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Wed Nov 24 09:33:06 BRT 2021
Mercado e Vendas | PREÇO
Guia prático sobre gestão de preço para produtos digitais

Entenda melhor sobre o assunto

· 24/11/2021 · Atualizado em 24/11/2021

Algo que pode ser bem complicado de se fazer é a precificação de um produto, principalmente se ele for digital.

Para ajudar você microempreendedor a entender melhor do assunto, nós separamos este guia prático sobre gestão de preço para produtos digitais.

Boa leitura!

Estratégias de preço

O ponto principal que você precisa entender é sobre o mercado no qual o seu produto está imerso. Além disso, também deve estar bem claro qual é o público-alvo.

De acordo com a Statista , em 2021, aproximadamente 2 bilhões de pessoas estão dispostas a comprar na internet.

Dessa maneira, é preciso estar sempre atento a quais dessas pessoas estão procurando o seu produto ou serviço.

Somente assim será possível saber um ponto crucial de todo o sistema capitalista: a demanda. A lógica é simples, se há muita gente à procura do que você vende, o preço pode ser elevado sem grandes problemas.

Em contrapartida, se houver poucas pessoas dispostas a gastar dinheiro com o seu produto digital, a precificação deve ser menor e bem mais realista.

Após saber desses detalhes, é preciso prestar atenção naqueles que estão disputando esses compradores com você: a concorrência.

Estabelecer um preço competitivo significa determinar o menor preço possível, com a maior qualidade. Esses dois fatores devem ser analisados juntos para que seja possível comparar o custo-benefício perante os produtos da concorrência.

A estratégia de acompanhar o mercado, ou seja, aumentar o preço quando há alta demanda e diminuí-lo em tempos de menor procura, se chama Dynamic Pricing Strategy.

Evidencie a qualidade

Algo que muitas empresas pecam na gestão de preços é focar só nos números e esquecer os fatores psicológicos por trás da decisão de compra por parte de um cliente.

Permita que os seus compradores testem o seu produto para que eles possam atestar a qualidade. Além de aumentar a confiança, se o seu produto for realmente bom, as chances do público-alvo comprá-lo aumentam significativamente.

Se for um livro, libere algumas páginas gratuitamente, se for um jogo, crie uma versão demo, se for uma música, torne pública uma parte do refrão e assim por diante.

A partir daí as pessoas que gostarem poderão indicar para familiares e amigos próximos. Com isso você poderá reduzir um pouco o preço à medida que as vendas aumentam para chamar a atenção de mais consumidores dependendo da estratégia.

Tipos de estratégias

Há algumas estratégias que você pode aderir para estabelecer o preço certo. Lembre-se que você deve conhecer muito bem seu público, concorrentes, mercado e qual a dinâmica da demanda antes de tudo.

Algumas estratégias são:

  • Freemium Pricing Strategy:Nessa estratégia você oferece algumas opções de maneira gratuita. Os editores de vídeos grátis são um bom exemplo. Eles possuem alguns recursos gratuitos e sua totalidade é paga.
  • Competitive Pricing Strategy:Nesse tipo você personaliza as variações do seu produto. Ou seja, pode haver algumas pessoas que gostariam de usar apenas algumas partes ou ferramentas do que você oferece. Assim você pode criar uma versão especial com o preço reduzido.
  • Penetration Pricing Strategy:Esse é bastante simples. Você entra no mercado com um preço baixo, e à medida que for ganhando reconhecimento e qualidade, o valor pode ser aumentado.

Ainda há vários outros tipos que você pode conhecer e escolher se achar adequado.

Sempre que o preço de um produto for alterado, é iniciada a etapa de monitoramento e análise. Você precisa saber se a estratégia funcionou, se as vendas aumentaram ou diminuíram e todas as informações importantes.

No início pode ser bem complicado estabelecer preços mais altos para o que você oferece, mesmo que sejam justos. O importante é entender qual é o valor ideal para você e para seus clientes, e estabelecer um meio termo. Somente com o tempo você poderá aumentá-lo.

Para ficar por dentro do mundo empresarial, acesse outros conteúdos no nosso site e se torne um microempreendedor de sucesso.


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