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Mercado e Vendas | PROCESSO DE VENDA
Tenha uma etapa pós-vendas e fidelize seus clientes

Uma experiência positiva do cliente após a compra oferece inúmeras vantagens para sua marca

· 20/09/2021 · Atualizado em 27/09/2021
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A venda de um produto ou serviço não deve terminar após o cliente efetivar a compra. O ideal é que você aproveite essa etapa de compra, que o cliente está adquirindo seu serviço, para fidelizá-lo a sua empresa. O pós-venda é o atendimento e acompanhamento do cliente após a compra, utilizando várias estratégias para criar um relacionamento duradouro com ele. 

A principal vantagem de uma boa experiência de pós-venda é a fidelização desse cliente. Porém, não se resume somente a esse benefício, existem outros que vão te mostrar a verdadeira importância desse processo na compra.

Compra recorrente

Um levantamento da Salesforce Research, realizado em 2020, apontou que 89% dos consumidores estão mais propensos a fazer outra compra após uma experiência positiva de atendimento ao cliente. O pós-compra é parte desse atendimento ao cliente, porque você vai acompanhar, receber feedback e criar um relacionamento com o cliente. 

Oferecendo para ele uma boa experiência após a compra, você pode reter esse cliente e quando ele precisar do seu produto, é você que ele vai procurar. Além disso, a satisfação pode gerar indicação e seus clientes vão compartilhar a experiência com amigos e conhecidos.

Rentabilidade e custos

O pós-venda possibilita ter um cliente fidelizado e isso significa mais rentabilidade. Explicando de maneira simples, você não vai ter custo com marketing para convencer o cliente do zero, ele vai saber que sua marca é o que ele espera. 

Além disso, você pode usar estratégias de pós-venda para conhecer seu cliente e enviar ofertas personalizadas para ele no futuro. Isso vai aumentar as suas chances de conversão de vendas.

Reputação da marca

Se preocupar com o pós-venda pode transformar uma experiência negativa em positiva, fazendo com que o cliente possa comprar novamente na empresa. Isso significa a melhora da boa reputação da marca.

Além disso, você ganha destaque dentre as demais marcas. Enquanto a concorrência pode fechar uma compra e não oferecer nenhum relacionamento, você cria uma conexão com os clientes e ganha um diferencial.

Ponderar avaliações

Elaborar formas de avaliação da compra do cliente é uma das partes do pós-venda. Por isso, você pode receber feedbacks e saber a experiência do cliente, fazendo com que eles se sintam importantes. 

Além disso, ouvir avaliações permite que você identifique quais pontos precisam ser melhorados, aumentando as chances de experiências positivas de futuros clientes.

O Sebrae Mato Grosso do Sul oferece consultoria para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos no pós-vendas e inseri-los na sua empresa, para saber mais é só clicar aqui.

Além disso, para aqueles que querem aprender mais sobre vendas, deixamos abaixo um e-book completo para download. Ele vai te orientar na hora de definir suas estratégias para essa área.


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