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Mercado e Vendas | VENDA
Hiperpersonalização: o que é e como aplicar essa tendência na empresa?

Você sabe o que é hiperpersonalização e qual é a sua importância para que as empresas se destaquem? Entenda neste material!

· 30/10/2023 · Atualizado em 30/10/2023
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Independentemente do setor de atuação de seu negócio, compreender minuciosamente as boas práticas de atendimento é fundamental para atrair e fidelizar clientes. Essa estratégia não apenas permite ampliar seu alcance junto ao público, mas também pode reduzir os custos de marketing, à medida que os próprios clientes recomendam seus produtos e serviços a amigos e familiares. Nesse contexto, a hiperpersonalização ganha destaque.

Embora não seja uma estratégia completamente nova, proporcionar uma excelente experiência ao cliente, alinhada às suas necessidades, é uma prática consolidada. No entanto, quando aplicada em tempo real, de acordo com a jornada de compra, a hiperpersonalização se revela uma tendência que contribui diretamente para otimizar os resultados da empresa e impulsionar seu crescimento.

Neste material, a gente explica mais sobre o assunto. Confira!

O que é hiperpersonalização?

Imagine uma estratégia que não apenas atenda às necessidades dos clientes, mas também as antecipe e as supere em tempo real. Isso é o que a hiperpersonalização oferece: uma abordagem que vai além da personalização tradicional, adaptando-se à singularidade de cada cliente, aprimorando a experiência e impulsionando os resultados empresariais.

Oferecer um atendimento personalizado ao cliente é uma estratégia que deve ser considerada em qualquer tipo de negócio. Quando essa personalização é levada ao máximo com o uso de novas tecnologias e estratégias específicas, surge a hiperpersonalização.

Além disso, nesse contexto, ela é aplicada em tempo real, permitindo ajustar as abordagens e identificar a realidade de cada cliente, bem como suas principais necessidades que seu negócio pode resolver.

Para implementar a hiperpersonalização em sua empresa, é essencial centralizar as informações sobre o consumidor. Todos os envolvidos no atendimento ao público em diferentes etapas da jornada devem estar cientes das interações passadas, problemas previamente resolvidos e dúvidas dos clientes.

Essa abordagem promove coesão interna na empresa e aumenta a confiabilidade percebida pelo cliente em relação aos serviços oferecidos.

Além disso, é importante estender essa personalização a outras práticas da empresa. Por exemplo, se um cliente frequentemente busca soluções específicas para seu negócio, o atendimento pode retomar tópicos anteriores e verificar se há pendências, uma estratégia que aumenta a satisfação e o engajamento do cliente com a marca.

Quais os benefícios da hiperpersonalização para pequenas empresas?

A hiperpersonalização é uma realidade que deve ser considerada na sua empresa. Em um mercado competitivo, quanto mais estratégias forem utilizadas para que seu empreendimento se destaque, maiores serão as chances de alcançar os números pré-estabelecidos no planejamento estratégico. A seguir, selecionamos em detalhes alguns dos principais benefícios de investir nessa prática. Saiba mais!

Fidelização dos clientes

Como mencionamos, o primeiro deles é a fidelização de clientes. A partir do momento em que há o interesse por parte da sua empresa de individualizar o atendimento em diferentes etapas da jornada do consumidor, maior será a satisfação do cliente. Com isso, as chances de fidelização também aumentam consideravelmente. Entre os ganhos de contar com clientes fidelizados, destacamos especialmente:

  • fidelizar clientes, para a empresa, sai mais em conta do que atrair novos clientes;
  • clientes fidelizados tendem a ser mais rentáveis para o negócio, uma vez que permanecem por mais tempo e também sempre investem em produtos e serviços;
  • há a oportunidade de ganhar a confiança dos clientes, o que leva a ter mais visibilidade no mercado;
  • clientes fidelizados indicam seus produtos e serviços para conhecidos.

Por meio da hiperpersonalização, a empresa vai surpreender os clientes a partir de um bom atendimento, excedendo as suas expectativas. Qualquer pessoa que busca por um produto ou serviço quer ter a sua vida facilitada: a partir do momento em que o atendimento é individualizado, as suas necessidades serão supridas.

Aumento das vendas

Esse tópico está diretamente ligado com o anterior. É preciso levar em consideração que a imagem da empresa perante o mercado vai afetar diretamente nas vendas. Se as suas redes sociais, por exemplo, contarem com muitos pontos negativos e percepções de clientes insatisfeitos, uma pessoa que busca por recomendações ou pesquisa bastante antes de comprar um produto ou serviço dificilmente vai adiante com o negócio.

Hoje, a internet facilita bastante a pesquisa por parte dos usuários. A partir do momento em que a credibilidade da empresa é colocada em cheque, potenciais clientes tendem a ficar receosos em prosseguir com uma negociação. Do contrário, quando houver muitos depoimentos positivos de pessoas que tiveram boas interações, o aumento das vendas é natural, justamente por incentivar que pessoas que ainda não conhecem a sua marca fechem pelos serviços.

Melhora do posicionamento do mercado

Se a imagem da empresa é positiva, consequentemente o posicionamento de mercado é aprimorado. A partir do momento em que há uma imagem aprimorada da empresa perante os clientes, até mesmo os profissionais do negócio ficam mais motivados, além de trazer mais autoridade para a empresa e de fornecer diferenciais competitivos ao empreendimento.

Esse tipo de diferencial possibilita até mesmo o aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos. Deve-se levar em consideração que pessoas satisfeitas com o negócio oferecem feedbacks contínuos a respeito das interações que ele tenha com a empresa. Com isso, a equipe tem dados e informações valiosas sobre os aspectos que pode aprimorar para aumentar ainda mais a sua reputação perante o público e potenciais clientes.

Como aplicar a hiperpersonalização?

Conhecer as boas práticas para aplicar a hiperssonalização é essencial para que o seu empreendimento possa usufruir de todos os diferenciais apresentados. Na sequência, apresentaremos algumas dicas práticas que podem contribuir para que a sua empresa utilize essa estratégia de forma efetiva. Confira!

Identificar as necessidades dos clientes

No tópico anterior, chegamos a mencionar sobre a importância dos feedbacks dos clientes para entender as potencialidades e os pontos de melhoria. Coletar esses dados é apenas uma das ações para identificar as necessidades dos clientes.

Outra ação que pode ser executada por parte da sua empresa é a realização de pesquisas contínuas para entender quais são as suas principais dores, identificando pontos em comum sobre o que mais incomoda o seu público (e o que o leva a procurar por um empreendimento como o seu).

Porém, tenha atenção em um ponto: a pesquisa, por si só, será apenas um diagnóstico. De nada vai adiantar se nenhum plano de ação for elaborado a partir desses resultados. Então, o próximo passo será o de mapear as principais dores e entender como o seu negócio vai auxiliar o potencial cliente.

Não deixe, ainda, de aplicar as pesquisas frequentemente: se uma pesquisa apontou um déficit em algum aspecto em seu atendimento e planos de ação foram implementados, os próximos estudos trarão insumos para analisar se o que foi aplicado surtiu efeito.

Mapear a jornada do cliente

Mapear a jornada contribui para que pontos críticos da experiência de seu público sejam solucionados, além de melhorar a experiência do cliente em diferentes estágios do processo. Para isso, algumas dicas são recomendadas. Entre elas, destacamos especialmente:

  • utilize as pesquisas de satisfação realizadas para coletar os dados mais importantes a respeito de seus clientes;
  • entenda quais são os pontos de contato de seu cliente com o empreendimento e os canais utilizados;
  • identifica ações comuns do cliente com o seu negócio e os obstáculos que ele enfrenta;
  • envolva toda a sua equipe nesse processo para que traga insights a respeito das interações que ela tem com o público.

Analisar e tratar os dados coletados

Essa é uma das etapas mais importantes quando mencionamos sobre estudo da jornada do cliente e o desenvolvimento de estratégias personalizadas. A análise de dados contribuirá para entender quais são os objetivos da pessoa com a sua marca e como o seu negócio pode contribuir para tratar esses problemas.

Como dito, depois da coleta e análise é o momento de fazer planos de ação específicos para os pontos identificados. Assim, as chances de desenvolver estratégias que se apadtem ao seu público aumentam em potencial.

Desenvolver experiências personalizadas

Por fim, para a hiperpersonalização, desenvolva experiências individualizadas em diferentes etapas da jornada. Se um cliente entra em contato para suporte com frequência, por exemplo, trace estratégias para entender sobre as dificuldades que ele tenha, de modo que os chamados se reduzam com o tempo.

Durante as vendas, estude sobre aquela pessoa que entrou em contato e ofereça seus produtos e serviços de acordo com a realidade que ela apresentou (faz mais sentido uma abordagem assim do que um roteiro padrão utilizado para todos os prospects).

Seja qual for a interação, o cliente deseja ser atendido com essa personalização, uma vez que isso contribui para que seu negócio se destaque no mercado e atraia mais pessoas interessadas em seu produto ou serviço.

Neste material, você pôde entender sobre a hiperpersonalização e seus diferenciais. Além de todas as dicas apresentadas, não deixe de contar com um ótimo planejamento, uma vez que isso vai ser essencial para que a empresa possa aplicar as estratégias estruturadas e analisar os resultados para que o objetivo da ação seja alcançado com êxito.

Se você deseja saber também sobre negócios recorrentes, continue no blog e confira o post!


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