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Planejamento | COMÉRCIO EXTERIOR

Como negociar um contrato Incoterms

Entenda o papel fundamental desse tipo de contrato no comércio internacional.

· 19/12/2017 · Atualizado em 27/01/2020

International Commercial Terms (Incoterms) surgiram como uma forma de harmonizar as normas aplicáveis aos vários tipos de contratos e contextos possíveis de transação comercial de venda e compra internacional de mercadorias.

O termo foi criado em 1936, pela Câmara de Comércio Internacional (CCI), sediado em Paris, e já passou por várias atualizações.

Os Incoterms têm papel fundamental nas negociações internacionais. Caracterizam-se por serem modalidades utilizadas no comércio exterior, que definem quem será o responsável pelo frete internacional, pelo seguro, pela liberação alfandegária, pelo pagamento de impostos e armazenamento da carga.

Negociar mal o Incoterms a ser adotado pode gerar dores de cabeça: a simples escolha indevida pode reduzir e muito a lucratividade do seu negócio.

Incoterms no Brasil

A última versão dessa ferramenta de negociação foi reduzida a 11 Incoterms. As formas mais usadas pelos exportadores brasileiros são:

  • Free on Board (FOB) – Livre a Bordo do Navio: o exportador coloca a mercadoria a bordo do navio indicado pelo importador, no porto pré-definido. A entrega ocorre no instante em que as mercadorias estiverem a bordo do navio no porto de embarque. O exportador, portanto, somente paga pela logística interna e pelos custos aduaneiros.

  • Cost, Insurance and Freight (CIF) – Custo, Seguro e Frete: este termo compreende que é responsabilidade e custo do exportador colocar a mercadoria a bordo do navio, contratar o frete e o seguro até o porto de destino. A transferência de custo e risco de danos à mercadoria acontece quando o navio atraca em seu destino. Este Incoterm, assim como o FOB, é utilizado exclusivamente nos transportes marítimos, fluviais e lacustres.

Qual modalidade escolher

Para o exportador brasileiro, a forma mais interessante é a modalidade FOB, já que não tem que pagar o frete e nem o seguro.

Para o importador é o contrário: a modalidade CIF é a mais atrativa dentre a mais usadas no comércio internacional, já que o vendedor estrangeiro arca com o frete e o seguro até a entrega no porto de destino.

É importante lembrar que as duas formas impactam diretamente no preço negociado da mercadoria.

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