this is an h1

this is an h2

Planejamento | MODELO DO NEGÓCIO
Valide sua ideia e construa o modelo de negócios

Tem dúvida de como validar sua ideia? Fique atento às dicas e veja como construir um modelo de negócios de sucesso

· 07/10/2021 · Atualizado em 12/11/2021
Imagem de destaque

A validação da ideia é uma etapa fundamental para qualquer empreendedor. Ela é importante para que ele consiga ter uma avaliação de como o mercado irá absorver essa ideia e, também, para saber se o seu modelo de negócio é viável. Por isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar no processo de validar sua ideia e construir um modelo de negócios de sucesso.

Como validar uma ideia

Primeiramente é preciso ter certeza absoluta dessa ideia. Com ela traçada estrategicamente dentro da sua cabeça, o processo de validação será mais rápido. Por isso, vale muito a pena escolher um nicho de mercado que seja compatível com seu perfil, ou seja, que combine com você! Essa sintonia será primordial para que tenha sucesso no seu negócio.

Mas, se você ainda não tem a ideia formatada, deve analisar as seguintes considerações:

  • Seu negócio irá oferecer quais benefícios?
  • Avalie as necessidade de mercado, se há ou não um grande concorrente;
  • Confira se a sua ideia faz sentido para o público-alvo;
  • Busque conhecimento, referências, artigos e saiba tudo sobre a sua ideia;
  • Veja se suas habilidades se encaixam nesse modelo de negócio.

Respondendo as perguntinhas acima, já é possível ter uma dimensão de validar seu modelo de negócio. Feito isso, crie um plano de ações para colocar sua ideia de negócio em teste. 

Geralmente, o empreendedor precisa apenas de um empurrão inicial para que tenha mais confiança no seu plano. E, se compartilhado com pessoas próximas, pode até animar e finalmente desabrochar dentro do universo do empreendedorismo.

Como construir um modelo de negócios?

Assim que você conseguir validar sua ideia é hora de transformá-la em um modelo de negócios para que ela seja, ao menos, estruturada. Basicamente, o modelo de negócios é um documento em que consta toda a estruturação das etapas que compõem o que sua empresa vai fazer.

Nele deve conter todas as ações praticadas pelo empreendimento e deve conter, de maneira exemplificada, como o negócio vai funcionar. Afinal, é o modelo de negócios que dará forma ao que seu negócio representará e, por isso, deve ser feito com muito cuidado para que todas as informações sejam claras.

Logo, para que você transforme sua ideia num modelo de negócio é fundamental muito estudo e análise de mercado para que seu empreendimento esteja melhor posicionado no mercado.

Passo a passo do modelo de negócios

Aqui separamos um passo a passo a partir do Model Business Canvas, que é um novo conceito que auxilia empreendedores na construção do planejamento de suas empresas. Confira!

  1 - Analise o segmento de mercado

Para construir um modelo de negócios, é ideal listar quem são seus clientes em potencial, ou seja, descobrir qual será a persona do seu negócio. A partir dessa informação você construirá toda a base estrutural da sua empresa. Isso é um tópico importante porque a persona será a chave principal de todas as ações do seu empreendimento.

  2 - Tenha um diferencial

O próximo passo é construir uma proposta de valor, ou seja, saber se o seu produto/marca tem um diferencial que cative a persona. Aqui vale lembrar que  esse diferencial determinará a decisão de compra do cliente com sua empresa e não com o concorrente.

  3 - Canais de venda

Um tópico importante dentro da construção do modelo de negócios está no canal de venda onde seu produto/marca será anunciado. Essa é uma parte que deve entrar no seu planejamento porque é onde o cliente/persona terá contato com você/empresa.

  4 - Canais de Relacionamento

Os canais de relacionamento ou comunicação são fundamentais para manter uma empresa de pé. A boa reputação dela se constrói à base de muita troca com o público-alvo do seu segmento. Por isso, invista nas relações com clientes. Isso dá um retorno mais qualitativo para que a empresa tome decisões assertivas para o desenvolvimento dela.

 5 - Parcerias e Fornecedores

Logo que você validou sua ideia, consequentemente deve ter pensado em como executá-la. Por isso, dentro do modelo de negócios é preciso conter uma parte dedicada à parcerias. Nela você deve avaliar quem serão os fornecedores e quais empresas parceiras irão contribuir para que haja qualidade na entrega e serviços que você ofertará.

  6 - Custos

Por fim, chegamos a um assunto indispensável dentro do modelo de negócios que você, empreendedor, deve priorizar. Sim, estamos falando dos custos. Liste os custos necessários para manutenção e execução das suas atividades. Tenha em mente o valor do seu produto e inclua todos os orçamentos de quanto te custará. 

Agora que você aprendeu um pouco sobre como validar sua ideia e obteve dicas importantes para construir um modelo de negócios, é hora de pôr em prática e finalmente entrar no universo do empreendedorismo. Neste caso, a explicação do consultor de gestão e planejamento empresarial, Mauro de Freitas pode te ajudar.

Além disso, separamos o arquivo do Canvas para você preencher e dar inicio de vez a sua ideia de modelo de negócios. Para fazer o download é só clicar no arquivo abaixo e pronto!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora