Assim como as pessoas, toda empresa tem uma personalidade que envolve seus princípios, sua visão e missão, além de um jeito de se comunicar que deve ser único.
Para melhor entender os conceitos de tom e voz, saiba que:
· A voz é sempre a mesma. Ela indica a personalidade da marca, sua missão e seus valores.
· O tom segue sempre a voz, mas muda dependendo do contexto e com qual público está falando.
O Tom e a Voz da marca definem a forma de se relacionar com os clientes e mostram o seu posicionamento, seja ele bem-humorado, leve, mais corporativo, mais moderno ou conservador, entre outras variações.
A aplicação desses conceitos permite a construção de uma comunicação própria e exclusiva, coerente com a identidade da marca.
É importante entender ainda que a uniformidade no discurso, a linguagem e a estética são importantes bússolas para despertar o reconhecimento e, muitas vezes, o afeto, por parte do público.
Um dos exercícios a se fazer é analisar a personalidade da marca.
Sobre a marca responda:
· Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?
· Qual seria sua idade?
· Qual sua maneira de vestir?
· Como ela caminharia?
· Quais hobbies teria?
· Qual seria seu gosto musical?
Sobre o seu cliente, responda:
· Características demográficas: para quem a marca está falando?
· Quais são os problemas e necessidades dos usuários, as dificuldades práticas e as preocupações emocionais?
· Que sonhos e desejos o seu público tem ao usar seu produto?
· Que objeções e barreiras podem impedir o usuário de usar o produto?
· Faça uma lista das preferências dos usuários. O que o faz escolher a sua marca e não a concorrência?
· Defina o tipo de relacionamento entre a marca e o público.
Um ponto importante para se relacionar com seu público é ter clareza da personalidade da marca. No entanto, para você se relacionar de maneira mais pessoal, deixando claro seu posicionamento, considere conceitos ligados à afetuosidade e lealdade.
Em relação à afetuosidade, demonstre que há alguém do outro lado:
· Escreva e fale naturalmente. Não gostamos de falar com robôs.
· Coloque-se no lugar do outro e gere empatia.
· Demonstre que você sabe com quem está falando, personalize a mensagem.
· Expresse afeto genuíno, sem ser forçado ou brega.
· Não escreva palavras inteiras em maiúsculas, não gostamos de gritar!
Sobre lealdade, expresse-se com sinceridade:
· Use palavras claras e simples.
· Seja sincero e direto. Quanto mais breve, melhor.
· Baseie-se em fatos reais
· Não deixe lugar para a incerteza, transmita confiança.
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