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Mercado e Vendas | PROCESSO DE VENDA
Três estratégias de pós-vendas para sua empresa

Conheça algumas estratégias utilizadas na hora de oferecer um bom atendimento ao cliente após a compra

· 22/09/2021 · Atualizado em 27/09/2021
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Se você ainda não tem uma etapa de pós-vendas na sua empresa, chegou a hora de colocá-la em prática. Separamos algumas ideias fáceis que você pode utilizar e proporcionar uma boa experiência para quem adquiriu seus produtos. É a chance do seu negócio ter um relacionamento de verdade com o cliente. 

Descontos

O desconto para próxima compra é uma das estratégias de pós-venda, nesses casos também estão incluídos programas de fidelidade, que podem oferecer um valor de desconto, por exemplo, a cada três compras.

Também é interessante criar descontos em datas especiais, tanto nas datas da empresa quanto para clientes. Você pode, por exemplo, oferecer um desconto no dia do aniversário do cliente, isso é uma forma de mostrar um atendimento personalizado mesmo após a compra.

Por fim, outra ideia é oferecer desconto em algum produto que ele já demonstrou interesse e acabou comprando outro. É válido mandar um e-mail ou mensagem com um desconto especial para ele fechar aquele pedido.

Avaliação de satisfação

Uma avaliação de satisfação é o básico de um bom atendimento pós-vendas. É através dele que você vai reconhecer o que sua empresa precisa melhorar e em quais pontos se destaca.

Essa avaliação pode ser feita em local físico, utilizando um papel com perguntas simples como “O que você achou do atendimento?”, “Em que podemos melhorar?” e entre outras. O ideal é deixar em local visível e incentivar sempre as pessoas a responderem, lembrando ou oferecendo brindes.

Você também pode enviar uma pesquisa online. Existem plataformas que têm essa função, como o Google Forms, que é ideal para coletar informações e tem uma interface simples. São várias ferramentas neste sentido, que é muito mais prático para o cliente e para você. Vale a pena pesquisar e ver as opções disponíveis.

Suporte

A terceira, e mais importante, estratégia é o suporte. Ele deve ser a estratégia principal do seu pós-vendas, porque ele é responsável por tornar algo que seria uma experiência negativa numa experiência positiva. Nesse caso, é preciso estar a disposição para resolver qualquer problema, tanto com atendimento pelo telefone ou digitais.

Disponibilize canais de suporte para o seu cliente, resolva os problemas de forma rápida, mas caso não seja possível, comunique que a solução já está sendo providenciada. Não deixe que pequenos problemas se tornem maiores, tenha um suporte.

E se você quer aplicar esse conceito  de maneira aprofundada na sua empresa, temos uma consultoria ideal para você. A consultoria de pós-vendas melhora a gestão de relacionamento com o cliente através de modelo de gestão de pós-vendas.

Como o atendimento ao cliente é primordial na hora de fechar uma compra, separamos um curso que traz um pouco sobre a “Qualidade no atendimento ao cliente”. Trazendo situações reais para o empreendedor melhorar essa área na sua empresa.

Além disso, deixamos abaixo para download um guia completo de atendimento ao cliente, para você estudar esse assunto de forma ainda mais profunda. 


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