O Sebrae na Paraíba tem uma história que se mistura à trajetória de muitos negócios, um percurso de sucesso que se inicia por meio da capacitação. Somos a força que fomenta o empreendedorismo, a gestão e a inovação, fazendo o empreendedor crescer e ir além. E é isso que a campanha "Conhecimento que te impulsiona" apresenta, em uma exibição de cases inspiradores e bem sucedidos. Conheça hoje o relato de Meuryene de Macedo, proprietária da Tamila Joias. Meuryene nasceu com o chamado "espírito empreendedor". Aos 10 anos já produzia caixas de presentes para vender na escola, mas foi só alguns anos depois que tirou o seu tão sonhado negócio do papel. Após receber uma indenização fruto de uma causa judicial, investiu cerca de R$ 2 mil na revenda de semijoias e acessórios na cidade de Picuí, interior do estado. Assim como a maioria dos empreendedores, apesar da vontade e desejo de empreender, o conhecimento sobre o mercado era algo que faltava para Meuryene. E assim ela chegou até o Sebrae na Paraíba, iniciando uma parceria de aprendizado e transformação que permanece até os dias de hoje, rendendo frutos para a sua empresa. "O Sebrae tem um papel fundamental na minha história de empreendedorismo. Eu não tinha tanta visão e o Sebrae me ensinou a planejar", relembra a empresária, que hoje conta na sua loja com um quadro de funcionários composto por dois trabalhadores. Assim como a Tamila Joias, o seu negócio também pode ter uma história de sucesso. No Sebrae você encontra tudo o que a sua empresa precisa. Por intermédio dos nossos cursos e eventos, o empreendedor aprende a colocar em prática a sua ideia, tendo a melhor capacitação do mercado. Aqui você se torna uma referência. E não para por aí. Você conta ainda com o apoio de consultores especialistas em negócios, disponíveis para te auxiliar na tomada de decisões importantes, oferecendo diagnósticos, suporte, soluções e planos de ações personalizados para a sua empresa. Se você que fazer como a Meuryene e se capacitar para crescer no mundo dos negócios, não deixe de conferir nossa programação de cursos aqui. Caso queira saber mais sobre varejo, baixe aqui nosso ebook e fique por dentro de um dos setores que mais movimenta a economia local. Para mais informações, basta entrar em contato conosco por WhatsApp ou através do número 0800 570 0800.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens bastante usado pelo brasileiro. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae em 2018, 66% das empresas do estado da Paraíba estão usando o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 51% acessa o Facebook. Esse é um número bastante considerável! Como utilizar o aplicativo com eficácia? Vamos te explicar de uma maneira bem fácil como é possível aumentar suas vendas, com pequenas ações através do aplicativo. Vamos lá? 1 - Utilize listas de transmissão. Esqueça os grupos!O WhatsApp permite o envio de diversas mensagens, para até 256 pessoas diferentes ao mesmo tempo.Isso é muito bom, pois reduz seu tempo de envio e cria exclusividade para cada consumidor interessado em seu produto/serviço.Apenas fique atento, pois não é indicado a criação de grupos. A moderação se torna difícil e muitas vezes seu cliente se incomoda ao ser adicionado em algo que ele não solicitou.Além disso, é importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.2 - Utilize o WhatsApp BusinessTorne o WhatsApp Business um aliado em suas vendas e interação. Essa versão do app é voltada para empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte.Por isso, é possível contar com diversas funcionalidades que trazem facilidades: a possibilidade de uso do telefone fixo para registro, interface diferenciada que faz sugestões de mensagens automáticas como resposta e até mesmo métricas que auxiliam nas estratégias de futuras vendas.3 - Organização é a palavra!Como você utilizará o aplicativo para gerir muitos contatos, o ideal é manter toda organização possível para que a busca se torne facilitada. Dica: Renomeie os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio. Esse ato facilitará o agrupamento, como um exemplo, de quem consome/interage mais com seu produto/serviço. 4 - Sem resposta? Jamais!Pense conosco: quando você interage com alguém, tudo que você espera é uma resposta e que seja rápida e clara.Isso também se aplica as empresas. Seu consumidor espera que você interaja de uma forma clara e rápida, com todas as informações que ele solicitou.Caso acredite que não conseguirá respondê-lo da melhor forma no momento, avise-o que está ciente, que irá conferir as informações e assim que as tiver, voltará o contato.Deixar seu cliente esperando é algo que deve ser evitado!5 - Recompensas DigitaisAs recompensas são estratégias muito interessantes para obter o leads. Funciona da seguinte forma: você pode criar páginas de captura (Landing Pages) e oferecer materiais ricos como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Geralmente, esses conteúdos oferecem valor ao cliente.Mas, para que ele tenha acesso, o cliente terá que cadastrar um pequeno formulário com campos de dados. Eles podem solicitar nome, e-mail e o mais importante, neste caso, o número de telefone.A partir daí, é mais um potencial cliente que deve ser nutrido com informações relevantes.6 - Faça um link direto para seu WhatsApp para divulgaçãoComo você viu, é importante ter um número exclusivo e empresarial para melhor gestão. A partir daí, é possível realizar a divulgação para o maior número de pessoas possível. Sabe uma boa forma de fazer isso: gerando um link que ao clicar, ele redirecione para uma janela automática direta em seu contato. Para fazer, use o seguinte endereço, substituindo os zeros pelo seu número, com o DDD: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000. Sabe o que também é interessante fazer? Use esse link para as mídias sociais ou qualquer outra plataforma que seu público utilizar. Esse recurso é muito prático e sempre oferece um canal aberto. Cajazeiras Expo Negócios Pensando nessas novas tendências e facilidades, o Sebrae na Paraíba está organizando um evento que trará como tema a criatividade e colaboração. O Cajazeiras Expo Negócios será uma feira de negócios, inovação e Empreendedorismo no Alto Sertão. A oportunidade é única e tem como objetivo de trazer melhorias ao ambiente e gerando novas oportunidades. O evento acontecerá entre os dias 24 a 26/10, no Pallacium Casa de Shows - Cajazeiras. Garanta já sua vaga e expanda seus negócios a outro nível.
Conheça a Consultoria em Inovação do Sebrae na Paraíba.
O objetivo do programa é promover o empreendedorismo inovador, através das metodologias ágeis para estimular o desenvolvimento de soluções e negócios inovadores, em estágio inicial, sejam elas novos produtos ou processos. Serão selecionadas 15 startups que receberão capacitação, estrutura técnica e profissional para impulsionar as suas ideias. Podem participar pessoas físicas e jurídicas. Para acessar o regulamento completo do programa, clique em: Ver regulamento Devido a Medida Provisória 295, publicada pelo Diário Oficial do Estado da PB, que dispõe sobre a antecipação dos feriados de Tiradentes, Corpus Christi e da fundação da Paraíba e institui, excepcionalmente, o feriado no dia 29 de março com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus. Assim, em comum acordo das instituições parceiras estamos publicando a 1ª rerratificação do Regulamento da 1ª Edição 2021 do HUB PB - Programa de Pré-Aceleração para Startups entendendo que impactou diretamente o cronograma do HUB PB. 1ª rerratificação do Regulamento da 1ª Edição 2021 do HUB PB Confira os resultados acessando o link abaixo: Lista de selecionados - 2° Fase
O Minuto Sebrae é um programa de rádio que fala de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios. Traz informações sobre abertura de empresas, capacitação, inovação e tecnologia. Apresenta histórias de sucesso de empresários que acreditam em seus sonhos e contam com o apoio do Sebrae para que eles se realizem. O programa é veiculado na seguinte emissora: Rede CBN 101,7: Toda segunda-feira entre 09 e 10h da manhã Reprisado na quarta-feira mesmo horário. Minuto Sebrae 24: Mulheres empreendedoras Minuto Sebrae 23: Agentes locais de inovação Minuto Sebrae 22: Evento da beleza Minuto Sebrae 21: Pesquisa GEM Minuto Sebrae 20: Prêmio Educação Minuto Sebrae 19: Tendências 2019 Minuto Sebrae 18: Empreendedorismo muda realidade do país Minuto Sebrae 17: CAGED - Empregos gerados Minuto Sebrae 16: TES Guarabira Minuto Sebrae 15: Taxa de sobrevivência Minuto Sebrae 14: Alimentação fora do lar Minuto Sebrae 13: Prêmio Marco Minuto Sebrae 12: Reforma trabalhista Minuto Sebrae 11: Saldo da Feira do Empreendedor Minuto Sebrae 10: Feira do Empreendedor no Sertão paraibano Minuto Sebrae 9: Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Minuto Sebrae 8: Sustentabilidade Minuto Sebrae 7: Caged Minuto Sebrae 6: Empresa Íntegra Minuto Sebrae 5: CG Cidades Inteligentes Minuto Sebrae 4: Feira do Empreendedor 2017 Minuto Sebrae 3: novos pontos de atendimento Sebrae na Paraíba Minuto Sebrae 2: MEI chega a 100 mil na Paraíba Minuto Sebrae 1: apresentação do novo canal de comunicação
O Momento Sebrae é uma série de reportagens que conta histórias de casos de sucesso no mundo do empreendedorismo e incentiva aqueles que sonham com o seu próprio negócio e com a realização profissional. Inspire-se com as trajetórias de sucesso e descubra que esses sonhos são possíveis de realizar. Nutrivet - caso de sucesso de pet shop do Sebrae na Paraíba Sevilha - caso de sucesso de barbearia do Sebrae na Paraíba Arte da pizza - caso de sucesso de pizzaria do Sebrae na Paraíba Pousada Aruanã - caso de sucesso de pousada do Sebrae na Paraíba Camisetas & Companhia - caso de sucesso de loja de confecções do Sebrae na Paraíba Casa do Sertão - caso de sucesso de alimentos regionais do Sebrae na Paraíba Contal - caso de sucesso de escritório de contabilidade do Sebrae na Paraíba Madeireira Cavalcante - caso de sucesso de madeireira do Sebrae na Paraíba Cicatriza - caso de sucesso de clínica do Sebrae na Paraíba Rodeamor - caso de sucesso de produtor rural do Sebrae na Paraíba Clube Ludi - Caso de sucesso de loja infantil do Sebrae na Paraíba Rede Paraíba de Supermercados - Caso de sucesso de supermercado do Sebrae na Paraíba
Se você já é empreendedor ou está planejando a abertura de um negócio, com certeza já ouviu falar em marketplace. O termo se refere à atividade de compra e venda de produtos, e o conceito dessa ferramenta é bem simples: uma grande loja virtual que permite que diferentes lojistas virem parceiros e vendam os seus produtos dentro da mesma plataforma. Mas por que isso pode ser vantajoso? A gente te explica! As vendas pela internet seguem em expansão no Brasil. Durante o período de pandemia, o e-commerce foi responsável por manter muitas empresas de pé em todo o país e os espaços de vendas online, que já eram tendência, chegaram para ficar. Dados do MCC-ENET comprovam essa realidade: apenas em 2020 o setor cresceu cerca de 73% em relação ao ano anterior. O marketplace é um mercado gigante na internet que não para de crescer. De um lado, o canal de e-commerce oferece toda a plataforma de vendas e influência de marca, criando uma espécie de shopping center digital de vários segmentos. Do outro, o lojista utiliza-se dessa estrutura de comércio online já pronta e relevante para atrair consumidores e gerar negócios. Utilizar o marketplace pode ser uma boa estratégia para pequenos e médios negócios alavancarem vendas, já que o espaço garante uma visibilidade maior ao lado de outras marcas já consolidadas. A partir do momento em que o empreendedor passa a utilizar outros canais de venda, que não só o físico, ele amplia as suas oportunidades de lucro. A ideia é: quanto mais seu produto for exposto ao público, maiores são as chances de venda. Vitrine Digital Campina Grande Em uma iniciativa do Sebrae Paraíba, em parceria com o PaqTec-PB, PMCG/SeDe, CDL, ACCG, Fecomércio, FIEP, SENAI, IEL, Sindilojas, CGS e Partage Shopping, nasceu o Vitrine Digital Campina Grande, um marketplace que conecta empreendedores e clientes, com o objetivo de fortalecer o comércio e os negócios locais. Para ter a sua loja no Vitrine Digital é muito fácil e prático. Após cadastrar a sua empresa, você receberá um espaço virtual pronto para usar. Registre seus produtos, com descrições, fotos e preços, sem limite de itens, e ofereça opções de delivery à clientela. Feito isso, é só desenvolver promoções e estratégias para divulgação do seu negócio. E se você precisar de uma força para entender melhor sobre vendas na internet e marketplace, conte com a gente! O Sebrae Paraíba disponibiliza mentorias, consultorias e cursos como foco em marketing, plataformas digitais, vendas, comércio online e muito mais.
Um shopping virtual. Essa é a melhor definição para descrever o que é marketplace. Marketplace é um tipo de negócio que gerou grandes mudanças no mercado digital. Esse modelo conecta oferta e demanda em uma plataforma online, gerando benefícios tanto aos empreendedores quanto aos clientes. O marketplace é dividido em dois níveis de acesso: um para o lojista e um para o cliente. Dessa forma, o lojista tem a oportunidade de customizar o seu mix de produtos ofertados e lidar com a organização do marketplace. Enquanto isso, para o cliente, é como acessar uma loja virtual comum, com a diferença de que existem várias opções de lojas. Durante o ano de 2020, o SEBRAE/PB desenvolveu o Projeto Comércio Conectado, e implantou a primeira edição nos municípios de Cajazeiras, Sousa, Pombal e Itaporanga, em parceria com as agências regionais, entidades empresariais, FECOMÉRCIO e lideranças locais. Neste primeiro momento, foram atendidas 108 empresas em um período de 10 dias, alcançando ótimos resultados para todos os envolvidos. A proposta do Projeto Comércio Conectado evoluiu, agora em 2021 está em plena execução na cidade de Campina Grande, onde as lideranças empresariais acreditaram no formato, e assumiram a ação para um período de 12 meses, com a designação vitrinedigital.campinagrande.br A vitrine Digital Campina Grande terá início dia 31 de maio de 2021. Você pode conhecê-la melhor, visitando o site www.vitrinedigital.campinagrande.br e assistindo aos vídeos explicativos elaborados pela CGS, empresa campinense incubada pelo PaqTc. Empresas, Instituições e Entidades parceiras: SEBRAE/PB – PaqTec/PB PMCG/SEDE, CDL, ACCG, FECOMÉRICO, FIEP – SENAI, IEL, SINDILOJAS, CGS, Partage Shopping
As Startups são empresas que possuem potencial de crescimento e estão iniciando a sua jornada no mundo do empreendedorismo. Pensando nisso, você empreendedor que visa lançar novos olhares sobre os negócios, anota essa dica: O Capital Empreendedor 2021, estará promovendo pelo Sebrae ótimas oportunidades para você alavancar seu negócio. As inscrições estarão abertas até o dia 26 de maio para a sua startup ou empresa inovadora se conectar a investidores de todo o país. Vale ressaltar que até 240 empresas inovadoras de todo o Brasil serão selecionadas para participar nos estados envolvidos, ou seja, o seu negócio pode ser uma delas. Então, para não ficar de fora, você deve acessar a página abaixo e preencher um formulário para inscrição. Além disso, poderá também conferir toda a programação disponível.
Saiba como o Sebrae na Paraíba pode ajudar a sua empresa, oferecendo capacitações, consultorias, subsídios, informações e motivação.
Uma semana inteira repleta de atividades, consultorias e capacitações on-line especialmente pensadas e formatadas para os microempreendedores individuais ou para potenciais empreendedores. Esta é a proposta da Semana do MEI 2021, ação conjunta nacional que terá, pelo segundo ano consecutivo, o formato digital em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19). O evento, realizado pelo Sebrae, ocorrerá no período de 10 a 14 de maio em todo o país de forma simultânea. Com isso, segue abaixo a programação local preparada para o público com várias palestras e oficinas e um time bem preparado para passar todo o conhecimento. Para mais informações, Clique aqui. Oficinas: SEMANA DO MEI DESCOMPLICA MEI 10.maio | 09h às 12h E 13h às 17h | Gratuita SEMANA DO MEI FLUXO DE CAIXA E CAPITAL GIRO 11.maio | 19h às 22h | Gratuita SEMANA DO MEI CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS 11.maio | 19h às 22h | Gratuita SEMANA DO MEI ENTENDENDO MELHOR O E-COMMERCE 12.maio | 19h às 22h | Gratuita SEMANA DO MEI DESCOMPLICA WHATSAPP BUSINESS 12.maio | 09h às 12h e 13h às 17h Gratuita SEMANA DO MEI COMO CONSTRUIR UMA LOJA VIRTUAL COM SUCESSO 13.maio | 19h às 22h | Gratuita SEMANA DO MEI DESCOMPLICA INSTAGRAM 14.maio | 09h às 12h e 14h às 17h Gratuita SEMANA DO MEI PLANEJANDO POSTS E POSICIONAMENTO NO INSTAGRAM 14.maio | 19h às 22h | Gratuita Palestras: SEMANA DO MEI MARKETING PESSOAL: Quando o Negócio é Você 10.maio | 16h às 17h30 | Gratuita SEMANA DO MEI FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 10.maio | 19h às 20h30 | Gratuita SEMANA DO MEI PLANEJANDO O SUCESSO 11.maio | 16h às 17h30 | Gratuita SEMANA DO MEI DICAS DE TRIBUTAÇÃO E ACESSO AO CRÉDITO PARA O MEI 13.maio | 16h às 17h30 | Gratuita Além disso, o público poderá ter acesso às consultorias online gratuitas, que se trata de um atendimento virtual para MEI, micro e pequenas empresas. As consultorias serão voltadas para a área de Finanças, Marketing, Planejamento e Tributação. A programação é através de agendamentos pelo formulário online, disponível na página da consultoria, para mais informações é só acessar o link abaixo.
A Semana do MEI 2021 é repleta de atividades, consultorias e capacitações on-line especialmente pensadas e formatadas para os microempreendedores individuais ou para potenciais empreendedores. Ela ocorre em uma ação conjunta nacional que terá, pelo segundo ano consecutivo, o formato digital em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19). O evento, realizado pelo Sebrae, ocorrerá no período de 10 a 14 de maio em todo o país de forma simultânea. Neste ano abordará o tema “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, contará também com uma programação nacional unificada que será realizada durante as manhãs. Já para o período da tarde, foi montada uma programação estadual, focada na realização de palestras, tanto pelo site quanto pelo WhatsApp, oficinas e transmissões ao vivo (lives). Todas as atividades serão gratuitas. De acordo com a programação, entre os temas que serão abordados, estão: “Descomplica Instagram”, “O caminho para a formalização: benefícios e responsabilidades”, “Marketing digital: planejar para vender pela internet” e “Crescimento Planejado e Orientado para Resultados”. Além das palestras, o Sebrae Paraíba também vai promover oficinas durante a Semana do MEI, através de plataformas de videoconferência. Essas capacitações irão abordar assuntos como a formação do preço de venda, fluxo de caixa e capital de giro, o processo de criação e edição de vídeos para as redes sociais, e-commerce e marketing pessoal. De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Germana Espínola que é a responsável pela organização do evento no âmbito estadual, a principal atração desta edição da Semana do MEI será o empreendedor Rick Chesther, que ficou famoso em todo o país depois de aparecer em um vídeo em que ensina em apenas um minuto, diversas estratégias para vender água mineral. Com o sucesso, ele passou a ministrar palestras, nas quais relata a vida real de transformação do povo brasileiro, com foco na superação. “A semana do MEI conta com uma programação diversificada, com o objetivo de auxiliar os empresários a superarem a atual crise e se adaptarem a esta nova realidade, mesmo que passageira, reestudando processos empresariais e recriando uma nova realidade de empreendedorismo”, destacou a analista. As inscrições para as capacitações também já estão abertas, no link abaixo. Além disso, para poder acessar a programação de consultorias online gratuitas, pode-se visualizar o link a seguir. Clique aqui