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Fri Jan 19 12:34:06 BRT 2024
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
O que é proposta de valor e por que definir a sua

Os seus clientes preferem comprar de você e não de um concorrente porque a sua proposta de valor faz sentido para eles. O sucesso de seu negócio está nesta esco

· 19/01/2024 · Atualizado em 19/01/2024
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Você sabe qual é a proposta de valor da sua empresa?

O mercado é muito competitivo e oferece opções para seus clientes, por isso é importante que sua empresa saiba se diferenciar da multidão e mostrar o motivo de ser a escolhida entre outras.

Definir a proposta de valor de sua empresa é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.

Muitas empresas, principalmente as pequenas, não se preocupam em entender o que é proposta de valor. Simplesmente funcionam e quando têm sucesso esta preocupação fica em segundo plano.

Mas se o mercado se tornar retraído para o que oferecem, esta necessidade se impõe. Percebem então que as pessoas se conectam com maior facilidade com outras empresas que demonstram ter um produto ou serviço melhor para elas.

Neste momento a definição de uma proposta de valor é fundamental para a gestão do negócio.

Mas o que é proposta de valor?

A proposta de valor é a razão que a empresa possui para existir. É o motivo que a faz ser escolhida entre concorrentes e também a razão para cobrar o seu preço.

Em outras palavras, a proposta de valor é a promessa do que será entregue ao cliente.

Se a sua empresa não consegue de alguma forma transmitir valor aos clientes, como eles vão poder valorizar o que você oferece?

Se você não consegue fazer os clientes perceberem que devem escolher a sua empresa e pagar o que você cobra, eles não vão fazer esta escolha.

Quando isso acontece, as empresas chegam a reduzir o preço constantemente para atrair os clientes, o que não é nada saudável ao longo do tempo.

Por que a sua alternativa é melhor do que as outras?

A proposta de valor (pode ser mais de uma) varia de negócio para negócio. O importante é passar a ideia de valor de uma forma simples e fácil de entender.

A proposta deve conter o problema, a solução e o diferencial.

Vamos usar um exemplo bem conhecido, o Airbnb, em comparação a um hotel comum.

As duas opções de hospedagem têm as suas vantagens. O diferencial pode estar na experiência de viagem e também no preço. Nas estadias mais longas com sua família, o Airbnb poderá ser a melhor escolha, dependendo do destino e de vários outros fatores.

Motivos para definir a proposta de valor

Definir a proposta de valor traz várias vantagens para a empresa:

1. Diferenciação no mercado

2. Orientação estratégica

3. Compreensão do cliente

4. Precificação adequada

5. Comunicação eficaz

6. Cultura organizacional

Como transmitir sua proposta de valor ao cliente?

Sabemos que a proposta de valor não é só preço. Os produtos da Apple não são baratos diante dos concorrentes e mesmo assim são muito vendidos.

Mas como a sua empresa pode  mostrar a sua proposta de valor?

Use o Canvas

Crie seu modelo de negócios com o Sebrae Canvas. Use esta ferramenta gratuita, no desktop ou no celular. Basta fazer um cadastro rápido para ter acesso. https://canvas-apps.pr.sebrae.com.br

O Sebrae Canvas fornece um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos

As ideias representadas nos nove blocos formam a conceituação do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

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Para organizar este processo podemos utilizar o Canvas, uma ferramenta criada por Alexander Osterwalder baseada no seu trabalho sobre Business Model Ontology, leitura obrigatória para qualquer empreendedor.

O Canvas é a ferramenta ideal para o empreendedor avaliar a sua jornada nos negócios. É basicamente um processo de elaboração e construção do seu negócio, passando por todos os segmentos onde as seguintes perguntas são respondidas:

· O quê?

· Para quem?

· Como?

· Quanto?

Com essas informações, conseguimos entender melhor o negócio, fazer o planejamento estratégico e levá-lo adiante.

Comece identificando os diferentes grupos de clientes que sua empresa atende. Isso pode incluir segmentos de mercado específicos ou categorias de clientes.

Defina o problema

O primeiro passo é entender bem o problema que você pretende resolver. É necessário que seja uma questão principal, de preferência prioritária para a vida do cliente.

Considere se esse problema já tem soluções disponíveis e avalie cada uma delas. O que pode disponibilizar para além delas?

Defina sua proposta de valor

Com base nas informações acima, crie uma declaração concisa e clara de sua proposta de valor para cada segmento de cliente. Tal declaração deve resumir como sua empresa cria valor para esse segmento, destacando os principais benefícios e os diferenciais que oferece.

Avalie a ideia

Agora que você já desenhou bem o problema, é importante determinar se a ideia tem potencial para conquistar as pessoas. A sua proposta de valor deve ser mais do que um produto mais barato ou um serviço mais rápido.

Revise e refine

Revise e refine suas declarações de proposta de valor, a fim de garantir que sejam convincentes, centradas no cliente e se destaquem no mercado. O ideal ainda é testar as propostas de valor com clientes reais para garantir que elas ressoem e atendam às necessidades e expectativas dos clientes.

Ao seguir esses passos com base no Canvas de Proposta de Valor, você terá uma visão mais clara de como sua empresa cria valor para os clientes e poderá comunicar de forma eficaz essa proposta aos seus segmentos de cliente.

Lembre-se de que a proposta de valor não é estática e pode evoluir à medida que você aprende mais sobre seus clientes e seu mercado.

Coloque em prática

Algo muito importante que você precisa lembrar é que a proposta de valor deve extrapolar o conceito e precisa funcionar na prática. Não adianta criar a proposta de valor e não aplicar. O valor de um negócio é percebido pelo cliente no dia a dia, nos detalhes, no contato com o produto ou serviço.


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