O objetivo do programa é promover o empreendedorismo inovador, através das metodologias ágeis para estimular o desenvolvimento de soluções e negócios inovadores, em estágio inicial, sejam elas novos produtos ou processos. Serão selecionadas 15 startups que receberão capacitação, estrutura técnica e profissional para impulsionar as suas ideias. Podem participar pessoas físicas e jurídicas. Para acessar o regulamento completo do programa, clique em: Ver regulamento Devido a Medida Provisória 295, publicada pelo Diário Oficial do Estado da PB, que dispõe sobre a antecipação dos feriados de Tiradentes, Corpus Christi e da fundação da Paraíba e institui, excepcionalmente, o feriado no dia 29 de março com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus. Assim, em comum acordo das instituições parceiras estamos publicando a 1ª rerratificação do Regulamento da 1ª Edição 2021 do HUB PB - Programa de Pré-Aceleração para Startups entendendo que impactou diretamente o cronograma do HUB PB. 1ª rerratificação do Regulamento da 1ª Edição 2021 do HUB PB Inscreva-se acessando o link abaixo:
O Brasil Mais é uma iniciativa que visa ajudar você a revolucionar o seu negócio, aumentar a produtividade da sua empresa, com soluções rápidas, de baixo custo, alto impacto e acompanhamento técnico dos Agentes Locais de Inovação para alavancar o seu negócio. Com o Brasil Mais, sua empresa só tem a ganhar com a inovação de processos, redução de custos e aumento da capacidade gerencial. Quem pode participar do Programa Brasil Mais? Se você é dono de uma micro ou pequena empresa do setor Comércio , nas regiões de João Pessoa, Campina Grande e Patos, e quer inovar nos produtos, serviços e processos de forma sustentável e tecnológica, o Programa Brasil Mais é para você e nessa jornada para melhorar a produtividade da sua empresa, você irá: Diagnosticar o perfil de inovação empresarial; Ter encontros individuais e personalizados; Reuniões empresariais coletivas; Mapear as dificuldades do seu negócio; Conhecer consultorias especializadas opcionais; Desenvolver e implantar soluções; Mensurar os indicadores da sua empresa; Acompanhar a finalização do programa. Logo abaixo, conheça os agentes locais de inovação que atuam na Paraíba: Só você pode dar o passo inicial para inovar e desenvolver uma produtividade de sua empresa. Aproveite agora essa oportunidade! É totalmente gratuito! Para mais informações e realização da sua inscrição:
O evento de referência da aquicultura brasileira chega à terceira edição com o maior encontro do setor do pescado, um marco da nova era em que vive a produção brasileira com a abertura de novos mercados e investimentos em expansão da produção e do processamento. O III International Fish Congress & Fish Expo 2021 será realizado nos dias 01, 02 e 03 de setembro no Maestra Convention – Recanto Cataratas Thermas e Resort, Foz do Iguaçu-PR. Além disso, reunirá feira de negócios com mais de 100 estandes de empresas nacionais e internacionais, espaço para novas tecnologias de recirculação, mostra de trabalhos científicos e palestrantes de mais de 15 países, entre os maiores especialistas do mundo. Serão também apresentadas tecnologias inéditas e lançamentos que serão feitos na Fish Expo, assim como na feira de negócios que reunirá mais de 100 empresas de nutrição, sanidade, equipamentos e aditivos para a aquicultura. “Este ano vamos para a terceira edição do IFC Brasil, de consolidação deste grande encontro do setor. Inovamos ao criar o evento em 2019, com o conceito de reunir em um só tempo e lugar, o conjunto da cadeia produtiva do pescado para discutir tendências, projetar o futuro e construir caminhos para o desenvolvimento com a visão de futuro de: consolidar uma cadeia competitiva e sustentável. O setor entendeu a proposta e o evento foi um sucesso com mais de 1.200 participantes” cita Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca e Aquicultura e presidente do IFC 2021. O vórtice motriz do evento são as demandas do setor que compõem a programação do evento que nasceu para cumprir o papel de unir a categoria em torno de temas comuns, avanços e difusão de tecnologias. A missão técnica aquicultura, na região oeste do Paraná, terá participação no evento III International Fish Congress & Fish Expo 2021, que oferecerá 15 vagas este ano para participantes da Paraíba. Reserve sua vaga! Com isso, a saída será no dia 29 de agosto com retorno em 04 setembro, no qual faremos visita técnica às fazendas de aquicultura, trazendo uma experiência nova com o Hands On Aqua, um espaço para interação com novas tecnologias como a recirculação e produção em alta densidade, produção em grandes tanques e novas tecnologias que estão chegando no mercado. Para mais informações sobre o evento, os interessados podem entrar em contato através do número 0800 570 0800 ou através do WhatsApp (83) 99136-6088. Para a regularização ambiental de micro projetos aquícolas 2021, você pode acessar a nossa loja virtual no endereço a seguir:
Nesta 3º edição teremos representações de calçados de todo o brasil, e também algumas indústrias de acessórios. Serão cerca de 250 compradores convidados, que são selecionados de acordo com perfil e poder de compra. Nesta 3ª edição da Rodada de Negócios Calcenordeste, no ano de 2021, temos a expectativa de movimentar mais de 20 milhões em negócios. A realização é do Sebrae em parceria com uma Comissão de representantes. A Calcenordeste é um rodada voltada ao fortalecimento do setor calçadista do Nordeste, sua 3ª edição será realizada no período de 13 a 15 de março, no Spazzio, em Campina Grande, na Paraíba. O evento aproxima os micro e pequenos negócios das últimas inovações do segmento e das tendências em produtos, insumos, máquinas e serviços, além de ampliar o mercado e desenvolver a indústria regional. A Calcenordeste descentraliza a realização de eventos deste porte das regiões Sul e Sudeste para o Nordeste e possibilita que as micro e pequenas empresas locais tenham acesso a informação e transformem isso em conhecimento, geração de mais empregos e competitividade de negócios locais. Para o Sebrae, a realização de Evento tem o propósito de promover o setor através do acesso a novos mercados, fortalecendo as marcas, acesso a crédito, promovendo a inovação no desenvolvimento de produtos e processos. Quer fazer parte e ser um expositor? Entre em contato com a gente através dos telefones:(81) 99898-1470(83) 98813-2003(83) 99612-7024(84) 99921-1284
A criatividade nada mais é do que a capacidade de imaginar, conceber ideias, de inovar. E é assim que se fomenta a economia criativa, através de negócios criativos. Então se você está precisando de novos olhares e possibilidades, anote essa dica: 3ª Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC), promovida pelo Sebrae Paraíba. O evento, que será realizado entre os dias 5 e 8 de maio de forma 100% digital e gratuita, tem como objetivo promover a comercialização e a abertura de novos mercados, gerar networking nacional e internacional, além de estimular a capacidade de inovação dos negócios criativos. A programação contará com palestras, exposições, workshops, oficinas criativas e rodadas de negócios. A previsão é que a terceira edição da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos reúna cerca de 200 lojas virtuais. Todos os segmentos da economia criativa serão contemplados: artesanato, artes cênicas, música, literatura, gastronomia, design, artes plásticas, audiovisual, cinema, teatro, circo, games, arquitetura, moda, museus, comunicação, publicidade, turismo, websites e startups. Empreendedores da Paraíba, de qualquer lugar do Brasil ou mundo podem participar do evento. As inscrições para a FINCC 2021 serão realizadas a partir do dia 1° de março na Loja Virtual do Sebrae Paraíba. Para mais informações sobre a feira, os interessados podem entrar em contato através do número 0800 570 0800 ou através do Wathsapp (83) 99981-1486.
Todos os anos o Microempreendedor Individual deve declarar o valor do faturamento bruto do ano anterior por meio da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento. O prazo já começou e vai até o dia 31 de maio de 2021. Confira o passo a passo e saiba como declarar corretamente o seu faturamento anual. Acesse o Portal do Empreendedor, clique em "Já sou MEI" e selecione a opção "Declaração Anual de Faturamento". Informe o seu CNPJ. Ao visualizar os tipos de declaração e ano-calendário, selecione a opção do ano 2020 na linha "Original" para realizar a sua declaração. Informe o faturamento total anual da sua empresa no campo "Valor da Receita Bruta Total". Preencha também o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual. O prazo para entrega da sua Declaração Anual é até o dia 31 de maio do ano corrente. Se o MEI não fez o envio dentro do período, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir esse mesmo passo a passo. No caso de atraso, será cobrada uma multa por realizar a declaração fora do prazo. Concluído o preenchimento, será exibido o resumo da declaração, mostrando os valores de tributos devidos em cada período de apuração do ano-calendário e as Declarações de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pagas. Confira os dados, confirme e imprima o seu comprovante. Fique atento: O MEI só deve acionar a Declaração Retificadora caso seja necessário alterar o valor já informado; Órgãos licenciadores como Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e SEFAZ costumam solicitar o comprovante de entrega da Declaração Anual para procedimentos de renovação de licenças e alvarás; Caso o MEI deseje abrir conta em banco através do seu CNPJ, é importante saber que as instituições financeiras sempre solicitam comprovação de renda. A Declaração Anual do MEI serve como comprovante de imposto de renda da empresa.
Com o intuito de acomodar seus clientes, parceiros e colaboradores com mais conforto e comodidade, o Sebrae Paraíba comunica que está preparando suas novas dependências na Rua João Gualberto, 22, Centro, Sousa - PB. O novo espaço contará com instalações mais modernas, incluindo uma sala de reuniões, uma sala de treinamento e um auditório, além da área de atendimento e orientação empresarial completamente reformulada. Tudo pensado em possibilitar a melhor experiência para o nosso público. Durante o mês de janeiro, até que o novo espaço esteja pronto, o nosso atendimento se dará pelos canais remotos, através do WhatsApp, pelo 0800 570 0800 e pelo site www.sebraepb.com.br. Acompanhe as nossas redes para mais informações.
As compras de fim de ano são responsáveis pelas altas nas vendas e impulsionam a economia do nosso país. Em 2020, apesar da pandemia, não será diferente. Neste ano atípico, as vendas do comércio varejista ainda serão responsáveis pelo crescimento econômico em relação aos anos anteriores. E, mais do que nunca, é chegado o momento de apoiar o comércio do seu bairro e da sua cidade. A pandemia não tem sido um momento fácil para os microempreendedores, sendo eles os mais afetados pelas dificuldades. Mas para quem acha que eles se deram por vencidos, não se engane. Dados da Receita Federal revelam que entre março e julho, 600 mil trabalhadores se tornaram MEIs, um crescimento de 20% em comparação ao mesmo período de 2019. SAIBA COMO POTENCIALIZAR VENDAS E AUMENTAR LUCRO DA SUA EMPRESA JORNADA DE CONHECIMENTO NÃO PODE PARAR: PARTICIPE DE EVENTOS DO SEBRAE Além do aumento das vendas, a chegada do Natal e Ano Novo também é responsável pelo crescimento no número de ofertas de emprego temporário, o que distribui renda e movimenta o mercado. Notadamente, a pandemia tem feito avançar o número de demissões no país. Ao realizar as suas compras no seu bairro ou comércios vizinhos, você aumenta as chances desses empregos se tornarem fixos. Mas, para que esses novos negócios tenham um sucesso duradouro, eles precisam do seu incentivo. E comprar dos pequenos é uma excelente forma de reconhecer os esforços e garantir o desenvolvimento da economia da sua região. Além disso, você pode ajudar na divulgação dessas pequenas empresas, seja compartilhando com os familiares e amigos a indicação ou usando as redes sociais para relatar a sua boa experiência. A pandemia ainda não chegou ao fim e os pequenos negócios precisam do seu apoio para continuar a fazer a diferença na economia e na qualidade de vida do seu bairro. O seu gesto vai muito além da generosidade, comprar do comércio local é um papel social que auxilia diretamente no enfrentamento à crise.
Fazer crescer as vendas de um negócio quase sempre é um desafio para empreendedores e empresas. Porém, a arte milenar de vender pode ser dominada através da capacitação. E disso o Sebrae entende. Conhecer os principais desafios, saber como enfrentá-los e como se posicionar no mercado são apenas alguns dos passos. Como estão suas vendas? Desafios são comuns a todas as empresas. Estar no mercado é lidar com incertezas e instabilidades, novos comportamentos de compra, reposicionamento de marca, concorrência. Mas para um bom empreendedor as dificuldades podem ser uma chance de crescimento, desde que você esteja disposto a agir e aberto a mudanças. O importante é identificar e reconhecer as lacunas na área de vendas, rever as oportunidades e lidar com elas. A tarefa de expandir as vendas exige não apenas esforço, mas conhecimento das estratégias mais eficazes para o seu tipo de negócio. Por essa razão, cursos de treinamento de vendas são essenciais para profissionalizar o seu negócio e garantir a otimização de saídas. Também são importantes para estar atualizado das novas técnicas e métodos, e acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor. Estratégias de marketing são de valor imensurável. Atrair o consumidor, apresentar o seu produto ou serviço, convencer sobre os benefícios e sobre a compensação do investimento são etapas para concretizar uma venda. Mas, para isso, é preciso conhecer o seu perfil de cliente e traçar as estratégias de maneira direcionada. O marketing digital, por exemplo, está em alta e é super eficiente ao ser usado para alavancar vendas. Para os microempreendedores, aperfeiçoar as técnicas de oratória e persuasão garante a capacidade de vender bem o seu produto e serviço e, consequentemente, traz resultados eficazes ao negócio. A abordagem atrativa, uma boa proposta de valor e o alto conhecimento sobre o que está sendo vendido são características essenciais para um bom vendedor. Fidelizar o cliente é outro ponto chave para garantir o aumento nas vendas. Para isso, um bom gerenciamento de contas de clientes é fundamental. Desenvolver a confiança é a primeira etapa para criar um relacionamento e, assim, reter a sua clientela. Um cliente fiel compra seu produto ou serviço repetidamente, desde que esteja satisfeito. O Sebrae oferece diversos cursos online para treinamento e capacitação na área de mercado e vendas. São cursos sobre atendimento ao cliente, comunicação e relacionamento, marketing digital para o empreendedor, customer success, vendas na internet e muito mais. Para conhecer todos os cursos disponíveis e escolher a melhor opção para o seu negócio, acesse nossa página. Todos os cursos online do Sebrae possuem certificado digital com verificação de autenticidade e são 100% gratuitos. Aproveite e boas vendas!
Para que uma empresa cresça, ela precisa ser administrada com habilidade e competência. A jornada de conhecimento e capacitação de um empreendedor não pode parar, é preciso estar em constante aperfeiçoamento e atualização. Por isso, o Sebrae Paraíba segue realizando cursos, palestras, oficinas, consultorias e seminários online sobre os mais variados temas, mesmo com a programação presencial suspensa devido à pandemia do coronavírus. Se está começando a empreender, é preciso entender que uma boa ideia não garante um bom negócio. Para ter sucesso, o empresário necessita saber a forma correta de administrar e conhecer os obstáculos do empreendedorismo. Um dos principais desafios está em desenvolver um plano de negócios eficiente, capaz de fazer a sua empresa crescer e se desenvolver. Habilidades de planejamento estratégico também são fundamentais para garantir sucesso na jornada, assim como a gestão financeira. Ao empreendedor é necessário a capacidade de lidar com o controle de contas e com as transações financeiras da empresa, como também uma bagagem de conhecimentos administrativos e sobre finanças que permitam tomar decisões importantes sobre como e onde investir. Dentro do planejamento estratégico também está a liderança. Um empreendedor capacitado consegue liderar, engajar e motivar funcionários. Gerir pessoas vai muito além de delegar atividades ou definir responsabilidades, significa também desenvolver e gerenciar talentos e incentivar a colaboratividade, criatividade e desempenho. Ter uma equipe bem liderada faz a diferença em qualquer empreendimento. Um empreendedor tem de estar sempre à frente, buscando melhorar métodos e se diferenciar da concorrência. A capacitação abre espaço para a inovação e a tecnologia é uma grande aliada nesse contexto. Os empresários devem aprender a usar a tecnologia a favor da sua empresa, seja investindo em automatização de processos ou buscando a internet para potencializar negócio. Estar atualizado sobre o mercado no qual está inserido, buscar estratégias de venda ideias para sua empresa, conquistar clientes em potencial, também são deveres de um bom empreendedor. O marketing e as vendas são essenciais os negócios. Entender a importância das equipes de vendas, da divulgação e da prospecção é o primeiro passo. Porém, mais importante ainda é saber como executar ações de estratégias, seja pelo marketing tradicional e pelo marketing digital. Entendendo isso, o Sebrae Paraíba oferece cursos e eventos nas áreas de empreendedorismo, finanças, marketing e vendas, planejamento, organização e cooperação, lei e normas, inovação e gestão de pessoas, que permitem ao empreendedor aprender, desenvolver e aprimorar capacidades e habilidades. Para conhecer a oferta de eventos, acesse a nossa Loja Virtual. Na página é possível conferir todas as oportunidades e realizar a sua inscrição.
Você já ouviu falar na LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709, de 14/8/2018) entrou em vigor em 16 de agosto e estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. A LGPD foi inspirada na General Data Protection Regulation (GDPR), que entrou em vigência na União Europeia em 2018, e trouxe grandes impactos às empresas e consumidores. A LGPD contempla todas as informações que permitem a identificação de pessoas e representa um passo importante para o Brasil, quando se trata da proteção de dados dos seus cidadãos. Isso porque a nova legislação garante privacidade e segurança aos brasileiros contra casos de uso indevido, comercialização e vazamento de dados. A partir de agora, podem ser solicitadas informações sobre como e quais dados as empresas armazenam, assim como exigir que eles sejam eliminados, caso tenham sido obtidos de forma não consentida. São os principais pontos da LGPD: assegurar o direito à privacidade e proteção de dados pessoais de usuários, por meio de práticas transparentes e seguras; estabelecer regras claras sobre o tratamento de dados pessoais; fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico; fortalecer a segurança das relações jurídicas e a confiança do titular no tratamento de dados pessoais, garantindo a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa das relações comerciais e de consumo; e promover a concorrência e a livre atividade econômica, inclusive com portabilidade de dados. O Sebrae já está se adequando à LGPD e auxiliando o empreendedor a se enquadrar nas novas normas. Para isso, promoveu avanços e melhorias nos sistemas e elaborou um plano de orientações de como os clientes devem agir em seus pequenos negócios. Além disso, capacitamos fornecedores e parceiros sobre a temática da privacidade de dados. Confira as exigências legais e veja o que muda para as empresas quanto a cadastros e comunicação com clientes: A coleta de dados pessoais precisa vir acompanhada da finalidade de uso e de indicação, autorizada pelo cliente. O termo de consentimento deve ficar armazenado para eventuais futuras consultas; Formulários físicos ou digitais com dados de clientes, funcionários e quaisquer outros públicos devem estar armazenados de forma segura; Dados pessoais sensíveis têm tratamento diferenciado. A LGPD considera sensível os seguintes dados: origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico; A empresa que obteve o consentimento do cliente e necessitar comunicar ou compartilhar dados pessoais com outras instituições, deverá obter autorização específica do titular para este fim, com ressalvas para as hipóteses de dispensa das permissões previstas na LGPD. As empresas que não cumprirem a LGPD sofrerão punições, variando de acordo com a gravidade da falta, que vão desde advertências com determinação de medidas corretivas até multas. Ainda ficou com dúvida? Conheça mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e saiba como o Sebrae está se adequando à nova legislação.
Pedir comida para entregar em casa já era um hábito comum dos brasileiros. Com a pandemia, o serviço de atendimento por delivery ampliou seus nichos, expandindo para além do setor de alimentação. Roupas, cosméticos, enfim, delivery de tudo. O que já era tendência, agora veio para ficar. A expansão do serviço de entrega em domicílio também trouxe modernização. Diferente de antes, quando só era possível através de telefone, hoje a tecnologia encurta caminhos e facilita processos através de sites e aplicativos. Eles são ótimas opções, pois são práticos, otimizam tempo e trazem agilidade ao negócio. Se a sua empresa ainda não conta com um sistema de entrega, te daremos quatro razões para você investir no atendimento delivery e dicas de como implementar o serviço. 1. Maior comodidade ao cliente Com o dia a dia mais corrido, as pessoas têm cada vez menos tempo para tarefas básicas, como cozinhar ou fazer compras. Nada mais cômodo do que pegar o telefone e pedir uma refeição ou qualquer outro serviço direto em casa. O delivery proporciona comodidade ao seu cliente. 2. Aumento da clientela Se você atua no setor de alimentação e o cliente já conhece o seu serviço, certamente ele lembrará de você. Mas se a ideia é captar clientes com eficiência, a presença em aplicativos de delivery é como estar em uma praça de alimentação. Ou seja, uma ótima oportunidade de expandir a clientela. 3. Aumento no faturamento O estabelecimento que conta com serviço de delivery economiza. Menos funcionários, menor mão de obra e menos gastos com manutenção. A empresa consegue atender a clientela em sua totalidade e investir mais em outras áreas, que aumentarão a lucratividade do negócio. 4. Qualidade de atendimento O serviço de delivery permite um atendimento personalizado e de qualidade. Com as demandas controladas, a entrega pode ser feita de forma ágil e otimizada, gerando mais satisfação na compra. Sem contar que o sistema de entrega proporciona o cadastro dos seus clientes, possibilitando um atendimento mais personalizado, que pode gerar fidelização. Saiba como montar um sistema de delivery Primeiro de tudo, é preciso conhecer a concorrência e o que te diferencia para o seu público-alvo. Feito isso, avalie quais são os seus produtos que têm melhor venda e uma boa margem de lucro. Reforce os processos de higiene e leve a público, fazendo com que o seu cliente esteja ciente desses cuidados. Em relação à operacionalização, são duas opções: frota própria ou terceirizar o serviço. A frota própria irá necessitar de manutenção de veículos, combustível e salário dos entregadores. Ao terceirizar o serviço para aplicativos, a preocupação é apenas com taxas e mensalidades. Também é importante avaliar as embalagens que serão utilizadas para o delivery. Faça testes e peça avaliação dos clientes. E, não menos importante, promova o seu estabelecimento e o seu novo serviço. Para saber mais sobre como introduzir o serviço de entrega no seu negócio, acesse a cartilha do Sebrae e Abrasel com os 8 passos para implantar um delivery de sucesso. E se deseja desbravar ainda mais a área de mercado e vendas, não deixe de conferir os cursos e eventos do Sebrae Paraíba. Acesse a nossa loja e faça a sua inscrição.