this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo

Empreendedoras do Amapá: Antares Turismo

Maria Regina A. Souto Banha é uma brasileira, com gosto muito aguçado para a aviação, e foi este fascínio que a levou a concretizar o seu sonho de empreender.

Empreendedoras do Amapá: Antares Turismo
· 07/08/2014 · Atualizado em 20/02/2019
FAVORITAR
f19519b7229a7410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Escrito nas estrelas

Em 1995, Maria Regina chegou a Macapá junto com seu marido, com a ideia de montar um negócio. Como já possuía experiência de trabalho em uma empresa de aviação, resolveu montar uma franquia de agência de viagens. Embora o sinal via satélite tivesse um valor mais alto que o esperado, a empreendedora não desistiu de seus sonho e montou sua agência independente de franquia e dentro de sua responsabilidade financeira.

Antares: estrela de primeira grandeza da constelação de Escorpião, a inspiração de Maria Regina do Amaral Soto Banha, empresária de uma das agências de viagens mais bem sucedidas do Amapá. Uma agência de grande porte para os padrões de Macapá, responsável por uma fatia significativa das vendas de passagens aéreas no Estado. Mas Regina não tem apenas inspiração em torno do misticismo que acompanha a estrela Antares. Dona de uma beleza aristocrática, ela tem também a capacidade profissional que permitiu transformar uma ideia de empreender em um negócio bem realizado.

São onze anos de trabalho diário, sem direito a férias, desde que Regina chegou ao Amapá, em 1995. Veio do Estado de São Paulo no mês de março, e em dezembro do mesmo ano montou a agência de viagem.

No principio era ela, uma funcionária e um computador apenas na espaçosa sala onde a agência está instalada até hoje. Nos dois primeiros anos o marido tinha outro trabalho, mas o crescimento da empresa e a necessidade de dedicação conjunta levaram os dois a trabalharem juntos e em tempo integral.

Colaboradores

Gestor de conteúdos: Maikon Richardson; Design gráfico: Rauan Maia; Revisão de texto: Liliane Ramos, Camila Melo; Digitalização: Camila Melo.

Fonte: Histórias de Sucesso: Mulheres de Negócios do Amapá. Macapá: Sebrae no Amapá,2007

A familiaridade com o vôo

A ideia de Maria Regina de empreender a Antares não surgiu do nada. O seu primeiro emprego, em São Paulo, foi em uma agência de viagens, onde ganhou com direito à carta de congratulações e reconhecimento do presidente da United Airlines. O Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora é outro que Regina recebeu com emoção.

Para ela, uma prova de que se o ser humano acredita em si próprio já tem metade do caminho andado para o crescimento. Regina é professora de inglês formada e cursou quatro anos de Administração em São Paulo, porém está há 21 anos trabalhando em agências de viagens, acreditando que a escola da vida lhe ensinou muito mais.

Afirmação no mercado

A Antares veio conquistando clientes ao longo de seus onze anos, através da qualidade de seus serviços, do atendimento às expectativas de cada cliente. Foi a primeira agência no Estado a conduzir um grupo próprio para a Disney Word, com todas as suas responsabilidades de organização e acompanhamento. Maria Regina guiava os grupos. Sua agência foi pioneira neste serviço, mas nos dois últimos anos vem se dedicando mais ao atendimento corporativo, com um grande número de pessoas jurídicas como clientes.

Das viagens para a Disney, a Antares oferece pacotes de outras operadoras. Foi também a primeira a dispor de uma sala vip e seu próprio micro-ônibus para fazer receptivo. E neste ritmo, hoje Maria Regina conta com 15 funcionários, que ganham comissão e têm carteira assinada, com os impostos recolhidos e cima do valor real, de acordo com a lei.

Assim como a Antares, que foi bem planejada e tem uma história de crescimento gradativo, a história pessoal de Maria Regina parece ter a mesma organização. Um ano antes do nascimento de sua primeira filha, e após a viagem a Disney, decidiu então que seria sua última viagem como guia, pois chegara à hora de ter um filho. De fato, concebeu um mês depois de chegar dos Estados Unidos. “ Foi tudo muito planejado”, conta Regina, “abrimos a Antares, colocamos ela no mercado, deixamos ela se estabilizar para depois ter filhos”. Hoje tem duas meninas, mas considera a Antares também um filho, a quem teve que se entregar de corpo e alma para que se desenvolvesse com saúde.

Embora pouca coisa tenha se modificado no espaço onde está instalada a Antares sem seus onze anos de existência, exceto uma parede ou outra que mudou de cor, Regina não pensa em aumentar a estrutura física da agência. Pensa antes em avançar sempre na qualidade dos seus serviços. Para isso tem o Sebrae como um grande parceiro, que por ser um cliente exigente faz com que ela esteja sempre procurando qualificação. Todos os seus funcionários participam dos cursos e treinamentos oferecidos pelo Sebrae. É um investimento que Maria Regina faz para estar sempre apta a atender as exigências do mercado.

Regina concluiu que tudo não funciona como um mar de rosas dentro de uma empresa. Claro que em muitos momentos teve dificuldades. O excesso de confiança depositada em determinado cliente que ela considerava parceiro, em certa ocasião, lhe trouxe consideráveis prejuízos, levando-a a dispor de alguns bens de herança para poder quitar dívidas. Maria Regina deu a volta por cima, venceu as dificuldades e não perdeu o entusiasmo, pois sabe que nos negócios se deve ter “uma determinação e um foco”, conforme diz.

A empresa sempre teve um perfil próprio e bastante particular. Maria Regina surpreendeu o mercado com as constantes inovações, criação e transformação dos serviços de atendimento aéreo na cidade de Macapá. O esforço, o empenho e a dedicação resultaram em reconhecimento de sua agência pelas companhias aéreas como uma das 10 maiores da região norte do Brasil.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
f19519b7229a7410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Mais casos para você explorar

Posso ajudar?