 2022
Organização | GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Boas práticas na produção de alimentos: necessárias ou obsoletas?

Oferecer produtos de qualidade para os clientes é uma das obrigações básicas dos estabelecimentos alimentícios.

· 03/02/2022 · Atualizado em 03/02/2022

Você é ou pretende ser um empresário no ramo alimentício? São diversas áreas de atuação, seja em restaurante, food-truck, padaria, bar, lanchonete, pizzaria, cachorro-quente, churrasquinho, doces e frutas e muito mais. Contudo, para ingressar no ramo da alimentação, você precisa incorporar nos seus processos e serviços boas práticas para oferecer aos seus clientes qualidade e segurança.

 

As boas práticas vão muito além de oferecer alimentos saborosos. Alguns dos desafios e dúvidas mais comuns que podem surgir são:  Como adequar o espaço físico à legislação sanitária? Como armazenar com segurança todos os insumos necessários à produção? Como manipular com segurança toda a matéria-prima do produto? Como evitar uma contaminação cruzada? Quais as legislações sanitárias que devo cumprir para estar em conformidade com a Vigilância Sanitária?

Para direcionar as ações com segurança na área de alimentos, existe a resolução RDC Nº 216/2004 para serviços de alimentação e a RDC Nº 275/2002 para indústria de alimentos, e outras pertinentes à especificidade de cada produto, se houver.

O não cumprimento da legislação pode levar à interdição de sua empresa por tratar de risco à saúde pública. Entretanto, implantar procedimentos de segurança não deve ser restrito ao cumprimento de normas para evitar interdições e sim ao comprometimento com a qualidade de seus produtos na rotina diária da produção e assim obter a confiança e fidelidade de seus clientes.

A partir do roteiro das Normas Sanitárias você pode fazer uma lista de verificação das não conformidades que necessitem de adequação, como parâmetro de ações corretivas necessárias.

Para ficar em dia com todas as exigências sanitárias, inclusive do protocolo sanitário na prevenção da COVID19, o Sebrae Alagoas oferece orientações gratuitas para esclarecimentos, clique abaixo e agende agora mesmo. Para maiores informações também conte com nossa Central de Relacionamento através do 0800 570 0800, por ligação gratuita ou whatsapp.

 

Por Ione Rosas
Credenciada da Área de Alimentos do Sebrae AL

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora