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No final de 2020 o SEBRAE - DF participou da Campanha Nosso Natal 2020 com o GDF, que ocorreu no período de 14 a 25 de dezembro de 2020. A campanha tinha o objetivo de arrecadar cestas especiais de Natal para levar carinho e esperança a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade do Distrito Federal. Ao total foram mais de 10 mil famílias beneficiadas. Além disso, a ação contou com a participação dos principais chefs de cozinha e de pequenos empresários que contribuíram e fortaleceram a ação, criando receitas natalinas deliciosas com os produtos disponíveis nas cestas oferecidas para as famílias. As receitas apesar de serem feitas para o período natalino podem ser utilizadas para diversas ocasiões de festividades e para inspirar empreendedores da área da gastronomia. Quer conhecer a cartilha? Clique aqui e faça o download.
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A Energia Solar trouxe um novo mercado de oportunidades, que logo foi percebido pela sociedade em geral, consumidor final, empresários, empreendedores e empresários do setor elétrico, o que tornou interessante o resultado de todo esse movimento no mercado trazendo uma nova tecnologia, novas Leis (regulamentações), e mais benefícios que é a eficiência energética que pode gerar para as empresas que são: melhores investimentos no sistema elétrico, redução nos impactos ambientais negativos, estimula modernização do sistema elétrico, promove o desenvolvimento tecnológico e redução de custos e desperdícios, mais beneficio para a sociedade, pois haverá maior disponibilidade de oferta de energia. E, ainda os benefícios para as empresas: elimina custos e desperdícios, aumenta a produtividade, otimiza o desempenho dos equipamentos, melhora o ambiente de trabalho e aumenta a competividade. E para a sociedade geração de renda e empregos, com postos de trabalho. A nova demanda de energia devido aos novos hábitos, ascensão de novas classes sociais e o desenvolvimento de novas tecnologias, tem aumentado a necessidade de mais energia e uma maior responsabilidade de conservação e racionalização da eficiência energética. Ter eficiência energética significa usar a energia de forma inteligente para conseguir produzir mais com menor quantidade desse insumo, mantendo a qualidade dos produtos e serviços e garantindo mais conforto. A matriz elétrica do Brasil é de origem predominantemente renovável, com destaque para geração hidráulica, que corresponde a 66,6% da Oferta interna de energia (BEN2019). O Brasil é um oceano de oportunidades em energias renováveis e as projeções até 2050 são promissoras para a energia solar e eólica, ambas, correspondem por uma fatia de aproximadamente 50% da eletricidade mundial, sendo que os recursos hídricos, nucleares e outros de energia renovável representam 21 %, de acordo com a BNEF. Nesse sentido os combustíveis fósseis devem cair na geração de energia para 12% até 2050, segundo BNEF. E outras fontes renováveis podem surgir sistemas geotérmicos, células de combustíveis edispositivos que extraem energia das ondas e mares dos oceanos, porém ainda não está muito claro se alguma poderia ser implementada em larga escala a custos mais baixos. São muitas tecnologias de baixa emissão que podem ser desenvolvidas até 2030, parceria importante entre pesquisa e tecnologia nesse processo. Ainda seguindo as projeções para o ano de 2019 com um salto de 44% na capacidade instalada de energia solar, para uma expansão na chamada geração distribuída — em que placas solares em telhados ou terrenos geram energia para atender à demanda de casas ou de estabelecimentos comerciais e industriais. Os projetos de geração distribuída (GD) deverão acrescentar 628,5 megawatts (MW) em capacidade solar ao país, um crescimento de 125%, enquanto grandes usinas fotovoltaicas devem somar 383 MW até o final do ano, um avanço de 21%. A visão antiga de que a Geração Distribuída é cara já não é mais uma realidade, hoje existe diversas linhas de financiamento que torna essa opção acessível e com isso a GD vem ganhando participação no mercado. Com a redução nos custos de equipamentos fotovoltaicos os investimentos em GD podem ser recuperados em um período de três a sete anos. O Distrito Federal possui excelente potencial de aproveitamento da energia solar por apresentar elevadas taxas de irradiação solar e sua localização está dentro do cinturão solar no atlas solamétrico. A maior intensidade ocorre de setembro a novembro, no período de seca, quando a geração hídrica é menor. Brasília apresenta várias razões para ser impulsionadora da energia solar fotovoltaica, são elas: localização geográfica, centro político-administrativo do país construído sob o signo da modernidade, possui a maior renda per capta do país, concentra 85% das instalações residenciais e ocupa 16ª posição entre as unidades federativas do país em instalações e por apresentar um palco propício para ser exemplo de inovações, outra vantagem é que o Distrito Federal possui uma média anual de 5,8kwh/m, acima da média nacional, segundo estudos da ONG WWF Brasil, em 2016 e também no mesmo ano o Programa Brasília Solar foi lançado pelo Governo do Distrito Federal como incentivo ao setor no DF. Com o processo da inserção da energia solar fotovoltaica em Brasília, um novo mercado pode vir a consolidar-se na região abrindo portas para que novas empresas se estabeleçam, preenchendo lacunas na economia brasiliense e gerando novos empregos. Acesse aqui o artigo completo! Autor: Cristiane Galvão. Nov/2019.
O perfil empresarial no Instagram é uma ferramenta valiosa para aumentar a visibilidade do seu negócio. São mais de 1 Bilhão de usuários no mundo conectados e interagindo pelo Instagram. Essa rede social se tornou um elemento essencial para alguns nichos de empresas – principalmente aquelas que mexem com elementos visuais como moda, gastronomia, estética ou eventos. Com uma estratégia de marketing bem desenhada e executada é possível conseguir excelentes resultados. O uso das mídias sociais hoje é essencial para os negócios. O Instagram é uma poderosa e prática ferramenta. O significado de “ser social” diz respeito ao viver em sociedade. Dessa forma, podemos compreender o porquê de muitas estratégias em redes sociais muitas vezes falhar naquele quesito que deveria ser o mais importante: a relação com as pessoas. Se uma rede social é composta de pessoas, já sabemos que para atingir o fator relevância em uma estratégia, uma marca deverá criar atributos para aproximar mais o seu conteúdo das pessoas, ou melhor, dizendo, do público ao qual interessa atingir. Por isso que o conjunto de ações realizadas através dos canais sociais não deve ser realizado com o intuito de aumentar apenas as vendas da empresa e sim, para ajudar na promoção da marca através de ações que possam aumentar a divulgação da empresa e ainda o engajamento do seu público-alvo com a marca. Quel tal melhorar seu perfil no Instagram e colocar sua empresa na rota do engajamento social? São 10 dicas para você implantar hoje e começar a ter resultado o mais breve.