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Thu Mar 23 15:23:59 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Você já definiu o tom e a voz da comunicação da sua empresa?

Assim como as pessoas, toda empresa tem uma personalidade que envolve seus princípios, sua visão e missão, além de um jeito de se comunicar que deve ser único.

· 23/03/2023 · Atualizado em 23/03/2023
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Para melhor entender os conceitos de tom e voz, saiba que:

· A voz é sempre a mesma. Ela indica a personalidade da marca, sua missão e seus valores.

· O tom segue sempre a voz, mas muda dependendo do contexto e com qual público está falando.

O Tom e a Voz da marca definem a forma de se relacionar com os clientes e mostram o seu posicionamento, seja ele bem-humorado, leve, mais corporativo, mais moderno ou conservador, entre outras variações.

A aplicação desses conceitos permite a construção de uma comunicação própria e exclusiva, coerente com a identidade da marca.

É importante entender ainda que a uniformidade no discurso, a linguagem e a estética são importantes bússolas para despertar o reconhecimento e, muitas vezes, o afeto, por parte do público.

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Como criar o Tom e a Voz

Um dos exercícios a se fazer é analisar a personalidade da marca.

Sobre a marca responda:

· Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?

· Qual seria sua idade?

· Qual sua maneira de vestir?

· Como ela caminharia?

· Quais hobbies teria?

· Qual seria seu gosto musical?

Sobre o seu cliente, responda:

· Características demográficas: para quem a marca está falando?

· Quais são os problemas e necessidades dos usuários, as dificuldades práticas e as preocupações emocionais?

· Que sonhos e desejos o seu público tem ao usar seu produto?

· Que objeções e barreiras podem impedir o usuário de usar o produto?

· Faça uma lista das preferências dos usuários. O que o faz escolher a sua marca e não a concorrência?

· Defina o tipo de relacionamento entre a marca e o público.

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Afetuosidade e lealdade

Um ponto importante para se relacionar com seu público é ter clareza da personalidade da marca. No entanto, para você se relacionar de maneira mais pessoal, deixando claro seu posicionamento, considere conceitos ligados à afetuosidade e lealdade.

Em relação à afetuosidade, demonstre que há alguém do outro lado:

· Escreva e fale naturalmente. Não gostamos de falar com robôs.

· Coloque-se no lugar do outro e gere empatia.

· Demonstre que você sabe com quem está falando, personalize a mensagem.

· Expresse afeto genuíno, sem ser forçado ou brega.

· Não escreva palavras inteiras em maiúsculas, não gostamos de gritar!

Sobre lealdade, expresse-se com sinceridade:

· Use palavras claras e simples.

· Seja sincero e direto. Quanto mais breve, melhor.

· Baseie-se em fatos reais

· Não deixe lugar para a incerteza, transmita confiança.


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