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Mon Jan 27 09:19:24 GMT-03:00 2020
Planejamento
Como analisar o ponto comercial para o funcionamento da minha empresa
A escolha do ponto comercial, é uma decisão que exigi empenho. Confira nossas dicas para avaliar uma boa localização, para o sucesso do seu negócio.
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  • Perfil do cliente
  • Proximidade
  • Visite o ponto
  • Contrato de locação

Perfil do cliente

Qual o perfil do seu cliente?

Vai abrir um negócio? Tenha em mente tudo que é importante para o cliente que você identificou como público-alvo, até mesmo o porto comercial. Conhecendo seu cliente e seu perfil de compra, analise a proximidade dos clientes que compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região. 

Pense o que é mais cômodo, loja de bairro ou shopping?

Nem sempre é próximo do endereço da residência, por exemplo: se o seu negócio é um restaurante, e seus potenciais clientes passam o dia no trabalho, o endereço residencial dele não é o mais importante, seu restaurante terá mais sucesso próximo ao endereço do trabalho, ou das suas rotinas de intervalo de almoço.

A dica principal aqui, é estar atendo as regiões de circulação do seu cliente e não de qualquer pessoa. Observe o poder aquisitivo, hábito de consumo e quem decide na hora da compra homem, mulher, as crianças.

Proximidade

Proximidade de concorrentes e fornecedor

Estar próximo aos concorrentes do seu negócio? É isso mesmo! Não tenha medo de dividir a atenção do seu cliente com a empresa do vizinho, pelo contrário, isso aos olhos do seu cliente pode ser um nicho de mercado do produto que ele procura. Ele pode estar pensando em e deslocar para um mesmo local, com interesse de tornar sua compra mais
prática, se não tiver na loja A, a loja B ou C deve dispor do produto.

A dica é a carona até no marketing do concorrente, pois se ele atrair cliente para ele, este mesmo cliente pode fazer uma visitinha na sua empresa para comparar preço, por exemplo.

Não fuja da briga, a carência aumenta a competitividade da sua empresa. A mesma dica se aplica ao fornecedor, pois a proximidade a ele diminui os custos operacionais, prazos de entrega e reposição de estoque de seus produtos: Dica boa é economia, vamos reduzir o frete.

Visite o ponto

Nunca escolha o ponto comercial, somente pela indicação do corretor ou por julgar que conhece o endereço muito bem. Permita-se ir visitá-lo com um olhar de pesquisador. Faça isso ao menos três vezes, em horários alternados, pois dependendo do dia ou horário o movimento pode ser diferente.

Atenção para não escolher um ponto comercial, em uma rua, somente pelo grande fluxo de veículos, se esta tem dificuldades para acostamentos e seu cliente poderá desistir por não conseguir estacionar.

Dependendo da sua atividade de negócio, as condições urbanas de iluminação e limpeza e até o nível de ruído pode atrapalhar.

Atenção: o ponto comercial possui vagas de estacionamento, garagem? Existe coleta de lixo?

A iluminação transmite segurança? Lembre-se também das condições de acesso ao transporte público ou pontos de táxi.

DICA: observe o fluxo de pessoas e veículos, converse com outros lojistas, visite as proximidades.

Contrato de locação

Nossos pais já disseram e os bons advogados também: não assine nada sem ler e concordar com as condições do contrato. Analise as condições de pagamento, o prazo do aluguel do imóvel, as condições de rescisão. E nunca, jamais, ocupe um ponto sem contrato assinado e registrado em cartório.

O mesmo se aplica nas condições de cessão de endereço, aqueles casos, que usa-se o imóvel de um familiar que não vai cobrar aluguel, neste caso, faça um termo de cessão de uso – declaração, assinada e registrada em cartório.

Citando o ditado popular: “combinado não sai caro!”.

Dica especial: procure o Sebrae mais perto de você, nossos consultores te ajudarão com boas orientações.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

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