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Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
5 Dicas de Ouro para um Site de Sucesso

Você já parou para imaginar quantos negócios deixou de fazer por não ter presença digital e explorar o mercado online?

· 30/10/2018 · Atualizado em 22/01/2019
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Convidamos o especialista Gustavo Mota, fundador da We do Logos, para falar sobre a importância de criar um website! Gustavo vai te explicar:

  • Como criar um site? 
  • Por que que eu devo ter um?
  • O que é um domínio?
  • Como fazer para registrar um domínio?
  • Será que eu posso ter um e-mail "seunome@nomedaempresa.com"?

Fique ligado! Serão várias dicas para você, ao terminar de ler esse artigo, sair com as informações necessárias para iniciar sua presença digital e começar a vender mais!

Antes de mais nada...

Antes de começar, uma coisa que é super importante para qualquer estratégia que você queira fazer na sua empresa é definir a persona. As personas são as pessoas que você vai querer atingir.

E como você fica sabendo quem são as suas personas? É um jeito simples, não tem muito mistério. É só você perguntar e entrevistar as pessoas que já compram da sua empresa. Nesse processo, você tem que saber, da sua persona:

  • Seus hábitos de consumo;
  • Como é o dia a dia dela?
  • Quais são as dúvidas que sua persona tem?
  • Quais dificuldades enfrenta no seu dia a dia no trabalho?
  • Quais seus sonhos?
  • Que tipo de conteúdo consome?

Então, entendendo os problemas e os desafios do seu cliente, você vai conseguir criar estratégias e ferramentas para você atrair eles para dentro da sua empresa.

A estratégia de definição de persona é o ponto inicial de qualquer estratégia de marketing. Entenda seu cliente. Conheça muito bem ele.

Mas... quantos clientes eu devo entrevistar para saber e definir minha persona? Gustavo indica no mínimo 30 pessoas. Você vai bater de porta em porta? Vai bater de porta em porta! As primeiras perguntas vão ser mais difíceis? Sim! Então os primeiros seis clientes que você entrevistar, vá de peito aberto e com perguntas mais abertas e entenda o que ele está querendo saber. Entenda o seu cliente, entenda como funciona a vida dele e aí você vai conseguir mapear um pouco mais a quantidade de perguntas e para onde você deve direcionar as suas próximas. Depois dos seis primeiros, é possível construir um formulário mais bem definido e partir para os outros! Assim, você vai conseguir uma base estatística considerável e entender quem é o seu consumidor. 

Quer um número exato? Idealmente, 100 pessoas. Mas não se esqueça, no mínimo 30.

Então, levanta da cadeira e parte pra cima pra entender quem é o seu consumidor!

Dicas do Especialista

1. Esteja Online!

A pergunta que Gustavo mais recebe em todas as palestras que dá é: "Minha empresa é muito pequenininha, eu preciso realmente ter um site? "

Você precisa estar online. Você precisa estar na internet. Você pode ter um site com domínio próprio, pode ter sua presença digital no Instagram, Facebook ou qualquer outro canal, mas é muito importante estar online.  

Ter um site exclusivamente seu, não usando outras redes, é melhor, porque aquele público, aquela audiência, vai toda pra você e não para um site de um terceiro. Não tem grana hoje para você ter um site? Não tem problema nenhum! Entra nas redes sociais e cria sua presença digital por lá! 

O importante é que a sua empresa esteja conectada.                                                                                  

Uma pesquisa recente do IBGE indicou mostrando que 65% das pessoas acima de dez anos estão conectadas na internet, são 116 milhões de brasileiros conectados.

Já imaginou para quantas pessoas você está deixando de vender porque ainda não está online?

 

2. As Ferramentas

Conforme explicado, existem vários tipos de presença digital. Então, você consegue estar presente em diversos canais. Idealmente, indicamos que você tenha um site próprio.

Para fazer um site sozinho, existem ‘n’ ferramentas para utilizar, por exemplo: Wix.com ou Wordpress. Essas são apenas duas entre as diversas ferramentas gratuitas e pagas. No entanto, caso deseje profissionalizar um pouco mais a sua presença digital, recomendamos que contrate um freelancer ou uma agência que possa fazer este trabalho. O Sebrae indica também o Sebraetec, que oferece soluções em inovação para melhorar seu negócio!

O que é bacana quando se tem um site próprio? É ter o domínio "www.nomedaminhaempresa.com.br".

Por que isso é importante? Porque as pessoas vão lembrar da sua marca e vão conseguir digitar nos mecanismos de busca ou nas redes sociais. Assim, vão localizar mais facilmente a sua marca e o seu site. Com isso, seu site não vai ser mais um site no meio do deserto e sim um site no meio do shopping center, onde as pessoas estão procurando, estão navegando e trafegando! É muito importante que o domínio seja simples, fácil e direto para facilitar a associação à marca e à empresa.

E o mais importante disso tudo, quando você tem um domínio, você também tem um e-mail institucional! Não é bacana você poder passar o seu email no formato "seunome@suaempresa.com.br" para o cliente? Imagina o seu cartão de visita como é que vai ficar!

 

3. Estratégias Digitais

Ter um site ajuda na estratégia de marketing? Obviamente que sim! Não tem comocriar uma estratégia de marketing sem linkar todos os pontos, todas as estratégias, todas as formas de alcançar o seu consumidor. Então é muito importante fazer com que o site faça parte da sua estratégia de marketing. Bem, como que posso fazer isso? É simples: Na hora do offline, na hora de fazer uma campanha de panfleto, cartão de visita, presença em evento, leve o consumidor para o seu site!

Mas o consumidor já vai estar ali, frente a frente, como fazer para levá-lo ao meu site? Dê algum benefício para esse consumidor! Pode ser um kit, um ebook, ferramentas... Materiais que façam aquele consumidor conseguir ter um input, ter a vontade de acessar o seu site e lá conhecer muito mais da sua empresa. 

 

4. Atraindo novos clientes

Como conseguir novos clientes através do meu site? São duas as visões que Gustavo vê no seu dia-a-dia de palestrante: ou a pessoa acha que site e e-commerce são coisas completamente diferentes ou acha que são a mesma coisa.

O mais importante de tudo é ter um site que vai levar clientes para sua empresa, seja ele comprando e pagando online ou não. O site tem como objetivo gerar mais vendas, informar o seu cliente, entregar mais informação para que o cliente compre mais de você. Então, como que você leva mais pessoas para dentro do seu site?

A estratégia que Gustavo mais gosta e que pensa funcionar melhor é o co-marketing. O que é co-marketing?

Fazer parcerias com empresas que tenham o mesmo perfil e a mesma persona que a sua empresa. Assim, vocês atingem a base de clientes dela e a sua ao mesmo tempo com uma só ação de marketing!

Outra dica que temos para levar mais cliente para o seu site é anunciar em plataformas online, a exemplo do Google! O Google é o site de buscas mais acessado do mundo.

Anunciar através do Google Adwords é uma estratégia paga, porém de extrema importância. A página dos resultados de busca tem duas áreas: a parte de cima, que é paga e a parte de baixo, onde aparecem os resultados orgânicos. Não deixe de anunciar no Google. É muito importante pois certamente o seu cliente está procurando lá.

Uma vez falado sobre co-marketing e Google AdWords, não podemos deixar de falar da sua própria base de clientes. Muitas empresas negligenciam a própria base de clientes. Ter o controle dos seus clientes, cadastrar o seu e-mail, telefone e trabalhar estratégias de Remarketing, de Retargetingfidelização, faz com que o consumidor volte, compre novamente, indique a empresa e alargue o seu funil de vendas!

 

5. A Importância do SEO

A quinta dica que vams dar é sobre SEO (Search Engine Optimization). Em português, "otimização para mecanismos de busca".

O termo é complexo, mas a forma de fazer não é tão complexa assim. No entanto, é fundamental a que essa ação seja executada por um profissional da área.

Mas qual é a importância da estratégia de SEO? Essa estratégia que vai levar você para o topo do Google! 

Conforme foi dito na dica anterior, há duas maneiras de estar no topo da página de resultados no Google: ou você paga para anunciar com o Google AdWords ou você constrói uma estratégia de SEO coerente, que posicione a página no topo da parte orgânica. Se a sua empresa aparece na 2ª, 3ª, 4ª, 5ª página de resultados, fique despreocupado! Seu cliente não vai achar você!

É muito importante estar na primeira página. 

Analise como você mesmo usa o Google. Vejamos: se você faz a pesquisa, clica na página 2, 3 ou 4? Ou você muda INSTANTANEAMENTE o termo de pesquisa? Você troca as palavrinhas, não é?! É isso que o consumidor faz! É isso que o usuário do Google faz! 

Quanto ao SEO, preze por escrever e publicar em seu site artigos, matérias, postagens, com assuntos relacionados ao seu negócio. Então, ter um blog dentro do seu site faz todo o sentido. Clientes que estejam procurando por "Quanto de energia consome um ar condicionado?" ou "Como instalar um ar-condicionado?" podem ser clientes que venham a buscar uma empresa para comprar ou instalar um ar-condicionado. Comece HOJE MESMO a entregar conteúdo para o seu consumidor. Faça isso antes mesmo dele estar pronto para consumir seu produto ou estar querendo contratar a sua empresa.

 

Dica Bônus: Gestão de Métricas

O mais importante e um dos pontos que mais distancia as estratégias de Marketing Digital das do Marketing Tradicional, offline, é a capacidade de medir e gerir os números que estão associado aos seus canais digitais.  

Você não precisa ter, no primeiro momento, o site não mais belo do mundo. Ele tem que dar resultado.

Quando trabalhamos com internet, trabalhamos com dados. é É fundamental medir tudo: quantidade de acessos, cliques, quantos passam para a próxima fase de compra, quantos fazem pedido e quantos pagam, dentre outras métricas.

Foque no que é essencial para sua empresa, nas informações essenciais para o cliente. Por exemplo, se o seu site é um site para o cliente saber a localização da sua empresa, já que você não vende online, deixa o mapa no local mais bem localizado. Se o seu site é de compra, deixa os produtos mais vendidos na frente para o consumidor poder comprar.

O que interessa é trazer o resultado que você está buscando com a estratégia. Tenha objetivos bem definidos. Não deixe de medir, porque isso é fundamental na sua estratégia digital. 

Pensa que é tudo?

Se você pensa que esgotamos as nossas dicas sobre como criar um site de sucesso, você está enganado!

Confira abaixo o VÍDEO COMPLETO gravado com o especialista Gustavo Mota e saia na frente da concorrência!

Tem muito mais para além das dicas que já demos por aqui! ;)


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