this is an h1

this is an h2

Planejamento | MODELO DO NEGÓCIO
Revise e aperfeiçoe com frequência seu modelo de negócios

Saiba porque é importante sempre manter o modelo de negócios atualizado

· 11/01/2022 · Atualizado em 21/02/2022
Imagem de destaque

Quem empreende sabe que é preciso entender por completo todo o funcionamento do seu negócio. Manter o planejamento do papel alinhado ao da prática e seguir à risca o modelo de negócios traçado é um dos maiores desafios de quem está na liderança. 

Isso porque é o modelo de negócios que determinará todas as ações que serão desempenhadas pela empresa.  Ele deve ser bem planejado para que a gestão execute as tarefas da melhor maneira possível.

Mas, o que é modelo de negócios?

Antes de mais nada, o modelo de negócios é uma forma que a empresa tem de entregar valor ao seu consumidor. Falando mais diretamente, é um conjunto de elementos que determinam o que a empresa faz.

Muitos empreendedores têm dificuldade na hora de elaborar um modelo de negócios, principalmente porque confundem com o plano de negócios. E, vamos mostrar que há diferença entre ambos. 

Um plano de negócio é um documento que analisa a viabilidade do seu produto. Geralmente é feito à base de análises de mercado, custos, processos, receita e etc.

Já o modelo de negócios é um panorama mais amplo, prático e detalhado que tem como objetivo orientar e conduzir todas as etapas que devem compor o plano de negócios. No modelo você discrimina exatamente o passo a passo de agregar valor ao cliente, gerar receita, trabalhar a entrega e entre outros.

Porque o modelo de negócios é tão importante?

Ele é importante porque é um documento que permite orientar o empreendedor, ou seja, a partir dele e das etapas descritas nele, o gestor conseguirá coletar informações e quais estratégias serão mais assertivas para o seu negócio e, também, saber quais os pontos fracos e fortes de suas execuções.

Portanto, o modelo de negócios é fundamental para você entregar ao seu público-alvo, o melhor produto/serviço, afinal, o cliente é quem sustentará o seu empreendimento.

Porque o modelo de negócios deve ser revisado?

Como dissemos acima, o modelo de negócios é um panorama mais amplo dos feitos e execuções a serem tomadas dentro de uma gestão. Sua revisão é fundamental para acompanhar o retorno que o negócio tem tido.

É importante que você, gestor, saiba que o seu modelo de negócios tem e deve ser aperfeiçoado conforme o andar da carruagem. Faça uma revisão detalhada, sempre verificando se o modelo inicial - aquele que você executou na hora que foi abrir o seu negócio - ainda condiz com a realidade atual.

Lembre-se que acompanhar o mercado e o que ele espera de você, enquanto empresa, é um fator primordial na hora de reestruturar o modelo de negócios. Nesse ponto, a análise de “como estou entregando valor ao cliente” é um dos tópicos principais de serem revistos.

Vamos supor também que há uma instabilidade econômica no país e sua empresa não tem para onde ir? É um momento de repaginar o modelo de negócios e de adaptar sua empresa ao momento de crise. 

Em tempos de crise pandêmica como a do coronavírus, muitas empresas de segmentos diversos tiveram de mudar estratégias para se manter. O delivery e as vendas online se sobressaíram nesse período e muitas empresas que tinham espaço físico tiveram que migrar para o e-commerce. 

Todas as etapas que foram modificadas neste período de crise devem estar detalhadas no modelo de negócios do empreendimento e a atenção deve ser redobrada nas execuções, pelo menos a cada trimestre.

É fato que, se você quer manter seu modelo de negócios repaginado, é preciso entender o mercado. O Sebrae possui o curso exclusivo “Como analisar o mercado” que pode orientar melhor o profissional a ter insights para conhecer o cenário que sua empresa está.

Se preferir, você pode acompanhar o Bootcamp - Empreendedorismo em Ação que oferece ao participante uma imersão de três dias com informações para se posicionar melhor no mercado e ampliar sua visão empreendedora. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora