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10 técnicas de oratória para ter sucesso na vida empreendedora

As técnicas de oratória são essenciais para os empreendedores, uma vez que as estratégias ajudam as pessoas a se expressarem melhor, com objetividade.

· 30/10/2023 · Atualizado em 30/10/2023
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Vamos admitir: todos nós admiramos quem consegue falar bem em público, com desenvoltura e um pleno domínio dos seus argumentos. No universo do empreendedorismo, porém, a característica é ainda mais bem-vinda, e a boa notícia é que dá para recorrer a algumas técnicas de oratória para se expressar cada vez melhor.

Inclusive, é válido destacar que até as pessoas mais tímidas podem se beneficiar da adoção de táticas específicas. Afinal, em algum momento da vida, provavelmente, elas também precisarão apresentar alguma solução, explicar um gráfico e/ou debater amigavelmente com um fornecedor, por exemplo. Além disso, é claro, ter uma boa oratória não faz mal a ninguém — pelo contrário, concorda?!

Então, pensando em ajudá-lo a "mergulhar" no tema, neste post, nós abordaremos o conceito de oratória, os benefícios de algumas técnicas para os empreendedores e muitas dicas práticas. Boa leitura!

Qual é a importância da oratória para o empreendedor?

A oratória é, basicamente, a arte de falar bem em público. No entanto, conseguir fazê-lo não significa necessariamente que um bom orador é aquele que domina com excelência as regras da Língua Portuguesa.

Na verdade, estamos falando de quem é capaz de se expressar de maneira convincente e eficaz, adaptando a sua linguagem às exigências do contexto e às peculiaridades do público ao qual ele está se dirigindo. Desse modo, tanto um colaborador de um pequeno empreendimento quanto uma CEO de uma corporação internacional podem ter uma boa oratória — desde que consigam se expressar bem e se fazer entender por quem os ouve.

Nesse sentido, também é superimportante enfatizar que, mesmo que um negócio funcione exclusivamente on-line, com a execução das operações conduzida, de ponta a ponta, no universo digital, a boa oratória ainda vem a calhar. Basta pensar nas lives, na gravação de conteúdos em vídeo e até mesmo nos áudios de WhatsApp que você terá que enviar vez ou outra.

No âmbito do empreendedorismo, aliás, a capacidade também tem muito a ver com a habilidade de persuadir as pessoas e de convencê-las a desempenharem uma determinada ação ou a concordarem com o seu ponto de vista. A propósito, a habilidade ajuda a aumentar a credibilidade e a confiança de quem fala — o que é ótimo para a construção de relacionamentos profissionais e para a obtenção de destaque durante negociações.

Portanto, em suma, estamos falando de uma soft skill; ou seja, de uma competência comportamental que pode — e deve — ser aprimorada ao longo dos anos, com o ganho de experiência e com a adoção de técnicas para falar em público.

Inclusive, você sabia que dominar as técnicas de oratória também é uma excelente forma de melhorar a sua escrita? Com esse controle, você terá mais "poder" sobre as palavras e interpretará melhor qualquer contexto. Assim, você saberá se comunicar tanto com um cliente furioso quanto com parceiros e fornecedores a partir de mensagens coletivas, por exemplo.

Quais são as melhores técnicas de oratória?

Agora que você entendeu a importância de uma boa oratória, nada melhor do que complementar os seus conhecimentos se aprofundando em técnicas de comunicação e oratória que farão toda a diferença na sua capacidade de interação com o público. Vamos conferir?!

1. Planeje o que você falará

Bem, o primeiro passo para se expressar com confiança é dominar o assunto que será apresentado aos seus interlocutores. Além de se tornar apto a sanar as dúvidas das pessoas, será bem mais fácil criar um roteiro que envolva um tema com o qual você já tenha familiaridade.

Independentemente de a sua preparação ser voltada a uma palestra ou a uma reunião de trabalho, planejar o que falar é a decisão que diferencia empreendedores empenhados de meros leigos. Então, estude bastante o material e organize um "script".

Outra dica valiosa envolve criar mapas mentais, estabelecendo alguns pontos importantes e marcando assuntos relacionados em volta deles, com o uso de setas, por exemplo. Jamais caia naquela armadilha de "Ah, mas é só uma reunião simples, e ninguém vai reparar no que eu falo".

Para construir credibilidade como empreendedor, conhecer bem o tema que você está abordando é primordial. Afinal, se você for uma pessoa que não sabe bem do que está falando, por que outras precisariam ouvi-la? Pois é! Planejar bem o que dizer também é uma forma de evitar que os interlocutores notem que estão perdendo o seu tempo com um discurso vazio.

2. Estabeleça contato visual

Para transmitir confiança no seu discurso, é muito importante manter o contato visual. No entanto, esse conselho pode parecer mais fácil do que a prática em si: na hora de colocá-lo em ação, algumas pessoas tendem a ser vencidas pela timidez, pela vergonha ou por outros sentimentos que as façam "perder o fio da meada".

Novamente, para que isso não aconteça, reforçamos o conselho de estudar bem o tema antes de se expressar perante um público. Depois, mais uma excelente pedida é procurar amigos e familiares para que você ensaie a sua fala na frente deles, pedindo avaliações realistas acerca do seu desempenho.

No entanto, caso não seja possível treinar com outras pessoas no momento, o treinamento na frente do espelho também é uma boa ideia. Nesse caso, certifique-se de que você está olhando no reflexo dos seus próprios olhos — uma conduta que é indispensável para corrigir a sua postura e/ou até mesmo para descobrir como evitar algumas expressões faciais que talvez você faça sem perceber.

Hoje em dia, na era digital em que vivemos, é viável gravar as suas apresentações por meio do seu próprio celular ou com o uso de ferramentas on-line, como o Zoom e o Google Meet. Depois de registrá-las, assista aos registros e observe se você utiliza muitos vícios de linguagem e se repete termos ou gestos que possam tirar a atenção dos interlocutores, por exemplo.

Por fim, aproveite quaisquer ocasiões para "se soltar", utilizando as interações corriqueiras do seu dia a dia no intuito de reforçar a sua comunicação. Ou seja, nada de pular aquele almoço com toda a equipe ou de fugir do happy hour com os colegas de trabalho, viu?! Acredite: esses eventos são valiosos para praticar a sua desenvoltura social.

3. Treine a sua respiração

Parece óbvio, porém, mais uma das técnicas de oratória envolve saber respirar, o que é uma das etapas mais relevantes para desenvolver uma boa comunicação. Talvez você até esteja pensando: "Ei, mas todo mundo sabe fazer isso, certo?". Bem, na verdade, estamos falando de alguns exercícios mais específicos.

Uma técnica bastante utilizada é a chamada "respiração diafragmática". Esse exercício consiste em respirar profundamente pelo nariz, levando o ar até o diafragma — um músculo localizado logo abaixo dos pulmões. Depois, é preciso expirar devagar pela boca. A prática ajuda a controlar a sua respiração e a aumentar a capacidade pulmonar.

Ainda nesse contexto, outra técnica que você deve considerar é a chamada "respiração 4-7-8". Nela, você inspira pelo nariz, contando até quatro. Depois, prende a respiração por sete segundos. Por fim, você expira pela boca, após contar até oito.

A tática auxilia a relaxar e a controlar a sua ansiedade, o que aumenta as chances de que as suas falas sejam mais tranquilas e confiantes. Como se não bastasse, o ritmo da respiração interfere na pronúncia das palavras. Por isso, os exercícios também servem como técnicas para melhorar a dicção.

Outra recomendação válida é diminuir o ritmo do seu discurso e priorizar frases curtas e objetivas. Então, evite aquela prática de "colocar parênteses" dentro da apresentação, quando você se estende em pontos pouco relevantes. Além de prejudicar a respiração, a medida faz com que você perca o foco do assunto principal.

4. Seja objetivo

Vá direto ao ponto: por mais complexo que o assunto seja, você deve se concentrar nos seus tópicos principais. Caso você tenha "abraçado" a nossa primeira dica, provavelmente, já terá um planejamento bem-feito daquilo que precisa falar.

Para se guiar, anote alguns dos tópicos principais. Se não quiser (ou não puder) levar um papel e não tiver esses pontos registrados em um projetor, anote-os antes da sua apresentação e consulte regularmente o que você anotou. Acredite: em pouco tempo, você se familiarizará com eles e terá uma boa orientação para o seu discurso.

A sua fala pode até ser longa: alguns assuntos realmente implicam mais desdobramentos. Contudo, a necessidade de se prolongar um pouco não representa um impedimento para manter a objetividade.

Portanto, para não abusar da paciência dos seus interlocutores, foque os temas principais. Assim, você evitará gerar, mais uma vez, aquela sensação de "tempo perdido" nas pessoas que estavam o escutando.

5. Utilize um guia

Aproveitando o gancho do tópico anterior, ter um "guia" (como anotações à mão ou uma lista de tópicos em um Power Point) é uma excelente alternativa para que você não perca a sua linha de raciocínio. Contudo, evite ler continuamente as anotações: se você o fizer, parecerá que não sabe bem do que está falando.

O guia deve servir apenas para consultas, isto é, para "conferidas rápidas", garantindo que você não sofrerá com aqueles temidos "brancos" na memória. A propósito, em apresentações no Power Point, você ainda pode incluir algumas imagens para equilibrar o seu discurso com representações gráficas, o que tende a ser interessante para evitar que os seus ouvintes fiquem entediados.

6. Atente à sua postura corporal

Mais uma das técnicas de oratória, visando a transmitir o que você tem a dizer com confiança e a persuadir outras pessoas, envolve manter uma postura ereta e firme. Além de prestar atenção a esse aspecto durante a sua fala, você poderá fazer alguns exercícios no intuito de se preparar para discursar em público.

Que tal, por exemplo, recorrer a alguns alongamentos nos dias anteriores à sua apresentação, como forma de eliminar a tensão corporal e garantir uma boa postura? A prática consegue "modelar" o seu comportamento: a partir daí, o seu cérebro vai captar essa confiança, o que o ajudará a repassar a sua mensagem com uma credibilidade maior.

Uma pessoa que se apresenta ao público curvada e acanhada dificilmente convencerá as outras ao seu redor de que ela é uma referência naquele tema que está abordando, concorda? Afinal, até o seu próprio corpo parecerá não sustentar a sua argumentação.

7. Faça pausas estratégicas durante a fala

As pausas são superimportantes para que você consiga apresentar cada tópico de maneira equilibrada, sem "atropelar" todo o discurso na pressa de dizer logo o que preparou. Como um "plus", a iniciativa dá ao público a oportunidade de assimilar o conteúdo repassado por você.

Por isso, ao final de cada tópico relevante, se viável, faça uma pausa. A medida será fundamental para você respirar e pode até se transformar em uma chance de responder a algumas dúvidas pontuais e de reforçar o seu relacionamento com os interlocutores.

Imagine-se, por exemplo, palestrando sobre grandes empreendedores de sucesso. Ora, sem pausas estratégicas, as pessoas podem até confundir quem é responsável por qual feito e quem influenciou tal processo. Por isso, depois de alguns momentos, pare e respire.

Inclusive, se você estiver utilizando o Power Point, o momento de passagem dos slides pode coincidir com esses intervalos extremamente bem-vindos.

8. Utilize referências

Embora, inicialmente, a dica não pareça necessariamente fazer parte das técnicas de oratória a serem implementadas no seu discurso, também é válido destacar que não há nenhum problema (mesmo!) em ter algumas referências para desenvolver o seu próprio estilo de comunicação. Na verdade, a iniciativa pode ser altamente valiosa se você estiver apenas começando a se apresentar em público.

Só não vale "roubar" o conteúdo de outra pessoa e/ou imitar todos os seus gestos, claro. O fato é que desenvolver a sua própria oratória fica, sim, mais fácil se você acompanhar outros palestrantes, apresentadores e comunicadores que despertam a sua admiração.

Repare, por exemplo, como eles se movem no ambiente, se eles interagem com o público, quais são as palavras que eles enfatizam e como fazem a construção do próprio discurso. Nesse caso, o mais relevante é entender o que faz essas pessoas se sentirem tão confortáveis em meio a outras.

Será que é apenas o domínio do assunto? Ou o tom animado e objetivo é decisivo? O roteiro impecável faz toda a diferença? Tente pensar em todas essas questões, que serão fundamentais para que você construa o seu próprio estilo.

9. Evite gírias e vícios de linguagem

A não ser que você represente um segmento mais leve e informal — como o de games ou skateboarding —, utilizar gírias em excesso pode fazer com que as pessoas não levem muito a sério a sua fala. Nesse mesmo contexto, outro problema comum é a presença de vícios de linguagem.

Estamos falando, por exemplo, de alguém que sempre recorre a um "né?!", para estimular os ouvintes a concordarem com a sua colocação, ou a um "tipo", para exemplificações e/ou analogias, nas apresentações. Esses termos são mais ligados a conversas informais, com amigos e familiares, portanto, não é interessante inseri-los em um bate-papo sério com empreendedores.

Para evitar o problema, novamente, treinar os discursos com familiares e na frente do espelho e gravar as suas falas ajudará muito. Dessa forma, você poderá notar e registrar as suas principais falhas, prestando mais atenção ao que diz.

10. Utilize o storytelling

Mais uma das técnicas de oratória, o storytelling é, basicamente, a arte de contar histórias. A estratégia ajuda a exemplificar os usos de um determinado produto ou serviço, por exemplo, e tem muito potencial para gerar identificação com o público.

Contudo, o storytelling precisa ser adequadamente planejado para não "entrar em choque" com outro tópico que mencionamos aqui: a necessidade de ser objetivo. Então, só encaixe histórias na apresentação que realmente agreguem valor ao público.

Se você estiver lançando um produto, por exemplo, faça uma breve narrativa sobre como a solução pode ser utilizada e resolver o problema de um cliente. Por outro lado, caso você queira motivar os seus colaboradores, busque algum fato especial para embasar o seu discurso.

Aliás, para não se dispersar no meio da narrativa, encontre um espacinho no seu roteiro inicial para contar a história. Pense bem em como encaixá-la naquele ponto e naquilo que você quer ilustrar. Assim, você não correrá o risco de ter que soltar um "Mas por que eu estou contando isso? Porque (...)". O seu objetivo é que os interlocutores já consigam fazer esse link sozinhos, viu?!

Como vimos no conteúdo, as técnicas de oratória são valiosíssimas para qualquer empreendedor. Afinal, ninguém trabalha isolado: mesmo em empresas que adotam o regime home office, haverá momentos em que será preciso interagir com outras pessoas. Portanto, saber fazê-lo de forma objetiva, desenvolta e com um roteiro pronto (mas não engessado) tornará a experiência bem mais proveitosa.

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