Definir valores de produtos no método da margem de contribuição, seus custos variáveis diretos, margem de contribuição por produto, custos, lucro e prejuízo.

Custos variáveis ou diretos - São ligados diretamente ao produto. Se a venda de produtos aumenta, eles também aumentam. Se as vendas diminuem os custos também reduzem.
Exemplo: Preço de compra de produtos, impostos sobre as vendas.
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Margem de contribuição – É o valor percentual ou que o produto contribui para o negocio, obtida diminuindo-se os custos variáveis do preço de venda dos produtos. O resultado chama-se margem de contribuição. Exemplo: Preço de venda R$ 100 - preço de compra R$ 50 – imposto 5% R$ 5 = margem de contribuição de 45% R$ 45. |
Custos fixos: São custos existentes no negócio havendo ou não vendas – aluguel, telefone, energia, água, salários.
Exemplo: margem de contribuição de 45% R$ 45 – telefone R$ 5 – energia R$ 5 – água R$ 10 = lucro de 25% R$ 25
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A planilha em anexo é uma ferramenta sugerida para a formação do preço do seu produto, nela contém os itens necessários para a formação do preço de produtos e serviços. Para usá-la basta digitar os valores nos locais que estão na cor verde, que os demais cálculos a planilha fará automaticamente. |
Nela exemplificamos um negócio que vende leite:
- Quantidade em estoque = 2.000 latas
- Preço de venda = 8,00
- Preço de compra = 4
- Mês de janeiro, venda do dia 1 = 1.000 latas
Custo fixo:
- Salário= 788
- Retirada do proprietário = 1.500
- Luz = 100
- Telefone =100
- Água = 50
Recomendações: considere sempre o preço de venda igual ou menor ao praticado pelo concorrente. No caso da formação do preço ou da venda de mais de um produto, utilize a dedução dos custos fixos somente após ter a receita total do somatório de todos os produtos vendidos.
Utilize a planilha e certifique-se de que seu negócio realmente está dando ou dará lucro.
Por Antônio Viana - Analista do Sebrae no Amapá
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