this is an h1

this is an h2

Fri Nov 12 12:13:05 BRT 2021
Inovação | MEIOS DIGITAIS DE PAGAMENTO
Como receber pagamentos online?

Descubra formas de receber pagamentos online e as opções disponíveis para usar no seu negócio

Logotipo do Sebrae

Pâmela Machado

· 12/11/2021 · Atualizado em 12/11/2021
Imagem de destaque do artigo

Comprar utilizando o mundo virtual é uma realidade cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Capterra, fornecedor de mercado online, com 1.002 consumidores, apontou que 53% deles mudaram seus hábitos na pandemia e farão mais compras online. Os dados apresentados são de 2020 e tiveram entrevistados em todas as regiões do país.

Para quem trabalha com digital existem várias formas de receber um pagamento online e muitas vezes, você nem vai precisar de uma loja online. Neste conteúdo, você vai conhecer alguns métodos para utilizar e colocar em prática no seu negócio.

Plataformas de pagamento

As plataformas de pagamento são ferramentas que auxiliam nas cobranças online que podem ocorrer de diferentes formas, como boletos, transferências e cartões de crédito e débito.

Primeiramente, é importante ressaltar que alguns meios de pagamento podem ser utilizados em plataformas de pagamento. Dessa forma é possível receber um pagamento online de diferentes formas, como links de pagamento, boletos, cartões e transferências.

As plataformas de pagamento auxiliam na cobrança e gerenciamento dos pagamentos recebidos online. Entretanto, você deve analisar bem antes de escolher uma.

Verifique se a plataforma possui sistema antifraude, para proteção de qualquer invasão.

Procure por plataformas que tenham tarifas que cabem no seu bolso e sejam compatíveis com sua situação financeira.

Escolha uma plataforma com boas taxas de resposta no suporte e canais de atendimento eficientes. Em caso de problemas, é deles que você vai precisar.

Tente fazer um teste para ver se você consegue entender a plataforma e sua interface.

Alguns exemplos de plataformas para receber pagamentos online são: Paypal, PagSeguro, PicPay, Mercado Pago e entre outros. Compare pontos e verifique qual delas é a opção mais adequada para o seu negócio.

Outras opções

Se você ainda não quer aderir a plataformas de pagamento também existem algumas opções para receber pagamentos online. As principais são: QR Code, boleto bancário e PIX.

QR Code

Esse método é ideal para receber pagamentos por redes sociais. Por exemplo, você está conversando com seu cliente por WhatsApp,  cria um QR Code pelo aplicativo do seu banco para o receber seu pagamento online e realiza a venda.

Em vários bancos já é possível criar um QR Code com o valor, com pagamento que cai direto na sua conta. É importante lembrar o cliente de enviar o comprovante para você e confirmar se o pagamento realmente caiu na sua conta, antes de finalizar uma compra.

Boleto bancário

Outra facilidade para receber seu pagamento online é a geração de boletos, uma possibilidade com muitos aplicativos de banco. Se você tem clientes novos, ainda inseguros em compartilhar alguns dados, o boleto é uma ótima opção.

PIX

O PIX é como uma transferência bancária, entretanto o pagamento é em tempo real e é gratuito. Para receber um pagamento por PIX é preciso criar uma chave de acesso no aplicativo do seu banco, sendo o CNPJ ou alguma outra informação e enviar ao seu cliente.

O ideal para utilizar pagamentos neste caso, é quando o cliente já tem uma confiança na sua empresa, dessa forma não há receios de segurança. Se houver, é interessante procurar outras maneiras de receber pagamentos online com seu cliente se sentindo confortável.

Quer começar sua loja virtual? Separamos dois artigos que podem te ajudar, tratando do planejamento da loja virtual e quais são as possíveis plataformas que você pode ter seu e-commerce.

Além disso, para aqueles que querem se aprofundar nos meios de pagamento digitais, deixamos abaixo uma cartilha sobre o assunto. Para fazer o download, basta clicar no arquivo e pronto!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora