MODELO DO NEGÓCIO

7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica

Atuar no mercado automotivo pode ser a sua grande oportunidade de negócio.

Já pensou em montar sua própria oficina mecânica? Se a resposta for sim, continue conosco - este conteúdo foi elaborado exatamente para você! Contamos com a colaboração do Especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Maikon Richardson, que forneceu ótimas dicas de como abrir uma oficina mecânica. Boa leitura!

Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos. Pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão ou sistemas de injeção. 

Você sabe por onde começar?

O mercado automotivo pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas, é claro, como qualquer outro mercado, ele vai exigir conhecimento específico e uma boa dose de inovação, capacidade e disposição para o trabalho. Essa é a fórmula que pode tirar o seu sonho do papel.

Por muitos motivos, que vão da necessidade de economia até o fim dos incentivos por parte do governo para aquisição de um carro novo, muita gente está optando por permanecer com o mesmo carro na garagem por um período maior. E nós sabemos que, depois de um tempo, as visitas à oficina mecânica são mais constantes. É aí que você começa a atuar.

Mas, antes de ligar os motores, é bom saber como montar a sua oficina.

7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica

1. Ofereça um serviço especializado de qualidade

As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais também precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico que existe nos modelos automobilísticos de hoje. Acompanhe essa tendência e agregue valor ao seu negócio.

2. Conte com o auxílio de uma linha de financiamento

Muitas vezes, o empreendedor precisa de auxílio financeiro para começar o próprio negócio. Por isso, procure bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento para iniciar a aquisição do equipamento e maquinário necessários para a construção da sua oficina. Eles oferecem taxas mais competitivas do que muitos bancos comerciais tradicionais e ainda podem dar conselhos sobre a implantação do negócio.

3. Foque em um ramo de atuação

Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, busque referências em serviços de apoio a empreendedores e concentre a oferta do serviço que ela oferecerá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos: pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, enfim, diversas possibilidades. Escolha bem para prestar um bom serviço.

4. Defina um plano de ação

Coloque no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina. Especialize-se nos serviços que você pretende oferecer - por meio de cursos específicos de mecânica, por exemplo - para que seu trabalho dê resultado e seja reconhecido por seus clientes. Pense em uma estratégia de divulgação dos seus serviços e seja criterioso na execução das suas ideias para progredir.

5. Aposte nas oportunidades

Um mecânico encontra diversas formas para atuar no reparo e manutenção veicular. Boa parte da frota do país ainda possui sistemas de injeção eletrônica menos evoluídos mas, aos poucos, carros com sistemas mais aprimorados têm compartilhado as ruas com os velhinhos e exigindo mais qualificação da mão de obra que lidará com a manutenção desses veículos.

6. Tenha uma equipe capacitada

Você e toda a sua equipe de mecânicos precisam estar atualizados para trabalhar com uma oficina mecânica. Diferente dos outros tempos, quando o profissional mecânico atuava quase que por instinto, atualmente, os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes. Tanto pessoas que conhecem de mecânica, quanto as que entendem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade. Invista em treinamento contínuo dos seus funcionários.

7. Invista em tecnologia automotiva

Considere ainda o fato de sua oficina mecânica também precisar de investimento em tecnologia. A eletrônica embarcada nos automóveis exige cada vez mais especialização. Utilize equipamentos adequados, como scanners automotivos, para rastrear e diagnosticar esses elementos dos automóveis, como o módulo de injeção eletrônica, por exemplo.

Este conteúdo com dicas para montar a sua oficina mecânica foi útil para você? Não esqueça de ficar atento ao mercado e considerar essas estratégias para começar o seu próprio negócio.

Confira, ainda, informações sobre a viabilidade comercial de uma oficina mecânica por meio da elaboração de um plano de negócios: você pode consultar este Projeto de Serviço automotivo de Macapá e Santana. Ou, se preferir, fale com um especialista.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: