Como funciona, qual o seu impacto e como usá-lo a seu favor

Compreender o algoritmo do Instagram é essencial para atingir seus resultados no marketing digital.
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A internet comercial começou no Brasil em 1995, quando o nosso mundo era então completamente diferente. Daquele ano em diante, começamos a ouvir previsões que pareciam impossíveis de acontecer. Poderíamos ler os jornais de todo o mundo, enviar cartas sem precisar ir ao correio, ouvir as rádios de todos os países, conversar com os amigos em qualquer lugar no mundo, por voz e por vídeo, comprar qualquer coisa pelo computador e receber em casa, comprar nós mesmos passagens de avião e ônibus, ter aulas, trabalhar sem ir ao escritório e tudo o mais. O que parecia impossível foi chegando aos poucos. E de forma muito maior de que poderíamos esperar. Pois estamos prestes a viver isso novamente, agora em outro patamar.
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Transformação digital é utilizar tecnologia para melhorar o desempenho e desta forma conseguir melhoria nos resultados de seu negócio. Para isso é preciso também mudar o comportamento de toda a empresa e envolver as pessoas que nela trabalham para conseguir melhoria nos processos e na estrutura da empresa. Essa corrida acontece porque os negócios estão em transformação. Repare como as empresas buscam se destacar e estabelecer novas conexões com seus clientes. E que procuram transmitir isso investindo em conteúdo e aperfeiçoando o atendimento.
Agora, na palma de sua mão, em seu smartphone, você passa a ter acesso a uma variedade de conhecimentos multimídia que vai te ajudar a administrar seu negócio com maior eficiência e resultados positivos. Não importa se você já tem uma empresa ou se você deseja abrir uma nova, o SebraeXP tem as informações que você precisa, de forma resumida e direta, para tornar seu negócio mais competitivo e forte perante a concorrência e muito mais atrativo para seus clientes. De forma lúdica e interativa, o App disponibiliza trilhas de conhecimento, através de uma sequência de informações em textos, imagens e vídeos, durante a qual você vai conhecendo o passo a passo de determinado segmento de negócio. E não para por aí, o sistema também te oferece muitas dicas de cursos e treinamentos do Sebrae para aprofundar suas habilidades como empreendedor. Então, o que está esperando? Tempo é dinheiro! Baixe agora e comece a navegar. Conhecimento é sempre um bom negócio para você e para sua empresa. Clique para assistir a apresentação do App!
Para a sua empresa crescer é muito importante saber realmente como chegar até o seu cliente. Para isso, você precisa conhecer profundamente quais são os principais canais de aquisição e, principalmente, onde estão os seus clientes e quais estão convertendo em vendas. Neste e-book vamos apresentar alguns dos principais canais.
O site mais acessado do mundo hoje para fazer buscas é o Google. Já o YouTube, segundo dados do próprio Google, é o segundo site mais acessado do mundo e também o segundo maior buscador da internet. O YouTube é um mundo – mais do que um site de vídeos, é um ambiente de entretenimento, diversão, busca de informação, aprendizagem e educação. Lá os usuários conseguem aprender de tudo ao acessar tutoriais, clipes, jogos, músicas, receitas, lives e filmes. É usado também como televisão e grande parte das pessoas prefere fazer suas buscas diretamente dentro do próprio YouTube. É por isso que a sua empresa com os seus produtos e serviços deve estar lá para ser encontrada também.
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O Decision Jam é uma dinâmica baseada no design thinking que ajuda a melhorar a performance do seu time. Entenda.
Criatividade é pensar em algo novo. Inovação é a implementar algo novo. Baixe o ebook e aprenda com o Sebrae!
Como empresário você já sabe que a apresentação é muito importante para o sucesso de seu negócio. Qual a percepção que os clientes têm de sua marca e de seu nome? O que a sua comunicação transmite? O cliente analisa o seu produto ou serviço e o classifica se é bom ou ruim para ele a partir dos sinais que o seu design transmite. O bom uso do design cria uma impressão positiva da empresa e evita distorções e mal-entendidos. Não se trata de ser simples ou “chique”, mas sim de ser adequado ao seu público. Há muito tipos de design (de ambiente, de roupas, de produtos, de serviço), mas estamos falando aqui do design de comunicação. O carrinho de pipoca, a lojinha de doces e salgados, a confecção de roupas – tudo pode ser melhor com o design adequado. Segundo relatório Unctad, das Nações Unidas, a maioria dos produtos não existiria ou não conseguiria se diferenciar se não fosse o design.
A atuação nas redes sociais é requisito básico para qualquer empresa. São hoje essenciais canais de comunicação com os clientes e divulgação de produtos e serviços, além de posicionamento e fortalecimento de marca. Não importa o tamanho de sua empresa, ela pode atrair clientes e fazer negócios a um custo menor se comparado a outras formas de publicidade. Veja a seguir 10 dicas importantes para o empresário aprimorar o que já está fazendo ou pretende fazer no ambiente digital. 1. Impulsionamento Quando você faz um post importante, por que deixar que apenas poucas pessoas o vejam? O alcance orgânico (que é o alcance não pago) é muito baixo, quase nada. Enquanto isso, o seu concorrente está investindo em mídia e pagando para ser visto. Se você investe recursos e inteligência para criar bons conteúdos, considere o impulsionamento nas redes sociais. Faz muita diferença ter uma verba mensal destinada ao marketing como parte de seu planejamento financeiro. Gaste bem a sua verba escolhendo o público que você deseja atingir – só no seu bairro, só na sua cidade, só na sua região. Escolha os melhores horários e os dias mais indicados em função dos hábitos de seus clientes. Todo negócio precisa de publicidade, que nas redes sociais é o impulsionamento. Comece investindo de forma segura e controlada e siga analisando os resultados, para que seu investimento retorne. Não tem como fugir deste tema. 2. Relevância O que é ser relevante? Se você conhece o seu público, certamente poderá identificar o que ele deseja ver e saber. Quais são as perguntas que seus clientes fazem? Procure respondê-las nos posts. Não se prenda a textos curtos apenas, por acreditar que “ninguém gosta de ler na internet”. Textos mais longos também são apreciados se você tem as informações que o cliente procura. Publique fotos, textos e vídeos sobre temas que irão atrair o interesse de suas personas. Roupas, viagens, receitas... ensine coisas sobre os assuntos que seu público gosta. Isso é o que chamamos de conteúdo relevante. E não fale somente em vendas, pois assim os seguidores vão se desinteressar. Procure praticar a regra 80/20. Ou seja, poste 80% de assuntos que ensinem e estimulem e 20% no máximo de conteúdos sobre vendas. Assim você estará sendo relevante, será reconhecido como autoridade no assunto e seu público irá lembrar de sua marca. 3. Frequência das postagens É importante ser constante nas postagens. Dependendo do seu caso, talvez não seja preciso postar todos os dias, mas ter frequência é importante. Ficar muito tempo sem aparecer nas redes faz o público se esquecer de você e prejudica o alcance das suas postagens (assim como postar demasiadamente, só para estar ali). A dica é criar um planejamento mensal dos conteúdos e postagens e seguir o planejado, com liberdade para alterar quando há oportunidades especiais. 4. Quem é e onde está seu público Pesquise e procure saber quem de fato é o seu público. Você pode ter diferentes perfis de clientes. Analise o que eles consomem, o que os atrai e as plataformas que preferem utilizar. Em seguida defina com quais redes sua empresa vai trabalhar. Você não precisa estar em todas as plataformas, mas onde sua marca estiver faça o melhor possível. 5. Tenha sempre fotos e vídeos de qualidade Não poste imagens e vídeos “mais ou menos”, pois mais atrapalham do que ajudam. É possível obter boas imagens com o celular. Escolha uma pessoa de sua equipe que domine bem a criação de imagens, considerando criatividade, boa iluminação natural e cenário adequado. Se for preciso, contrate alguém para isso. Use também imagens gratuitas de bancos de imagens, mas sempre de forma natural e não artificial e comum. Os fornecedores de seus produtos costumam ter fotos boas e que você poderá usar. 6. Facilite o caminho do cliente até você O seu perfil deve conter as informações que levam o cliente a localizar o seu negócio. Veja como os perfis que você considera bons fazem e copie as boas práticas. Reparem como eles apresentam telefone, e-mail, contato do WhatsApp, endereço físico, endereço do site, horário de funcionamento, se o local oferece estacionamento, se usam depoimentos de clientes e tudo o mais que os novos seguidores podem querem saber para chegarem até o seu negócio. 7. Engajamento Nas redes sociais o cliente valoriza a interação. Deixe canais abertos para que o cliente comente e pergunte. Marque os amigos. Responda rapidamente, o mais cedo possível, para demonstrar interesse e presteza nos serviços. Indique os horários de atendimento e assim o cliente saberá que você não está online 24 horas por dia, mas responderá assim que estiver. Se o cliente enviar uma mensagem de madrugada, saberá que a resposta chegará na manhã seguinte, de forma clara e gentil. 8. Utilize as novidades Stories, Reels... as plataformas lançam as novidades e querem que os usuários as utilizem. Aproveite, pois as novidades são sempre destacadas, proporcionam interação e engajamento, com custo zero ou muito baixo. Esta é uma oportunidade para vídeos e publicações informais em formatos diferentes. 9. Use o perfil comercial As plataformas não valorizam perfis pessoais de usuários sendo usados de forma comercial. Não compensa, principalmente porque os perfis pessoais não podem impulsionar posts, o que é a base do marketing nas redes sociais. É melhor migrar para um perfil comercial (o que é simples de fazer) e assim aproveitar os recursos do impulsionamento, as ferramentas como relatórios de alcance e o espaço para informações de contato da sua empresa. 10. De olho nos resultados Redes sociais como Instagram e Facebook fornecem gráficos sobre o desempenho das postagens, mostrando alcance, reações, cliques ou outros dados importantes para os objetivos de suas campanhas. Analise, compare os dados e poderá ver quais postagens proporcionaram melhores resultados, atingiram mais pessoas ou provocaram mais interações, comentários e compartilhamentos. Para aprimorar as suas postagens você precisa destas informações.