this is an h1

this is an h2

Mon Feb 06 17:58:09 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
A presença da mulher preta empreendedora no mercado atual

A mulher preta empreendedora gera representatividade e exerce um papel fundamental no universo empreendedor.

· 06/02/2023 · Atualizado em 06/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O empreendedorismo feminino é um movimento que se fortaleceu bastante ao longo dos anos. Hoje, a mulher está mais independente e criando o próprio negócio, seja por necessidade, seja por vontade própria.

No entanto, seja qual for a motivação, o mais importante é que o ato de empreender proporciona liberdade e dignidade ao ser humano. Além disso, ajuda a inserir no mercado de trabalho as pessoas menos favorecidas, como é o caso da população negra.

Devido à relevância desse tema, elaboramos este artigo no qual você vai conferir a importância da mulher preta empreendedora no Brasil, quais desafios esse grupo enfrenta e alguns cases de sucesso nos quais se inspirar. Continue lendo!

A mulher preta empreendedora no Brasil

Empreender significa criar novas ideias ou transformar algo que já existe. Para isso, é necessário ter dedicação, comprometimento e preparação para enfrentar uma série de dificuldades. Sem dúvidas, a mulher preta está conquistando liberdade financeira e emocional por meio do empreendedorismo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em 2021, 47% das mulheres que empreendem no Brasil são negras. Isso mostra um avanço significativo para esse grupo que, infelizmente, ainda precisa enfrentar diversas barreiras para alcançar o sucesso profissional.

Entretanto, de acordo com os dados apresentados pelo mesmo estudo, é possível notar uma diferença clara de renda mensal entre a mulher preta e a branca. Enquanto a primeira recebe, em média, R$ 1.539, a segunda obtém um ganho estimado de R$ 2.035. Ou seja, embora exerçam a mesma função, ainda são remuneradas de forma desigual.

A importância da mulher preta empreendedora

Todos nós desejamos ser respeitados e valorizados no ambiente de trabalho. Além disso, precisamos desenvolver habilidades e conquistar o nosso espaço na sociedade. Sendo assim, quando uma mulher preta começa a empreender, ela acaba nos mostrando que tudo isso é possível. Por meio desse acontecimento, inclusive, são quebrados alguns paradigmas referentes à população negra no Brasil.

Conseguimos enxergar, então, que a mulher preta pode ser empresária, bem-sucedida, ocupar cargos de liderança em grandes corporações, ter a sua independência financeira etc. O empreendedorismo possibilita que ela tenha autonomia para gerenciar a própria vida e deixar de depender do companheiro, por exemplo.

Além do mais, essa empreendedora serve como inspiração para outras meninas, que também têm histórias de vidas parecidas. Ela gera representatividade e tem o papel fundamental de motivar as novas gerações e fazê-las acreditarem que é possível conquistar a prosperidade profissional, independentemente da cor da pele.

Os desafios a serem vencidos

Embora a mulher empreendedora venha alcançando mais oportunidades e ganhando mais espaço no mercado de trabalho, ainda é necessário enfrentar alguns desafios para atingir o sucesso nos negócios. Confira, a seguir, alguns deles.

Dificuldade para conciliar a vida pessoal e a profissional

É importante dizer que essas mulheres, além de serem empreendedoras, muitas vezes, são mães e esposas. Desse modo, elas precisam cuidar da empresa, da família, dos afazeres domésticos etc. Mas sabemos que lidar com todas essas questões não é fácil, principalmente para quem precisa fazer tudo sozinha.

Por conta disso, elas têm menos tempo para gerenciar o próprio negócio, o que acaba dificultando o aparecimento de resultados. Algumas, inclusive, acabam desistindo por não terem condições de cumprir todas as atividades.

Falta de incentivo

Quando a mulher preta decide empreender, é comum haver falta de apoio por parte dos familiares, dos amigos e até das instituições financeiras. Ela começa a ter que lidar com comentários negativos de pessoas que insistem em fazê-la acreditar que ela não tem capacidade suficiente para ser dona da própria empresa.

É claro que o empreendedorismo envolve vários riscos, mas isso não significa que você deve desistir na primeira dificuldade. Sempre construa cenários positivos e negativos para que, assim, seja possível reduzir as incertezas.

Oportunidade de estudar

Infelizmente, nem todas as mulheres têm acesso ao Ensino Superior. Embora ter um diploma de graduação não seja um requisito para empreender, quanto mais elevado for o seu grau de escolaridade, maior será o seu leque de oportunidades.

Além do mais, é importante sempre buscar fazer cursos de capacitação para se manter atualizada sobre o mercado no qual você atua. É interessante destacar que você consegue estudar de forma gratuita e a distância por meio de cursos e de treinamentos oferecidos por várias instituições no Brasil.

Preconceito

Mesmo com os grandes avanços em relação ao empoderamento da mulher preta, é inegável que ainda há muito preconceito na sociedade. Algumas pessoas não acreditam na capacidade dessas empreendedoras e, inclusive, discriminam-nas pela cor da pele.

Essas questões impactam diretamente a autoestima dessas mulheres, fazendo com que elas pensem em desistir do seu propósito. Além disso, elas precisam provar a todo momento que, de fato, são qualificadas para chefiar as suas empresas.

Os grupos de referência que oferecem apoio a essas mulheres

Para obter sucesso, a mulher empreendedora necessita de apoio. Ela precisa de iniciativas que a façam enxergar que ela tem condições de atingir os seus objetivos. Nesse sentido, vale destacar que existem vários grupos que apoiam essas mulheres e dão oportunidades para que elas possam alcançar a prosperidade nos negócios.

Podemos citar, por exemplo, o Potências Negras, fundado pela Ana Minuto. Trata-se de uma iniciativa que visa a estimular a inserção das pessoas negras no mercado de trabalho.

Também temos a feira preta, que é um evento que reúne diversas ações para incentivar o empreendedorismo negro. O projeto conta com pesquisas, cursos de capacitação, empoderamento, palestras sobre diversidade etc.

Além do mais, pode-se mencionar a AfroBusiness, que é uma associação sem fins lucrativos e que tem a finalidade de promover a integração entre os profissionais negros, gerando negócios.

Outro programa igualmente importante é o Sebrae Delas, que é um projeto que ajuda a acelerar e a desenvolver as ideias e as empresas lideradas por mulheres. Assim, as empreendedoras têm acesso à qualificação, ao networking e a um conteúdo de qualidade.

Os cases de sucesso de mulheres pretas empreendedoras

Ver histórias que inspiram é muito bom, uma vez que você tem a oportunidade de aprender com as experiências de outras pessoas, além de ter mais motivação para alcançar o seu propósito. Confira, a seguir, alguns cases de sucesso para se inspirar.

Ana Minuto

A Ana Minuto é fundadora do Potências Negras e da Minuto Consultoria. Ela ajuda as pessoas negras a terem autoestima para conquistar espaço no mercado de trabalho. Quando decidiu iniciar o projeto, Ana não teve o apoio de que precisava. Mas, mesmo assim, resolveu continuar e, hoje, segue ajudando vários profissionais por meio de palestras e de treinamentos, inclusive em grandes corporações.

Adriana Barbosa

A Adriana Barbosa é idealizadora da feira preta e do Preta Hub. Quando ela decidiu empreender por necessidade, precisou enfrentar uma série de desafios, como a falta de oportunidades em educação e a dificuldade de acesso ao crédito. No entanto, Adriana conseguiu superar essas dificuldades e, hoje, ajuda a estimular o empreendedorismo negro por meio dos seus projetos.

Como vimos, a mulher preta empreendedora é uma figura que tem um papel muito importante para a sociedade. Ela promove a representatividade e inspira outras meninas a seguirem o mesmo caminho. Vale dizer que empreender envolve vários desafios, mas é algo que proporciona liberdade, dignidade e qualidade de vida.

Gostou do conteúdo? Então, venha conhecer o Projeto Sebrae Delas e saiba como conquistar a prosperidade do seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?