Com o intuito de acomodar seus clientes, parceiros e colaboradores com mais conforto e comodidade, o Sebrae Paraíba comunica que está preparando suas novas dependências na Rua João Gualberto, 22, Centro, Sousa - PB. O novo espaço contará com instalações mais modernas, incluindo uma sala de reuniões, uma sala de treinamento e um auditório, além da área de atendimento e orientação empresarial completamente reformulada. Tudo pensado em possibilitar a melhor experiência para o nosso público. Durante o mês de janeiro, até que o novo espaço esteja pronto, o nosso atendimento se dará pelos canais remotos, através do WhatsApp, pelo 0800 570 0800 e pelo site www.sebraepb.com.br. Acompanhe as nossas redes para mais informações.
As compras de fim de ano são responsáveis pelas altas nas vendas e impulsionam a economia do nosso país. Em 2020, apesar da pandemia, não será diferente. Neste ano atípico, as vendas do comércio varejista ainda serão responsáveis pelo crescimento econômico em relação aos anos anteriores. E, mais do que nunca, é chegado o momento de apoiar o comércio do seu bairro e da sua cidade. A pandemia não tem sido um momento fácil para os microempreendedores, sendo eles os mais afetados pelas dificuldades. Mas para quem acha que eles se deram por vencidos, não se engane. Dados da Receita Federal revelam que entre março e julho, 600 mil trabalhadores se tornaram MEIs, um crescimento de 20% em comparação ao mesmo período de 2019. SAIBA COMO POTENCIALIZAR VENDAS E AUMENTAR LUCRO DA SUA EMPRESA JORNADA DE CONHECIMENTO NÃO PODE PARAR: PARTICIPE DE EVENTOS DO SEBRAE Além do aumento das vendas, a chegada do Natal e Ano Novo também é responsável pelo crescimento no número de ofertas de emprego temporário, o que distribui renda e movimenta o mercado. Notadamente, a pandemia tem feito avançar o número de demissões no país. Ao realizar as suas compras no seu bairro ou comércios vizinhos, você aumenta as chances desses empregos se tornarem fixos. Mas, para que esses novos negócios tenham um sucesso duradouro, eles precisam do seu incentivo. E comprar dos pequenos é uma excelente forma de reconhecer os esforços e garantir o desenvolvimento da economia da sua região. Além disso, você pode ajudar na divulgação dessas pequenas empresas, seja compartilhando com os familiares e amigos a indicação ou usando as redes sociais para relatar a sua boa experiência. A pandemia ainda não chegou ao fim e os pequenos negócios precisam do seu apoio para continuar a fazer a diferença na economia e na qualidade de vida do seu bairro. O seu gesto vai muito além da generosidade, comprar do comércio local é um papel social que auxilia diretamente no enfrentamento à crise.
Fazer crescer as vendas de um negócio quase sempre é um desafio para empreendedores e empresas. Porém, a arte milenar de vender pode ser dominada através da capacitação. E disso o Sebrae entende. Conhecer os principais desafios, saber como enfrentá-los e como se posicionar no mercado são apenas alguns dos passos. Como estão suas vendas? Desafios são comuns a todas as empresas. Estar no mercado é lidar com incertezas e instabilidades, novos comportamentos de compra, reposicionamento de marca, concorrência. Mas para um bom empreendedor as dificuldades podem ser uma chance de crescimento, desde que você esteja disposto a agir e aberto a mudanças. O importante é identificar e reconhecer as lacunas na área de vendas, rever as oportunidades e lidar com elas. A tarefa de expandir as vendas exige não apenas esforço, mas conhecimento das estratégias mais eficazes para o seu tipo de negócio. Por essa razão, cursos de treinamento de vendas são essenciais para profissionalizar o seu negócio e garantir a otimização de saídas. Também são importantes para estar atualizado das novas técnicas e métodos, e acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor. Estratégias de marketing são de valor imensurável. Atrair o consumidor, apresentar o seu produto ou serviço, convencer sobre os benefícios e sobre a compensação do investimento são etapas para concretizar uma venda. Mas, para isso, é preciso conhecer o seu perfil de cliente e traçar as estratégias de maneira direcionada. O marketing digital, por exemplo, está em alta e é super eficiente ao ser usado para alavancar vendas. Para os microempreendedores, aperfeiçoar as técnicas de oratória e persuasão garante a capacidade de vender bem o seu produto e serviço e, consequentemente, traz resultados eficazes ao negócio. A abordagem atrativa, uma boa proposta de valor e o alto conhecimento sobre o que está sendo vendido são características essenciais para um bom vendedor. Fidelizar o cliente é outro ponto chave para garantir o aumento nas vendas. Para isso, um bom gerenciamento de contas de clientes é fundamental. Desenvolver a confiança é a primeira etapa para criar um relacionamento e, assim, reter a sua clientela. Um cliente fiel compra seu produto ou serviço repetidamente, desde que esteja satisfeito. O Sebrae oferece diversos cursos online para treinamento e capacitação na área de mercado e vendas. São cursos sobre atendimento ao cliente, comunicação e relacionamento, marketing digital para o empreendedor, customer success, vendas na internet e muito mais. Para conhecer todos os cursos disponíveis e escolher a melhor opção para o seu negócio, acesse nossa página. Todos os cursos online do Sebrae possuem certificado digital com verificação de autenticidade e são 100% gratuitos. Aproveite e boas vendas!
Para que uma empresa cresça, ela precisa ser administrada com habilidade e competência. A jornada de conhecimento e capacitação de um empreendedor não pode parar, é preciso estar em constante aperfeiçoamento e atualização. Por isso, o Sebrae Paraíba segue realizando cursos, palestras, oficinas, consultorias e seminários online sobre os mais variados temas, mesmo com a programação presencial suspensa devido à pandemia do coronavírus. Se está começando a empreender, é preciso entender que uma boa ideia não garante um bom negócio. Para ter sucesso, o empresário necessita saber a forma correta de administrar e conhecer os obstáculos do empreendedorismo. Um dos principais desafios está em desenvolver um plano de negócios eficiente, capaz de fazer a sua empresa crescer e se desenvolver. Habilidades de planejamento estratégico também são fundamentais para garantir sucesso na jornada, assim como a gestão financeira. Ao empreendedor é necessário a capacidade de lidar com o controle de contas e com as transações financeiras da empresa, como também uma bagagem de conhecimentos administrativos e sobre finanças que permitam tomar decisões importantes sobre como e onde investir. Dentro do planejamento estratégico também está a liderança. Um empreendedor capacitado consegue liderar, engajar e motivar funcionários. Gerir pessoas vai muito além de delegar atividades ou definir responsabilidades, significa também desenvolver e gerenciar talentos e incentivar a colaboratividade, criatividade e desempenho. Ter uma equipe bem liderada faz a diferença em qualquer empreendimento. Um empreendedor tem de estar sempre à frente, buscando melhorar métodos e se diferenciar da concorrência. A capacitação abre espaço para a inovação e a tecnologia é uma grande aliada nesse contexto. Os empresários devem aprender a usar a tecnologia a favor da sua empresa, seja investindo em automatização de processos ou buscando a internet para potencializar negócio. Estar atualizado sobre o mercado no qual está inserido, buscar estratégias de venda ideias para sua empresa, conquistar clientes em potencial, também são deveres de um bom empreendedor. O marketing e as vendas são essenciais os negócios. Entender a importância das equipes de vendas, da divulgação e da prospecção é o primeiro passo. Porém, mais importante ainda é saber como executar ações de estratégias, seja pelo marketing tradicional e pelo marketing digital. Entendendo isso, o Sebrae Paraíba oferece cursos e eventos nas áreas de empreendedorismo, finanças, marketing e vendas, planejamento, organização e cooperação, lei e normas, inovação e gestão de pessoas, que permitem ao empreendedor aprender, desenvolver e aprimorar capacidades e habilidades. Para conhecer a oferta de eventos, acesse a nossa Loja Virtual. Na página é possível conferir todas as oportunidades e realizar a sua inscrição.
Você já ouviu falar na LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709, de 14/8/2018) entrou em vigor em 16 de agosto e estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. A LGPD foi inspirada na General Data Protection Regulation (GDPR), que entrou em vigência na União Europeia em 2018, e trouxe grandes impactos às empresas e consumidores. A LGPD contempla todas as informações que permitem a identificação de pessoas e representa um passo importante para o Brasil, quando se trata da proteção de dados dos seus cidadãos. Isso porque a nova legislação garante privacidade e segurança aos brasileiros contra casos de uso indevido, comercialização e vazamento de dados. A partir de agora, podem ser solicitadas informações sobre como e quais dados as empresas armazenam, assim como exigir que eles sejam eliminados, caso tenham sido obtidos de forma não consentida. São os principais pontos da LGPD: assegurar o direito à privacidade e proteção de dados pessoais de usuários, por meio de práticas transparentes e seguras; estabelecer regras claras sobre o tratamento de dados pessoais; fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico; fortalecer a segurança das relações jurídicas e a confiança do titular no tratamento de dados pessoais, garantindo a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa das relações comerciais e de consumo; e promover a concorrência e a livre atividade econômica, inclusive com portabilidade de dados. O Sebrae já está se adequando à LGPD e auxiliando o empreendedor a se enquadrar nas novas normas. Para isso, promoveu avanços e melhorias nos sistemas e elaborou um plano de orientações de como os clientes devem agir em seus pequenos negócios. Além disso, capacitamos fornecedores e parceiros sobre a temática da privacidade de dados. Confira as exigências legais e veja o que muda para as empresas quanto a cadastros e comunicação com clientes: A coleta de dados pessoais precisa vir acompanhada da finalidade de uso e de indicação, autorizada pelo cliente. O termo de consentimento deve ficar armazenado para eventuais futuras consultas; Formulários físicos ou digitais com dados de clientes, funcionários e quaisquer outros públicos devem estar armazenados de forma segura; Dados pessoais sensíveis têm tratamento diferenciado. A LGPD considera sensível os seguintes dados: origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico; A empresa que obteve o consentimento do cliente e necessitar comunicar ou compartilhar dados pessoais com outras instituições, deverá obter autorização específica do titular para este fim, com ressalvas para as hipóteses de dispensa das permissões previstas na LGPD. As empresas que não cumprirem a LGPD sofrerão punições, variando de acordo com a gravidade da falta, que vão desde advertências com determinação de medidas corretivas até multas. Ainda ficou com dúvida? Conheça mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e saiba como o Sebrae está se adequando à nova legislação.
Pedir comida para entregar em casa já era um hábito comum dos brasileiros. Com a pandemia, o serviço de atendimento por delivery ampliou seus nichos, expandindo para além do setor de alimentação. Roupas, cosméticos, enfim, delivery de tudo. O que já era tendência, agora veio para ficar. A expansão do serviço de entrega em domicílio também trouxe modernização. Diferente de antes, quando só era possível através de telefone, hoje a tecnologia encurta caminhos e facilita processos através de sites e aplicativos. Eles são ótimas opções, pois são práticos, otimizam tempo e trazem agilidade ao negócio. Se a sua empresa ainda não conta com um sistema de entrega, te daremos quatro razões para você investir no atendimento delivery e dicas de como implementar o serviço. 1. Maior comodidade ao cliente Com o dia a dia mais corrido, as pessoas têm cada vez menos tempo para tarefas básicas, como cozinhar ou fazer compras. Nada mais cômodo do que pegar o telefone e pedir uma refeição ou qualquer outro serviço direto em casa. O delivery proporciona comodidade ao seu cliente. 2. Aumento da clientela Se você atua no setor de alimentação e o cliente já conhece o seu serviço, certamente ele lembrará de você. Mas se a ideia é captar clientes com eficiência, a presença em aplicativos de delivery é como estar em uma praça de alimentação. Ou seja, uma ótima oportunidade de expandir a clientela. 3. Aumento no faturamento O estabelecimento que conta com serviço de delivery economiza. Menos funcionários, menor mão de obra e menos gastos com manutenção. A empresa consegue atender a clientela em sua totalidade e investir mais em outras áreas, que aumentarão a lucratividade do negócio. 4. Qualidade de atendimento O serviço de delivery permite um atendimento personalizado e de qualidade. Com as demandas controladas, a entrega pode ser feita de forma ágil e otimizada, gerando mais satisfação na compra. Sem contar que o sistema de entrega proporciona o cadastro dos seus clientes, possibilitando um atendimento mais personalizado, que pode gerar fidelização. Saiba como montar um sistema de delivery Primeiro de tudo, é preciso conhecer a concorrência e o que te diferencia para o seu público-alvo. Feito isso, avalie quais são os seus produtos que têm melhor venda e uma boa margem de lucro. Reforce os processos de higiene e leve a público, fazendo com que o seu cliente esteja ciente desses cuidados. Em relação à operacionalização, são duas opções: frota própria ou terceirizar o serviço. A frota própria irá necessitar de manutenção de veículos, combustível e salário dos entregadores. Ao terceirizar o serviço para aplicativos, a preocupação é apenas com taxas e mensalidades. Também é importante avaliar as embalagens que serão utilizadas para o delivery. Faça testes e peça avaliação dos clientes. E, não menos importante, promova o seu estabelecimento e o seu novo serviço. Para saber mais sobre como introduzir o serviço de entrega no seu negócio, acesse a cartilha do Sebrae e Abrasel com os 8 passos para implantar um delivery de sucesso. E se deseja desbravar ainda mais a área de mercado e vendas, não deixe de conferir os cursos e eventos do Sebrae Paraíba. Acesse a nossa loja e faça a sua inscrição.
O Sebrae promove uma iniciativa exclusiva e inédita em outubro: o Mês da Inovação Pela primeira vez será realizada uma vasta programação de eventos com objetivo de falar sobre como adotar novas tecnologias para aumentar o lucro e a competitividade nos micros e pequenos negócios. A iniciativa quer reforçar para os empreendedores brasileiros a compreensão de que inovação não é algo restrito ao universo das grandes empresas, que não implica – necessariamente – em grandes investimentos de recursos e nem se restringe apenas à tecnologia. A abertura do Mês da Inovação acontece no dia 1º/10, em um evento com a participação do diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick e da jornalista da Globo News, Maria Prata. Durante os 31 dias do mês, cerca de 300 palestrantes vão oferecer seus conhecimentos e apresentar casos de sucesso ao longo de mais de 250 horas de conteúdo gratuito, que deve alcançar pelo menos 30 mil pessoas interessadas em inovação. A iniciativa conta com mais de 50 parceiros entre eles, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Facebook; Mercedes Benz; Ambev; Dell; BossaNova; Porto Digital; Randon; Get Net, entre outros. No dia 16 de outubro, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, vai conversar com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta e engenheiro Marcos Pontes, sobre como a inovação pode alavancar a economia brasileira. Marco Legal da Inovação; Biomimética; Aumentando a produtividade com inovação; Desvendando ecossistemas de inovação; Cidades como plataformas de inovação; O turismo do amanhã; Pesquisa, desenvolvimento e exportação; Inovação na beleza pós-pandemia; Criatividade à mesa; Inovação no varejo e Futuro da moda, são alguns dos temas que serão debatidos em diferentes painéis. O Mês da Inovação contará ainda com a realização da Case Startup Summit 2020, do Desafio Like a Boss, de batalhas de pitches, além de outras atividades interativas. O gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato, afirma que o grande objetivo da iniciativa é mostrar como a inovação pode potencializar o crescimento das empresas. “Estamos trabalhando para que todas as pessoas que participem dessas atividades entendam o quanto a inovação pode transformar a economia do nosso país. A inovação é um dos vetores para turbinar a retomada do desenvolvimento. Nesse contexto, o Sebrae funciona como um indutor da inovação e dos pequenos negócios brasileiros. Vamos apresentar cases de sucesso, exemplos reais e muito conteúdo em diversos segmentos, mostrando que a inovação é real e pode ser aplicada em qualquer área de negócios”, comenta. De acordo com Paulo Renato, há algumas outras temáticas sobre inovação que serão desmitificadas durante o evento. “Muitas pessoas pensam que inovar é sempre uma coisa cara, onerosa para a empresa. Veja bem: o custo da inovação depende de cada caso. Se pegarmos um exemplo de uma loja de roupas, que ainda não tem sua presença digital nas redes sociais. Quanto custa para essa empresa inovar, estabelecendo uma rotina de postagens virtuais? Se o proprietário buscar conhecimento com o Sebrae, esse custo é praticamente zero. Ele consegue criar os perfis e administrá-los do próprio celular. Com certeza essa proximidade com o público irá refletir nas vendas, aumentando o faturamento. Isso é inovar. Outro mito em relação à inovação é que ela precisa estar necessariamente ligada à tecnologia. Nós podemos inovar com novas técnicas de vendas, um novo jeito de apresentar o produto”, afirma. Saiba mais sobre a programação, faça sua inscrição e mude seu futuro. Saiba mais Por: Leonora Felix de Sousa Oliveira Minutti - Analista Técnico
Faça parte você também do processo de seleção para Agentes Locais de Inovação ciclo 2021/2022 Neste novo ciclo, atuaremos nas Regionais de João Pessoa, Sul, Campina Grande e Patos. Todo processo de seleção deverá ser encerrado até o dia 10/12/2020, mas as inscrições vão até o dia 18/10. Se você tem experiência mínima de 06 meses comprovada, como profissional de nível superior, atuando em atividades relacionadas à pequenos negócios e/ou gestão de empresas e/ou tecnologia e inovação e tem o tempo de formação de até 10 anos, essa é a sua chance. Serão oferecidas bolsas de até R$ 4.000,00 e o valor para inscrição é de R$ 50,00 para agentes locais de inovação e R$ 100,00 para orientador. Todas as informações e cronograma estão contidos no Edital que já está publicado no portal https://concepcaoconsultoria.com.br . O objetivo do ALI é promover a inovação para reduzir custos e/ou aumentar o faturamento dos pequenos negócios. Sentiu que sua presença neste projeto pode fazer a diferença? Não perca tempo e faça já sua inscrição! Acesse agora
Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa Elas estão em nosso dia-a-dia! Na esquina de casa ou nos grandes centros urbanos! Em segmentos tradicionais ou novos e também no campo. Confiam no que fazem e na força que tem para construir um país melhor. Ainda que hajam dificuldades, elas superam, se reinventam e abrem as portas para recebê-los. São elas, as micro e pequenas empresas que celebram hoje, 05 de Outubro, seu dia nacional. Os pequenos negócios respondem por 95% das empresas da Paraíba, ou seja, são mais de 228 mil negócios que representam 29,6% do PIB do estado. Mas do que números, as micro e pequenas empresas são feitas por pessoas movidas pelos desafios e boas ideias, que muitas vezes começam suas empresas dentro de casa e passam a atender em sua rua, seu bairro, sua cidade, no Brasil e no mundo. Histórias que mostram a força da nossa gente, pessoas que encontram soluções e que desenvolvem oportunidades mesmo em meio a uma crise mundial. O Sebrae reconhece o papel da Federação da micro e pequenas empresas da Paraíba e na força dos pequenos negócios e está junto a eles, na busca de soluções e construção de dias melhores. Nós, do Sebrae, acreditamos no poder destes de transformar realidades em que vivem, na geração de trabalho, renda, desenvolvimento e mais dignidade. Os desafios são muitos, mas estamos juntos com vocês nesta jornada! Assista aos cases, se inspire e faça parte dessas histórias lindas que mudam o futuro desse país: Quero assistir
Qualquer produto ou serviço traz consigo a ideia de experiência. Tal experiência se baseia para além da estética, levando em consideração a integração entre o visual, o funcionamento e o desempenho. Daí a importância do design. Faz parte dele todo o processo intelectual, técnico e criativo de concepção, planejamento e desenvolvimento de um projeto, seja ele um produto, serviço, comunicação ou um ambiente. Inovar, reinventar, modernizar e criar, em tempos de crise ou não, são sempre boas soluções. E inovar no design é fundamental, porque é a partir dessas novas ideias e formatações que surgem as melhorias para o seu negócio. Ao se preocupar em melhorar a experiência estética e visual do seu produto, ou aprimorar a comunicação e marketing da sua empresa, você agrega valor e sai na frente na corrida contra a concorrência. Para quem está começando a empreender, o processo começa na escolha no nome para a sua empresa. A identidade visual, que vai desde o nome e passa pelo slogan, logotipo e demais elementos visuais, é tão essencial quanto o plano de negócios. E, principalmente para as pequenas empresas, um bom projeto de design é uma ferramenta excelente para a aumentar a competitividade. Já está no mercado? A imagem e a gestão da sua marca, empresa, produto ou serviço precisa ser cuidada. Para isso o branding é fundamental. É através dele que o seu produto ou serviço fixa na mente do consumidor, gerando recall e garantindo uma boa reputação da marca ou empresa. Não dá para ignorar o poder do design e sua capacidade de agregar valor a um produto ou serviço, de desenvolver uma linguagem visual clara e objetiva, e de gerar soluções práticas e criativas. Mas o Sebrae sabe que inovar, seja em design ou em qualquer outra área, nem sempre é uma tarefa fácil e que uma ajuda especializada faz toda diferença. Para isso existe o Sebraetec, um programa que auxilia você empreendedor na jornada de inovação tecnológica da sua empresa de forma eficiente e com baixo custo. O programa possui uma rede de prestadores de serviço e promove a acesso a soluções nas áreas de design, produção e qualidade, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade. Através do Sebraetec, conectamos pequenos negócios de todos os setores a essa ampla rede de profissionais e empresas habilitadas. Vamos inovar! Para saber mais sobre o Sebraetec, acesse a página oficial do programa e conheça o nosso portfólio digital de soluções. Temos certeza que vamos encontrar ótimas possibilidades para você sair na frente e inovar o design do seu negócio. Tem outras dúvidas sobre o programa? Você também pode entrar em contato com o Sebrae Paraíba através da nossa Central de Relacionamento, Atendimento Online ou pelo WhatsApp.
A pandemia do coronavírus pegou a todos de surpresa. São meses de desafios e adaptações para as empresas, empresários e colaboradores. Os consumidores também foram afetados por essas mudanças, o que gerou um novo padrão de comportamento. Então, afinal, o que esperar? O que muda no pós-pandemia? Como as mudanças afetam os negócios? O Sebrae conta para você o que vem sendo apontado como as principais tendências de novos comportamentos do mercado. Não sabemos quão profundo e duradouro serão os efeitos desse período no cenário econômico e no mercado consumidor, mas precisamos estar preparados para o futuro. Nossa missão é capacitar e instruir nossos empresários para lidar com essa nova realidade com o mínimo de prejuízo possível, mostrando principalmente que há um cenário positivo e promissor após a crise. Confira algumas tendências e se prepare para esse novo momento. Experiência de consumo virtual Mesmo antes da pandemia, os consumidores já buscavam em suas experiências um valor diferencial, capaz de despertar novas relações com um produto ou serviço. Essa transformação ganhou força nos últimos meses e reforçou a importância da ideologia de status de uma marca ou empresa postada nas redes sociais. A solidariedade e humanidade se tornaram valores fortes, gerando confiança e segurança de consumo. Os ideais de consciência e responsabilidade também se transformaram em fortes argumentos. A presença online se tornou um canal de contato direto com os clientes. Além de se fazer presente para vendas, demonstrar os valores empresariais gera respostas. A ideia é mostrar que, mesmo com as relações de consumo prejudicadas pela crise, há uma preocupação com o bem-estar do seu público, e assim gerar uma relação de confiabilidade e empatia. Essa presença digital deve se fortalecer cada vez mais no pós-pandemia. A experiência comunicada de forma virtual conquista novos clientes e cria a expectativa de uma nova vivência por meio do consumo do serviço ou produto. Consumo responsável e consciente As incertezas sobre o futuro, a redução da renda de muitas famílias e a preocupação maior com questões ligadas à saúde geram um novo padrão de consumo, mais consciente e responsável. Bens essenciais entram na lista de prioridades, mas essa noção do que é essencial varia de cliente para cliente. A decisão de consumo leva ainda em consideração outros fatores, como a flexibilização na compra e a rapidez na entrega. Por isso, as empresas precisam ter cada vez mais atenção à forma de comunicar os seus valores, fazendo isso de maneira clara. E, ainda, conhecendo o que é valor e o que é fator de consumo para cada perfil de cliente, gerar a experiência individual de consumo responsável e consciente em suas vendas. Avanço do virtual Alguns padrões de consumo virtual já estavam em alta, mas a pandemia trouxe novas experiências que devem permanecer após esse período, como é o caso de consultas médicas, educação e ensino, e atividades de bem-estar e lazer. Os canais digitais e plataformas de streaming também ganharam força para práticas como leitura, filmes, músicas e exercícios. A presença das empresas no digital deve ser avaliada. Em muitos casos pode haver uma migração parcial ou total, dependendo da natureza do negócio. As lojas físicas também precisam estar estruturadas para trabalhar de forma interligada com o cliente digital. Ao ingressar no meio online, as empresas devem estar preparadas para gerar experiências atrativas e tão positivas e vantajosas quanto as presenciais. Descentralização de consumidores A busca por uma melhor qualidade de vida já era uma tendência, e se efetivou com as mudanças na rotina impostas pela pandemia. Estar nos grandes centros se tornou algo mercadologicamente não essencial, visto que empresas e profissionais liberais se adaptaram ao modelo de trabalho a distância. Essa certamente é uma mudança que irá gerar alterações nos padrões de consumo, como já é visto através da redução das compras presenciais. Com a migração de trabalhadores para centros menores, as compras online serão impulsionadas. Empresas físicas e digitais precisarão ajustar sua logística para atender de forma ágil e eficiente um público cada vez mais descentralizado e distante das grandes capitais e centros urbanos. Saúde e qualidade de vida Com a pandemia, os olhos se voltaram cada vez mais para as questões ligadas à saúde. A prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e novos hábitos surgiram. A busca por uma saúde mental equilibrada também faz parte desse novo processo. E essa preocupação com o corpo e a mente tende a continuar. Mesmo os negócios que não têm relação direta com o segmento da saúde são capazes de se adequar no sentido de estimular práticas que gerem qualidade de vida. As empresas podem colaborar de forma direta ou indireta, seja através de suas atividades, como a comercialização de produtos e serviços relacionados à saúde e bem-estar, ou gerando informações e conteúdos que valorizem e estimulem práticas benéficas a um estilo de vida saudável. Flexibilização do local de trabalho Com as regras de isolamento social, grande parte da população passou a realizar vários tipos de atividades em casa. Dentre elas, o trabalho remoto. Tais mudanças trouxeram para as empresas uma nova visão sobre o home-office e suas vantagens, como custos operacionais reduzidos e aumento da produtividade. Este último fortemente ligado à melhora da qualidade de vida, já que os funcionários gastam menos tempo com deslocamentos e ganham mais tempo para o descanso e lazer. A redução de custos com transporte e alimentação também conta positivamente. Por isso, há uma forte tendência de que essa mudança no modo de trabalho influencie muitas empresas, adotando o home-office como modelo principal ou gerando uma flexibilização, permitindo tanto o trabalho remoto quanto o presencial. Cada empresa deve avaliar as vantagens e desvantagens de acordo com a natureza de cada negócio. Solicite uma consultoria. Converse online com nossos analistas CLIQUE AQUI
O ano de 2020 tem sido de muitos desafios para os empreendedores. A pandemia de Covid-19 mudou os rumos dos negócios, fechando estabelecimentos, alterando a dinâmica de vendas e consumo, afetando diretamente pequenas e grandes empresas. Passada a fase crítica, a Paraíba se prepara para a retomada gradual das atividades econômicas no estado. Agora é hora de preparar-se para a reabertura dos negócios. Será um novo momento de adaptação para os empreendedores, com atenção especial para o contínuo enfrentamento ao vírus, que segue circulando pelo país. Cada segmento do mercado passará por regras e orientações próprias. É papel do Sebrae apoiar os pequenos negócios em seus desafios. Por isso, elaboramos orientações e materiais de apoio de preparação e planejamento aos empresários para a retomada segura das atividades dos principais setores de pequenos negócios. UM NOVO CONSUMIDOR PÓS-PANDEMIA? ASSISTA PALESTRA Fique atento aos decretos A reabertura dos estabelecimentos acontece de maneira gradativa e isolada para cada região. O empresário deve estar atento aos dispositivos regulatórios implementados no seu estado e na sua cidade, para que todas as regras previstas para a sua atividade sejam respeitadas. Caso haja divergências de informações entre os decretos municipais e estaduais, opte por seguir as orientações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. Atenção aos protocolos de saúde Mesmo com a retomada da economia, é fato que não estamos livres do coronavírus. Manter o controle rígido de higiene é fundamentalmente necessário para que se quebre as linhas de transmissão do vírus. Prepare-se para receber a sua equipe de volta e mantenha-os informados sobre os protocolos de saúde. Reforce as orientações básicas de higiene das mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, uso de máscaras, distância de ao menos 1 metro entre pessoas, além da limpeza e desinfecção de objetos compartilhados e superfícies tocadas com frequência. Local de trabalho É importante que o local de trabalho esteja equipado para o novo momento, dispondo de medidas que auxiliarão no processo. Para isso, distribua placas e cartazes informativos e materiais de higiene pelos espaços, como máscaras e álcool em gel, para colaboradores e clientes. Reduza a capacidade de público do estabelecimento, minimizando contatos e aglomerações. Implemente distanciamento em filas através da demarcação de distância mínima e, se possível, crie uma barreira entre o funcionário e o cliente durante o atendimento. Orientações para o seu segmento Além das recomendações gerais, cada segmento do mercado passará a ter regras e orientações próprias para a retomada das atividades. Bares e restaurantes, negócios da moda, lojas de rua e shoppings, clínicas de saúde, negócios de beleza, academias de ginástica, meios de hospedagem, todos precisam se adaptar ao novo contexto de funcionamento. O Sebrae disponibilizou orientações de especialistas para cada segmento. Com essas informações, o empreendedor será capaz de promover uma reabertura planejada e preocupada com a segurança e a saúde dos seus funcionários e consumidores. Confira aqui os protocolos para a retomada segura do seu negócio. Além de vídeos, você tem acesso a e-books com orientações completas para a sua atividade. Vamos retomar juntos!