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Tue Aug 16 11:47:37 BRT 2022
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Melhore o atendimento da sua clínica odontológica com 7 dicas

Treinar a equipe é fundamental para que a clínica odontológica preste um bom atendimento aos pacientes.

· 16/08/2022 · Atualizado em 16/08/2022
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Como está o atendimento da sua clínica odontológica? As pessoas têm elogiado sua equipe ou você anda recebendo críticas? Saiba que melhorar o atendimento do empreendimento é fundamental para consolidar a sua empresa no mercado de atuação. Isso porque todo mundo gosta de estar em uma companhia que é atenciosa e respeitosa com o cliente e que também oferece um serviço de qualidade para os pacientes. 

Mas, para isso, é preciso entender bem o perfil do seu público-alvo e utilizar as estratégias certas que ajudam a fazer com que a clientela fique satisfeita com os serviços prestados pelo seu estabelecimento. Além de se tornar referência no mercado, fazendo com que todos conheçam a sua marca, também será possível aumentar os lucros do seu empreendimento e até mesmo expandir o negócio com a aquisição de novas filiais. 

Agora que você já sabe a importância de melhorar o atendimento da sua clínica odontológica, vamos descobrir como é possível colocar essa estratégia em prática? Então, não deixe de conferir as 7 dicas que listamos para você ao longo do artigo. Boa leitura! 

1. Humanize o atendimento

Humanizar o atendimento vai muito além de realizar um serviço de qualidade. Quando falamos em humanização, estamos nos referindo à forma como entendemos as “dores” do paciente. Ou seja, é preciso compreender o problema odontológico que ele está passando e saber a maneira certa para se colocar à disposição para ajudá-lo, de forma completa e integral, garantindo mais satisfação com os serviços prestados.

Mas tenha atenção: essa humanização precisa ser desde a hora que o paciente chega à clínica. Assim como o dentista, o recepcionista também deve estar preparado para atender às necessidades da clientela de forma cordial e empática. A partir disso, os consumidores sentirão mais segurança na hora de realizar um procedimento em seu consultório. 

Essa é uma estratégia fundamental para aumentar a credibilidade do negócio diante do mercado de atuação. Isso também faz aumentar a propaganda “boca a boca” para amigos, conhecidos e familiares dos clientes que frequentam sua empresa

2. Treine a equipe

O treinamento da equipe também faz parte dos procedimentos que visam a melhorar o atendimento da sua clínica odontológica. Isso porque, se os demais colaboradores da empresa não souberem como realizar o atendimento de forma correta, tirando as dúvidas dos pacientes e respondendo as pendências de forma proativa, fica mais difícil de o seu público ter confiança nos serviços realizados pelos dentistas do empreendimento. 

Por isso, na hora de contratar novos profissionais para atuar no consultório, não deixe de qualificá-los. É preciso que os funcionários entendam todos os processos da empresa e, principalmente, os relacionados à sua área de atuação. 

Os colaboradores veteranos também devem ser treinados, passando por uma reciclagem periódica. A partir disso, eles poderão entender melhor sobre as novas técnicas de atendimento e os demais softwares de gestão que vão auxiliar na rotina de trabalho.

É preciso que tudo seja bem pensado e formulado para que se consiga ter uma equipe realmente comprometida com as atividades diárias. Só assim o trabalho de todos poderá ser realizado de forma satisfatória e proativa, evitando-se as reclamações dos clientes e aumentando os elogios. 

3. Ofereça conforto

O conforto também não deve passar despercebido por quem pretende garantir um bom atendimento na clínica odontológica. Imagine só o seu cliente na sala de espera sentado em uma cadeira dura e desconfortável, ou, então, no local não há nada para distraí-lo enquanto espera pelo atendimento. Saiba que esses e outros pontos costumam deixar o consumidor incomodado e podem influenciar, diretamente, na sua decisão de voltar ou não para o seu consultório. 

Por conta disso, se você deseja que as pessoas realmente se sintam bem na sua empresa, é preciso pensar nos mínimos detalhes do consultório. Isso inclui deixar o local bem arejado, investir em televisão, revistas, jornais e demais itens que sirvam como um passatempo.

Você também deve disponibilizar assentos confortáveis para evitar que as pessoas fiquem com dores no corpo, assim como disponibilizar água para consumidores. Sem esquecer que os banheiros precisam estar sempre limpos e equipados com itens de higiene.

Lembre que a sala de atendimento do dentista também deve estar bem limpa e com todos os itens necessários para a realização dos procedimentos. Afinal, estamos falando de saúde bucal, que não pode ser negligenciada em momento algum. Tudo deve estar impecável e no seu devido lugar. 

4. Use a tecnologia

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada da sua clínica odontológica? É isso mesmo! Por meio dela, poderá melhorar o atendimento desde a recepção até a realização de procedimentos odontológicos. 

Por meio de softwares de gestão, por exemplo, você e sua equipe têm acesso às informações dos pacientes de forma simples e prática. Uma boa ferramenta ainda permite que o cliente marque a consulta de forma online, seja pelo site, seja aplicativo da empresa. Assim, você consegue otimizar o trabalho de todos os profissionais, além de garantir que as pessoas tenham mais autonomia para escolher o dia e a hora que desejam comparecer ao dentista.

Mas não é só isso. Existem aplicativos que também facilitam ainda mais o seu trabalho odontológico e a gestão do seu negócio. Isso porque, por meio de ferramentas digitais, é possível acessar o prontuário da clientela e alimentar as informações necessárias sobre os procedimentos realizados.

Essas informações podem ser acessadas de qualquer local com seu login e senha. Já com a gestão financeira, poderá ter o controle das receitas e despesas do empreendimento. Assim, fica mais fácil controlar as contas do seu negócio. 

5. Invista nas redes sociais

As redes sociais são uma porta de entrada para quem quer ser visto e lembrado. Isso vale não só para quem tem um perfil pessoal, mas também para as empresas. Quando o seu negócio conta com uma presença digital, fica mais fácil para os consumidores interagirem com a sua marca, tirarem dúvidas, fazerem comentários nas publicações etc.

Por meio do Instagram, por exemplo, poderá criar estratégias efetivas de marketing digital. Isso porque é possível elaborar postagens e vídeos que engajem a sua audiência e façam as pessoas entrarem em contato com o seu negócio pelo direct para saber mais informações sobre os serviços ofertados pela clínica odontológica.

Nesse canal, também poderá atender tanto os clientes novos quanto os antigos, respondendo algum questionamento sobre o dia da sua consulta, o horário de funcionamento no feriado, entre outras indagações.

Como você pode perceber, as redes sociais ajudam não só a melhorar o atendimento da sua organização, como também fazem o seu consultório existir no meio digital. Assim, ele será lembrado por mais pessoas que precisam realizar procedimentos odontológicos. 

6. Comunique-se com clareza

Ter uma comunicação clara e objetiva é indispensável para conseguir sanar as dúvidas dos consumidores e fazer com que eles entendam os procedimentos que vão ser realizados com o dentista. Por isso, é importante evitar usar muitos termos técnicos na hora de falar com o paciente, pois isso pode deixá-lo ainda mais confuso.

Porém, se você precisar usar termos complicados para quem não é dentista, não deixe de explicar o significado e, se possível, exemplificar. Dessa maneira, conseguirá ter uma comunicação mais didática e eficaz com o seu público-alvo, de forma que ele se sinta mais seguro para realizar o tratamento dentário. 

7. Não se esqueça do pós-atendimento

Para quem deseja realmente garantir a satisfação da clientela com os serviços prestados, não pode esquecer do pós-atendimento. Isso porque é por meio dessa estratégia que conseguirá saber quais são os pontos fortes da empresa e aqueles que precisam ser otimizados para atingir o melhor nível de excelência no consultório

Para isso, é importante que faça uma pesquisa de satisfação com o paciente, seja por e-mail, seja telefone ou via mensagem no celular. O ideal é que esse procedimento seja realizado cerca de dois dias após o paciente finalizar o tratamento no consultório. A partir disso, conseguirá saber se a pessoa ficou satisfeita com o serviço prestado e as chances de ela voltar a realizar um novo tratamento no local. 

Essa também é uma forma de fazer com que os consumidores entendam que sua opinião é importante para o crescimento da sua empresa, o que aumenta a chance de as pessoas se tornarem consumidores fiéis da companhia. 

Entender como melhorar o atendimento da sua clínica odontológica é indispensável para o sucesso do negócio. Isso porque, por meio das estratégias que listamos ao longo do artigo, ficará mais fácil fidelizar cada vez mais pacientes.

Da mesma forma, conseguirá melhorar ainda a reputação da empresa na área odontológica, visto que a clientela fará boas avaliações do seu estabelecimento não só presencialmente, mas também na internet e nas redes sociais da companhia. Tudo isso aumenta a autoridade do seu negócio quando o assunto for estética e saúde bucal. 

Gostou das informações que listamos para você, ao longo do artigo, sobre como melhorar o atendimento do seu consultório? Então, não deixe de conferir 5 ações de marketing digital para a sua clínica odontológica. Garantimos que você vai adorar!


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