O Sebrae no Ceará tem vários programas de incentivo ao crescimento e criação de pequenos negócios no estado.
O Boletim de Ações é um compilado com os editais, projetos e eventos pensados exclusivamente para os empreendedores que estão alinhados com as inovações do mercado.
Para quem já está no mercado, há diversos programas de implantação de novas oportunidades de negócio através da sustentabilidade, da tecnologia e da inovação.
Não deixe de participar das ações do Sebrae no Ceará na sua empresa!
No terceiro dia da Fio Maciço 2019 (Feira Integrada de Oportunidades do Maciço de Baturité) aconteceu a Press Trip para conhecer o novo circuito Caminhos de História e Fé. Foi um momento de explorar a história da cidade através da fé de quem fez parte da construção das memórias da região.
O circuito começa na comunidade quilombola da Serra do Evaristo. Lá, que é um grande parque arqueológico, guarda a história de povos indígenas e afrodescendentes que transformaram a comunidade em diferentes épocas. O Museu Comunitário da Serra do Evaristo expõe os achados arqueológicos que datam de meados do século 1200. O Mosteiro dos Jesuítas é a parada final do circuito, mostrando as belezas da construção da década de 20 que servia de escola apostólica.
Luiz Gonzaga, analista do Escritório Regional do Sebrae no Maciço de Baturité, descreve a importância do circuito. “Baturité foi o berço de desenvolvimento do Maciço, é atualmente um corredor comercial e em outrora respondeu por todo o escoamento da produção cafeeira da região. Precisava ter esse reconhecimento e deixar de ser um município de passagem para ser um município atrativo turisticamente falando. Essa foi a proposta de Caminhos de História e Fé.”
Diante de todas as riquezas apresentadas na 9ª edição da Fio Maciço 2019, o evento se encerra com sua meta atingida ao incentivar o turismo em Baturité e proporcionar muitas oportunidades de negócios para os empreendedores da região.
A Fio Maciço 2019 continua levando aos empresários da região do Maciço de Baturité diversas oportunidades de negócio e networking. No segundo dia de evento, aconteceu a entrega do Selo de Qualidade, como forma de reconhecimento aos empreendedores pelo empenho de oferecer o melhor aos seus clientes no segmento de hotelaria e gastronomia.
Fabiana Gizele Moreira da Costa, articuladora do Escritório Regional do Maciço de Baturité, explica a importância do Selo de Qualidade para os empresários da região. “O Selo de Qualidade visa qualificar e desenvolver os serviços, certificar as pequenas empresas aqui do Maciço. Nesse projeto nós intervimos com o Selo de Qualidade: Caminhos de Fé, para envolver o maior número de empresas, proporcionando capacitação de mão de obra e qualidade em serviços”.
Para incentivar os empreendedores da região a buscarem inovação para suas empresas, ou até mesmo para garantir a força necessária para tirar do papel o seu negócio, a Fio Maciço trouxe, pela primeira vez na Feira, o banco Santander para patrocinar o evento.
Guilherme Gonçalves, supervisor comercial da filial de Baturité do Santander, espera que durante a feira aconteça diversas oportunidades de negócio entre os empresários e o banco. “O intuito do Santander é trazer o desenvolvimento econômico, para que possamos ver aquele microempreendedor crescer junto de sua empresa”, afirma Guilherme Gonçalves.
Os desfiles de marcas que acontecem durante toda a Fio Maciço 2019 também estimulam o crescimento das empresas através do reconhecimento de marca.
Continue acompanhando a Feira Integrada de Oportunidades do Maciço de Baturité através das redes sociais do Sebrae no Ceará.
A Fio Maciço 2019 deu início a sua programação na segunda-feira, 18 de novembro, e se estende durante toda a semana, com o lançamento do circuito “Caminhos de História e Fé”, dando ênfase no crescimento do turismo da região através da história.
Durante a abertura oficial da Feira, o prefeito municipal de Baturité, Assis Arruda, e o representante do Sebrae no Ceará, Germano Bluhm, afirmaram a importância do turismo e da valorização do patrimônio histórico-cultural para o desenvolvimento econômico da cidade e de todo o Maciço de Baturité.
Várias apresentações culturais também marcaram o primeiro dia da Fio Maciço. Os alunos da Escola Risco e Rabisco preparou um cortejo que conta toda a trajetória de Baturité, desde as culturas indígena, até a vinda de Jesuítas para a região.
Além do reforço a história da cidade, muitos negócios e experiências empreendedoras devem acontecer durante todos os dias da Feira. Os empresários da região tem a oportunidade de expor seus produtos e serviços nos estandes do evento e também no desfile de marcas que acontecem durante todos os dias.
Para Esaú Alves, gerente geral do Banco do Nordeste em Baturité, a Fio Maciço, em todas as suas edições, é uma grande oportunidade para criação de novos negócios na região. “Acreditamos no potencial dessa Feira. Acreditamos que é um momento em que o Banco, juntamente com o Sebrae, conseguimos identificar muitas oportunidades de negócio. O Sebrae como parceiro histórico do Banco do Nordeste vem nos ajudando a trilhar esse caminho de desenvolvimento que é gerar emprego e renda para a região”.
Os eventos da Fio Maciço 2019 seguem até o dia 23 de novembro em vários pontos da cidade. Confira a programação completa e participe!
A Black Friday já está logo aí e agora que você aprendeu a planejar de forma estratégica para alavancar suas vendas e também conheceu os nossos cursos de gestão de estoque, formação de preço e venda, estratégias de marketing digital, atendimento ao cliente e pós-venda, chegou a hora de você conduzir sua empresa nessa época do ano, sem erros.
Listamos abaixo um compilado de estratégias cruciais para esse período do ano que vão reforçar o compromisso da sua empresa com o seu público, valorizando-a ainda mais mercado.
Busque não elevar o preço do seu produto/serviço para poder dar descontos promocionais, pois esse tipo de atitude já é bastante observado pela mídia e pelo público durante a Black Friday, o que pode transformar sua ação de venda em propaganda enganosa.
Ainda no âmbito promocional, não crie descontos excessivos ou promoções inviáveis que possam acarretar mais prejuízos que benefícios à sua empresa. Trabalhe dentro do limite de lucro, utilizando estratégias de vendas bem planejadas.
Na Black Friday é importante que sua empresa esteja ainda mais alinhada com os ambientes online e offline para que os seus consumidores tenham a melhor experiência. Otimize o atendimento nas redes sociais e demais canais virtuais da sua empresa, como e-commerce e WhatsApp, sem deixar de atender também de forma esclarecedora e receptiva nas lojas físicas.
Sobre compras feitas no site da sua empresa, é importante que a comunicação seja clara a respeito dos prazos de entrega. Não omita essa informação. É importante deixar o seu público informado da real condição de entrega, evitando futuros desconfortos.
Por fim, mas não menos importante, não deixe de acompanhar o processo de vendas e retorno do seu público. Esse é um momento de fidelização e reconhecimento no mercado.
Gostou do material especial que preparamos para sua empresa durante o mês de novembro? Então é hora de colocar tudo em prática para alcançar uma Black Friday de sucesso.
Se você perdeu alguma dessas orientações, não se preocupe, clicando abaixo você confere cada uma delas.
A Black Friday 2019 começa em algumas semanas, e é imprescindível que você empreendedor, esteja preparado para esse momento com alto índice de vendas no mercado brasileiro. Para isso, o Sebrae no Ceará trouxe algumas sugestões de conhecimentos necessários para você realizar campanhas de forma eficiente para sua empresa.
Existem alguns pontos importantes a serem levados em consideração, não só na Black Friday, mas durante todo o ano, que vão desde a gestão do seu estoque, o preço estabelecido, descontos promocionais, inovação, atendimento ao cliente e pós-venda. Confira a lista de cursos abaixo:
Os cursos de Gestão de Estoque podem ajudar a definir com antecedência a quantidade necessária de produtos para atender a demanda, sem criar experiências negativas com o seu público.
Já os Cursos de Formação de Preço e Venda são de extrema importância para definição de descontos sem perder de vista o lucro da sua empresa. Com ele, você aprende a analisar e definir de forma assertiva os custos e benefícios, vendendo adequadamente os seus produtos.
Com os cursos de Marketing Digital do Sebrae você pode promover insights de estratégias para alcançar novos públicos e reforçar seus benefícios. Vivemos na era conectividade e é de grande valia que a sua empresa tenha uma boa comunicação e relacionamento com o seu público.
Com os cursos de atendimento ao cliente e de técnicas de venda podem ajudar os vendedores a serem assertivos na abordagem do cliente para oferecer os melhores produto, entendendo suas necessidade e gerando uma maior satisfação ao fim da compra ou serviço.
Os cursos de Pós-venda são fundamentais para orientar na fidelização do cliente após o período promocional.
Gostou das nossas sugestões de cursos para você inovar em suas vendas na Black Friday?
Continue acessado o nosso portal e confira os cursos disponíveis para você empreender com sucesso!
A Economia Criativa é um conjunto de opções de mercado que utilizam da criatividade, do capital intelectual e da cultura para gerar valor econômico.
Há diversos segmentos dentro da Economia Criativa que podem ser explorados pelo empreendedor, dentre eles estão:
Patrimônio: Expressões culturais tradicionais e locais culturais.
Artes: Artes visuais e cênicas.
Mídia: Editoras e mídias impressas, além de materiais audiovisuais.
Criações funcionais: Design, novas mídias e serviços criativos.
Para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) existem diversos conjuntos de atividade envolvendo economia criativa, como por exemplo: Artesão(ã) em Cerâmica, Bordadeiro(a), Fotógrafo(a) e muitas outras opções!
Se você deseja sanar todas as suas dúvidas sobre Economia Criativa, faça o download da cartilha que reúne tudo o que você precisa saber sobre a questão!
Acesse o link para baixar o arquivo:
A Black Friday foi iniciada nos Estados Unidos, em meados da década de 90, por conta do alto fluxo das compras natalinas. Ao longo dos anos, foi se espalhando pelo mundo, até chegar ao Brasil em 2010, onde foi muito bem aceita.
O evento que é marcado sempre para a última sexta-feira de novembro, gera expectativa de venda para os empreendedores e o consumo de públicos variados, que aproveitam descontos e promoções, incentivando a movimentação da economia do país.
Dados dos últimos 3 anos, apontam um crescimento na economia, não só no varejo, mas expressivamente em lojas virtuais, um ambiente que deve ser levado em consideração na hora de planejar os descontos e promoções dos seus produtos e/ou serviços na Black Friday.
Confira o faturamento total nesse período e quanto em média o público brasileiro gastou em suas compras.
2011
Faturamento total no país: 100 milhões de reais.
Média de compras: R$ 450,00
2015
Faturamento total no país: 1,5 bilhões de reais
Média de compras: R$ 500,00
2016
Faturamento total no país: 1,9 bilhões de reais.
Média de compras: R$ 653,00.
2017
Faturamento total no país: 2,1 bilhões de reais.
Média de compras: R$ 562,00.
2018
Faturamento total no país: 2,6 bilhões de reais.
Média de compras: R$ 608,00
Fonte:Expectativas e estratégias
A expectativa é que em 2019, os dois ambientes de compra sejam desbravados ainda mais. Para aqueles empreendedores que ainda não atuam com e-commerce, tem em seu caminho um novo desafio a ser superado.
É importante que não só na Black Friday, mas durante todo o ano, sua empresa esteja preparada para receber esse público conectado.
Um passo crucial é atualizar as redes sociais da sua empresa. Aproveite e informe a todos as ofertas que a sua empresa está preparando neste período.
Outra estratégia adotada por empreendedores para conquistar esse público, são os apps, que fazem parte da rotina mobile. Nem toda empresa tem seu aplicativo, de acordo com o seu negócio, procure parcerias com aplicativos de entrega, prestação de serviços e etc.
Muitos consumidores planejam-se durante meses para aproveitar essa data e renovar os eletrodomésticos de casa, como geladeira, fogão e máquina de lavar.
Também produtos de maior realização como eletrônicos, desde notebooks, videogames e smartphones. O vestuário, viagens e alimentação, também entram nesse nicho de procura.
São produtos que levam até 80% de desconto, mas atenção: para que sua empresa tenha uma Black Friday promissora, é importante traçar um planejamento estratégico de vendas, apostando em promoções e descontos que atraiam o seu público e que realmente tragam benefícios a sua empresa.
Gostou das nossas orientações para uma Black Friday de sucesso?
Continue acompanhando nossas redes sociais e o portal do Sebrae no Ceará.
Em 02 de agosto deste ano, o Diário Oficial da União anunciou a inclusão da categoria Motorista de Aplicativo Independente para profissionais que utilizam aplicativos como Uber, 99 App ou Urban para geração de renda. Estes motoristas que chegam a faturar até R$ 81 mil por ano podem formalizar sua atividade como Microempreendedores Individuais (MEI) e aproveitar muitos benefícios, inclusive previdenciários.
Confira abaixo quais sãos os benefícios, as responsabilidades e como formalizar sua atividade como motorista de aplicativo independente!
Ao se registrar-se como MEI, o motorista de aplicativo garante benefícios importantes. Conheça:
Auxílio-reclusão, desde o primeiro dia de serviço;
Aluguel de máquinas de cartão de crédito com empresas do ramo;
Aposentadoria por idade, desde que tenha 15 anos de serviço prestado, respeitando o limite mínimo de cada sexo;
Criação do CNPJ, que facilita na abertura de conta bancária e utilização dos serviços;
Emissão de notas fiscais e empréstimos com juros mais baixos
Pensão em caso de óbito para dependentes, caso esteja com o pagamento regularizado;
Salário maternidade, com 10 meses de contribuição.
Além desses, há benefícios para os motoristas de aplicativo com 1 ano de contribuição que passam a ter direito a:
Auxílio doença;
Aposentadoria por invalidez.
Uma das etapas para se formalizar como MEI, é a realização anual de declaração no Simples Nacional (DASN), que atua diretamente na conversão de contribuição tributária para previdência do INSS, que dependendo da atividade exercida, cobra um valor fixo e contribui na isenção de tributos federais.
Além da declaração, fica também a cargo do motorista de aplicativo o pagamento de uma taxa de R$ 54,90 ao mês, a emissão de notas fiscais para pessoas jurídicas, o controle de faturamento mensal e o recolhimento obrigatório de taxas.
Confira os passos para ser um microempreendedor individual:
1. Inicialmente, deve ser feito o cadastro na plataforma Brasil Cidadão. Esta plataforma do Governo Federal, contribui na simplificação de diversos serviços à população em um cadastro único.
2. Em seguida, deve acessar o Portal do Empreendedor, onde se encontra todos os passos e documentação necessária para a formalização dos motoristas de aplicativo, além de dados já colhidos no Brasil Cidadão.
Para entender mais, confira o Guia Definitivo do MEI que preparamos para você! Clique aqui para acessar. :D
3. O próximo passo para motoristas de aplicativos se formalizarem é a regularização de documentos e procedimentos necessários no órgão regulador de trânsito urbano do seu município.
Se você é um motorista de aplicativo, em Fortaleza, confira a lista das 11 empresas vinculadas ao órgão municipal. São elas:
Bella Driver
Canário Brasil
Moob
OP – (Os Paulos)
Servos
Taxi Tuber
Turner
Uber
Urban
Uni4
99 App
Para facilitar este processo, seguem algumas sugestões de órgãos e agências que prestam este serviço regulador:
ETUFOR
Endereço: Av. dos Expedicionários, 5677 - Montese, Fortaleza - CE, 60410-411
Horário: De segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30
Telefone: (85) 3101-3090
VAPT VUPT MESSEJANA
Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Messejana, Fortaleza - CE, 60842-021
Horário: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h00
Telefone: (85) 3218-5200
VAPT VUPT ANTÔNIO BEZERRA
Endereço: R. Demétrio Menezes, 3750 - Antônio Bezerra, Fortaleza - CE, 60356-550
Horário: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h00
Telefone: (85) 3207-1500
Vale destacar que é imprescindível a apresentação da CNH regularizada, além de conter a observação de estar exercendo atividade remunerada e também com o CLRV do carro atualizado. Esses documentos são necessários para o agendamento da vistoria do veículo e emissão do boleto de pagamento, referente ao serviço e apresentar no dia da vistoria o comprovante físico de pagamento veículo.
4. Por final, deve ser feito o registro na Secretaria de Finanças. Após criado o MEI, o titular deve ir à Secretaria de Finanças de seu município, acompanhado dos seguintes documentos:
RG
CPF
Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (impresso através do Portal do Empreendedor)
Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral do CNPJ (impresso através do site da Receita Federal)
Comprovante de endereço do titular do MEI, para que seja feito o registro da atividade localmente.
Dica: O motorista empreendedor deve consultar se é necessário mais algum documento da própria SEFIN em seu município para regularizar sua função.
Os motoristas em Fortaleza, devem ser preencher os formulários de Cadastro Único, que podem ser preenchidos presencialmente na SEFIN ou obtidos online, seguindo o seguinte caminho: Acesse a aba serviços, em seguida a de formulários e, por fim, clique em Cadastro Único, onde se encontram as fichas cadastrais a serem preenchidas, impressas e entregues juntamente com os outros documentos. Isso habilita o novo empreendedor a emitir a nota fiscal como MEI.
Em todo o seu processo de formalização como motorista de aplicativo independente, conte com a orientação do Sebrae no Ceará. Clique em um dos banners abaixo que melhor se encaixa com o seu perfil para atendimento! :D
Luiz Barretto, especialista em empreendedorismo, gestão empresarial e pequenos negócios, apresentou em sua palestra a força econômica da Economia Criativa e como seu crescimento tem estimulado novas tendências para os negócios locais e o turismo da região.
Na continuação da programação, Fred Rocha, especialista em Varejo, com sua palestra “A revolução comercial”, ressaltou a necessidade dos empreendedores identificarem propósitos antes de abrirem suas empresas. Enalteceu também a necessidade de estudar o perfil do cliente para entender seus problemas e assim buscar oferecer soluções. Para ele, pessoas são a chave de todo negócio de sucesso!
O II Torneio de Robótica, promovido pelo IFCE em parceria com o Sebrae no Ceará, movimentou a noite atraindo a atenção dos visitantes que puderam acompanhar os projetos tecnológicos desenvolvidos ao longo do ano por alunos de instituições públicas e privadas.
A sustentabilidade também teve seu destaque. Com a palestra Empreendedorismo e Sustentabilidade, Lucas Praciano, apresentou as oportunidades que existem para aqueles que querem abrir suas empresas levando em consideração responsabilidade ambiental. “As empresas precisam entender que adotar práticas sustentáveis é um investimento e que as ações podem começar com medidas simples”, apontou ele.
Vale lembrar que a Fenaiva 2019 vai realizar a compensação ambiental, plantando árvores de acordo com a quantidade de resíduos carbônicos produzidos durante o evento.
Daniel Fernandes, da Art Deco, viu no reaproveitamento de tecidos de guarda-chuvas uma oportunidade de negócio criativo e passou a produzir cadernos, bolsas e demais acessórios. O cuidado com o meio ambiente não fica apenas em seus produtos, mas também se estende aos detalhes do seu cotidiano. O stand da marca na Fenaiva 2019, por exemplo, conta com paletes e materiais auxiliares oriundos dos guarda-chuvas.
Outros assuntos e acontecimentos da Feira de Negócios do Vale do Acaraú você encontra no Instagram e Twitter do Sebrae no Ceará.
No terceiro dia da Fenaiva 2019 ocorreu o encerramento do Seminário de Inovação com a palestra magna de Geraldo Rufino, ex-catador de latinhas, sobre o Poder da Positividade. Geraldo atualmente é empreendedor no ramo automobilístico e compartilhou com os participantes insights sobre o desafio de empreender e de ser um profissional do mundo moderno, reforçando que a positividade está relacionada à empatia que temos pelas pessoas e ao modo como lidamos com os problemas, transformando-os em oportunidades.
A palestra Construindo Novos Modelos de Negócios, realizada no espaço Sebraelab, apresentou a importância de criar soluções para problemas de clientes a partir de modelos de negócios com foco na inovação e criatividade.
As estudantes de Logística, Yanka de Fátima e Samara Cardoso, contam que participar de palestras como essa na Fenaiva permitem enxergar na prática o que aprendem no seu ensino a ponto de descobrirem que empresas internacionalmente conhecidas surgiram a partir da construção desse novo modelo de negócios e que a logística, para essas empresas, é um ponto crucial.
Conectar pessoas e soluções foi um dos pilares da Fenaiva 2019 e no Espaço da Conectividade algumas empresas puderam apresentar seus negócios. Cleivan Portela é representante da startup Quem tá indo?, um aplicativo colaborativo para caronas e envio de encomendas, que estabelece a conectividade fazendo com que pessoas se encontrem atendendo suas diversas necessidades. O propósito é promover uma maior mobilidade, principalmente entre cidades menores, lojas virtuais, etc. Uma outra vantagem é que o motorista já pode deixar pré-determinado o valor que será cobrado e a ideia ainda assume um papel sustentável, ajudando a reduzir o uso de meios de transporte que causam danos ao meio ambiente.
Os ganhadores foram: Adriano Batista (1º lugar), Thommas Olavo (2º lugar) e Teresa Martins (3º lugar).
A Fenaiva 2019 reuniu, em seu primeiro dia, visitantes e expositores que buscam novos conhecimentos e oportunidades para criar negócios do futuro.
Joaquim Cartaxo, Superintendente do Sebrae no Ceará, ressaltou que Sobral, por sua estrutura e riqueza cultural, tem a possibilidade de ser referência em criatividade e inovação.
Mariana Cavalcante, coordenadora da Feira de Negócios do Vale do Acaraú, apontou que a reformulação do evento para este ano foi fundamental para atender às necessidades do comércio varejista. O foco foi direcionado para três segmentos: negócios tradicionais, negócios inovadores (startups, digital influencers e apps de negócios) e sustentabilidade, já que a região norte do Ceará recebeu um Consórcio de Resíduos Sólidos, abrindo oportunidades de negócios na área também de reciclagem.
Em sua 32ª edição, o evento promoveu palestras, oficinas e apresentações culturais. Com a palestra Marketing e Estratégias, os presentes puderam aprender mais sobre a importância de conhecer o seu público para criar estratégias nos canais digitais que gerem aproximação e engajamento com suas marcas.
Silmara Langer, Diretora da Faculdade Pitágoras, reforçou a importância da instituição participar mais uma vez do evento pelo fato de poderem alcançar um público amplo e enalteceu todo o suporte oferecido pela equipe do Sebrae.
Continue acompanhando a cobertura da Feira de Negócios do Vale do Acaraú 2019:
No decorrer do curso, você compreenderá o que é sustentabilidade e como uma oficina de reparação automotiva pode se tornar sustentável, procurando minimizar os impactos ambientais e sociais causados por sua atividade.
Ver maisVocê é líder de si mesmo? E dos outros? Aprenda nesse curso como se tornar um líder e conheça as ferramentas necessárias para desenvolver e engajar sua equipe.
Ver maisPequeno produtor rural saiba que você pode vender alimentos para seu município utilizar na merenda escolar como parte do Programa nacional de alimentação escolar. Saiba mais sobre essa oportunidade neste curso.
Ver maisMelhore sua gestão de propriedade rural a partir da aplicação de ferramentas de controles financeiros.
Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. Veja neste curso como se posicionar para controlar as finanças em seu negócio.
Ver maisEmpresário, neste curso, você vai aprender sobre as aplicações, a emissão, os benefícios e as obrigações em relação à nota fiscal eletrônica e como registrar suas movimentações com facilidade.
Ver maisAprenda ferramentas e estratégias que permitem gerenciar com eficácia os processos de recrutamento e seleção, desenvolvendo e retendo profissionais talentosos em sua equipe de trabalho.
Ver maisCompreenda a empresa como organização sistêmica e tome atitudes em busca da eficácia empresarial com foco na gestão integrada.
Ver maisAprenda a criar uma rotina de monitoramento das receitas e despesas do seu negócio em três passos. Este curso também te mostrará como fazer uma projeção de caixa para que seu empreendimento continue crescendo.
Ver maisA importação pode ser mais uma oportunidade de diversificação de fornecedores, produtos e serviços. Entenda o processo de importação e monte um plano de ação prático para comprar do mundo.
Ver maisVocê sabia que as pequenas empresas podem se vender para o mercado internacional? Conheça neste curso o passo a passo para exportação de produto ou serviço e construa seu próprio plano de internacionalização.
Ver maisEntenda como definir o melhor modelo para expandir o seu negócio e crescer com planejamento.
Ver mais Tire suas dúvidas em tempo real e receba dicas sobre os seus negócios
diretamente dos nossos especialistas em pequenas e microempresas.
Um serviço sem custos para você.